Projeto cultural Cordeliando em Brasília dribla a pandemia com ações de literatura

0
1538
Coletivo Cordeliando

Projeto Publique seu Livro

A literatura é definida como a arte das palavras, mas tudo que ela representa, simboliza e configura vai muito além de arte. Ela é um instrumento universal de comunicação e contribui para o crescimento intelectual de todos os seres humanos e a eles é garantido o direito ao acesso a essa manifestação artística.


Realizado em parceria com o Clube dos Autores e Editoras e apoiadores, o coletivo tem contribuído na edição e publicação de livros e cordéis de membros ou não do grupo. O papel social que desenvolvemos visa oportunizar aos novos autores a publicação de seu livro com custo reduzido em quase na totalidade.

Diante da pandemia do coronavírus ainda bastante presente em todas as cidades, o Coletivo Cultural Cordeliando tem criado ações que vem estimulando novos autores, e autores já com prodouções anteriores publicadas.

Nesta perspectiva o idealizador do projeto em 2016 que é o produtor cultural, poeta cordelista João Almir, reafirma que o grupo vem trabalhando no sentido de auxiliar nas novas produções de livros e folhetos cordéis, como ele mesmo publicou 3 cordéis neste período.

Portanto dois são temáticos sobre a história, geografia, personalidades e lugares do Distrito Federal, o Cordel Brasília 60 Anos e Taguatinga 62 Anos publicados recentemente, más já vinha sendo produzido antes mesmo da pandemia chegar.

O brasília 60 Anos traz uma homenagem em literatura de cordel da capital federal que completou 60 anos em 21 de abril do corrente ano.

O folheto foi parte integrante na Revista Com Censo e está disponível pelo link: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/963/567

Capa Revista Com Censo 08/2020
Coletivo Cordeliando
Logomarca Oficial do Coletivo Cordeliando

A autora apoiada pelo grupo Gerlany Simioni na publicação do Livro Relatos da Filha de uma Epilética baseados em fatos reais, que são vivenciadas pela autora Gerlany filha de uma epilética. Segundo a autora a publicação do livro foi um quebra de paradigmas e o coletivo contribuio para a realização deste sonho que se encontrava no baú, e o projeto tornou isso possível com muita precisão e comprometimento de todos os membros e equipe de revisores, ilustradores e edição. Na obra onde ela conta todas as dificuldades, preconceitos e momentos difíceis que sua mãe viveu por conta da epilepsia.

Capa Livro Oficial

Outro autor que fez parte do projeto nesse momento difícil que o mundo se encontra foi Rafael Dielson de São Sebastião – DF, Rafael afirma que a contribuição do coletivo foi fundamental dando todo o suporte necessário para que meu sonho tornasse realidade. Portanto o livro encontrasse a venda nas plataformas digitais de todo o pais, podendo ser adquerido de forma fácil e sem burocracias.

O coletivo Cordeliando abriu as portas para que isso fosse possível, pois, sabemos que não é fácil publicar um livro no Brasil, más aconteceu pelos esforços múltiplos de todos os envolvidos ao projeto de livro e leitura.

Capa do Livro Tato Oficial

Um dos principais objetivos do coletivo é valorizar a leitura e o incremento de seu valor simbólico e institucional por meio de campanhas, premiações e eventos de difusão cultural do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Bem como os esforças para realizar sonhos de novos autores.

Redação Portal Tinguis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui