Foi sancionada pela Governadoria uma matéria do deputado Gugu Nader (Agir) que institui em Goiás o Dia Estadual do Pequi. Trata-se da Lei Estadual nº 22.229, originalmente projeto de lei nº 1511/23, estabelecendo essa comemoração sempre em 23 de outubro, passando a constar no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano.
Presente em vários estados do país o pequi que é? https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/agroenergia/biodiesel/materias-primas/pequi, más no Goiás ganhou fama, tá presente em letras de músicas, livros, contos, cordéis etc. Tem uma frase conhecida pelos goianos que diz “quem nunca provou o pequi de Goiás”. Seu fruto é fácil de encontrar e é proveniente da árvore do pequizeiro. Com seu sabor forte e diferenciado, o pequi faz parte da culinária brasileira. Porém, nem tudo são flores quando trata-se de pequi no Brasil, há uma disputa ferrenha entre os estados de Minas Gerais e Goiás pelo título de” Capital Nacional do Pequi” que foi apresentado pelo deputado federal Marcelo Freitas (MG) que coincide o título a cidade de Montes Claros que fica localizada no norte de Minas Gerais. Porém, Ronaldo Caiado tem travado essa disputa com os mineiros.
A matéria foi aprovada em dois turnos na Alego em agosto. Gugu afirma que o pequi é considerado a “estrela da culinária do Estado de Goiás”. O fruto é nativo do Cerrado, largamente consumido pelos goianos, comumente encontrado em restaurantes regionais e disponível para venda nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), compondo boa parte da fonte de renda anual de “catadores” e comerciantes.
Agência Assembleia de Notícias