Cordelistas e Xilogravadores participam do Lançamento do edital do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI) 2023 em Brasília

0
491

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anuncia a realização da 12ª edição do edital de chamamento público para o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI). Com investimento de R$ 7,5 milhões, o edital visa ao desenvolvimento de projetos para salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Podem submeter propostas órgãos dos governos federal, estaduais, universidades e outras instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil, agências de desenvolvimento e organizações privadas ligadas à cultura e à pesquisa. As inscrições vão de 26 de julho a 8 de setembro de 2023. Todos os detalhes e condições da seleção podem ser acessadas aqui:

Foto: João Almir do Cordel

Uma iniciativa de continuidade desta importante autarquia do país, já o IPHAN – DF, desenvolveu um papel fundamental na mobilização e fortalecimento para a participação no evento que ocorreu na LAB – SESI no Plano Piloto. Onde recebeu diversos detentores das culturas populares como as manifestações Tambor de Criola, Bumba Meu Boi, Cordel, Xilogravura, Forró, Quadrilha Juninas e tantas outras expressões da cultura popular.

Foto: João Almir do Cordel

Alguns cordelistas do Distrito Federal e Entorno estiveram presente demonstrando a força do segmento literatura de cordel e xilogravura, feita por artistas gravadores como Valdério Costa, natural do Rio Grande do Norte, Goári Poeta Gravador natural de Castelo do Piauí, João Almir do Cordel também piauiense radicado desde 1994 na capital, Sabiá Canuto e o musicista e cordelista Davi Mello com descendente de nordestinos.

Trechos desta participação pode ser conferido no vídeo pelo link

https://www.instagram.com/reel/CvLBgwQs8tD/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ%3D%3D

Redação Portal Tinguis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui