Eleições 2020 e o empoderamento das classes

0
2072

O empoderamento de classes menos favorecidas em todos os cantos do país ecoou nessas eleições municipais de 2020. Várias frentes foram defendidas e alcançou-se um resultado satisfatório neste momento que a população e comunidades clamam pela ocupação de espaço na política especialmente com mandatos eletivos para a legislatura de 2021/2024.

Segundo a Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) atua, cerca de 500 quilombolas se dispuseram a lutar por uma vaga tanto no executivo quanto no legislativo. O resultado preliminar aponta 57 quilombolas eleitos, sendo: 1 prefeito, 1 vice-prefeito e 55 vereadores. 

Como foi bastante noticiado em vários meios de comunicação do Brasil O grande destaque foi o resultado positivo nas urnas do remanescente Vilmar Kalunga, que foi eleito Prefeito na cidade de Cavalcante no estado de Goiás. Assim como quilombolas, comunidade LGBTQ, agentes culturais e outros segmentos alcançaram êxito em várias cidades.

Foto: Reprodução Marcelo Ferreira/CB/D.A

Na cidade de Valparaíso de Goiás que fica na divisa com Brasília – DF, um exemplo clássico de um resultado positivo nesta perspectiva de luta pela representatividade do setor cultural, esse por sinal um dos setores que mais tem sofrido com a pandemia coronavírus que ocasionou o Covid – 19. Que ainda não voltou às atividades de forma plena, com isso os profissionais dos diversos segmentos culturais do país ainda sofrem com as dificuldades não puderam atuar e ganhar o pão de cada dia.

Tratamos do músico, produtor cultural e ativista cultural Jorge Recife, como o próprio nome artístico sugere um nordestino radicado na cidade já alguns anos, e que presta um trabalho de excelência na cidade há um tempo suficiente para ser um legitimo representante da cultura e segmentos juvenis na câmara municipal de Valparaíso de Goiás. O Jorge já havia se candidatado em 2016 e não conseguindo êxito naquele momento, porém não deixou de trabalhar como sempre fez pela cidade e região do entorno da capital federal.

Foi eleito vereador com 1.060 votos pelo PDT, é aliado político do Prefeito reconduzido ao executivo municipal Pábio Mossoró que também nasceu politicamente nesta mesma perspectiva, oriundo de comunidade e áreas esportivas da cidade, e também por ser de família humilde e descendente de nordestino radicado na cidade por vários anos.

O que ocorreu na cidade foram uma verdadeira mobilização e esforços múltiplos, união dos segmentos culturais, que fez diferentemente de 2016 onde não teve a adesão na totalidade. Os artistas abraçaram o projeto político de forma plena, indo para as ruas bem como dando depoimentos e realizando atividades permitidas na campanha.

Portanto em todos os cantos do país ocorreram mudanças e a vontade do povo em eleger novos representantes, tendo como proposito apoiar os setores menos favorecido como ocorreu em quilombos, setor cultural, e outros movimentos.

As frentes pretendem construir pautas referentes que abrange à educação, à saúde, acesso ao território e ao fortalecimento da identidade quilombola. Bem como a luta pela sustentabilidade e meio ambiente e outra temáticas que carecem ser olhada com uma nova ótica.

Redação do Portal Tinguis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui