Editais lançados pelo MinC em 2023 somam mais de R$ 230 milhões de investimento no setor cultural

0
187

Se o Ministério da Cultura do Brasil não tiver voltado ainda, poderemos afirmar que está próximo de chegar definitivamente. Para os críticos de plantão ainda irão dizer que é pouco, que apenas tá cumprindo com a obrigação, más como assim obrigação vimos na verdade como necessidade de retomada daquilo que havia sido instinto.

O ano de 2023 marcou a volta do Ministério da Cultura (MinC) e dos investimentos no setor em todo o país. São R$ 231.125.000 investidos nas mais diversas áreas da cultura, com 24 editais lançados desde o início do ano.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fala sobre a importância do montante no investimento à cultura. “Os editais lançados durante o ano refletem a prioridade do MinC em fortalecer a cultura em todos os territórios do país. E qualificar, mais ainda, o setor como grande vetor econômico que é”.

Os chamamentos são nas áreas de audiovisual, intercâmbio, fomento à pontões de cultura, criação de comitês de cultura, leitura, literatura, educação, desenvolvimento social. Além de editais de credenciamento.

Segundo o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, a diversidade dos editais lançados pelo MinC, reflete a demanda da sociedade e a multiplicidade do Brasil. “Foram aproximadamente 230 milhões investidos para fortalecer o que o Brasil tem de mais rico e único, a cultura”.

Os editais lançados em 2023 têm uma característica em comum: promover o acesso à cultura, diversidade e auxiliar no combate às desigualdades. Para tanto, os chamamentos têm ações afirmativas previstas, com pontuação extra para inscrições que tenham como protagonistas ou lideranças, mulheres (cis e trans), idosos, indivíduos ou grupos de cultura urbana, pessoas LGBTQIA+, bem como propostas direcionadas a quem mora em territórios periféricos. Também há reserva de cotas para valorizar o protagonismo de agentes culturais e equipes compostas, de forma representativa por pessoas negras, indígenas e com deficiência.

Para garantir maior e mais diversificada participação dos (as) interesados (as), o MinC realizou diversas oficinas nos estados durante o ano, além de lives tira-dúvidas com o objetivo de simplificar a compreensão do edital, apresentando os objetivos, as etapas, critérios de seleção e detalhes técnicos de uma forma mais acessível.

O Ministério lançou ainda edital de contratação de consultores para o setor audiovisual, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o objetivo de fortalecer a cultura audiovisual no Brasil; Edital de Credenciamento de Mediadores e Árbitros para atuarem no âmbito do MinC nos conflitos envolvendo direitos autorais; Edital de pareceristas, para selecionar profissionais com experiência comprovada e qualificação técnica específica para as áreas de atuação: artes cênicas; artes visuais; audiovisual; humanidades; museu e memória; música; patrimônio cultural; e construção, reforma, adequação ou manutenção de equipamentos culturais; E edital de chamamento público de textos para compor a Revista para compor a Revista Filme Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual.

Clique aqui e veja a lista completa de editais abertos e em andamento do Ministério da Cultura.Categoria

Cultura, Artes, História e Esportes

https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/editais-lancados-pelo-minc-em-2023-somam-mais-de-r-230-milhoes-de-investimento-no-setor-cultural

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui