O Instituto Quadrilha Vira e Mexe foi fundado em 2007, já são 17 anos de tradição e luta constante na difusão da cultura popular na cidade de Luziânia e região.
O grupo ao longo dos anos tem levado muita alegria e descontração por onde passa, essa é uma das caracteristicas do grupo que neste ano de 2024 participou do Circuito Junino pela Fequajude ficando em 11º lugar na classificação geral.
Segundo Dallian Motta a quadrilha foi reestruturada para esse circuito, bem como para se apresentar em tantos outros eventos na região, não resta dúvida que para manter um grupo coeso e com tantos integrantes como o nosso em uma etapa não é uma tarefa fácil reforça a fundadora e líder da junina vira e mexe, más com os apoios do membros comunidade e apoiadores é possível lutar e lutar.
O grupo tem um legado aolongo destes anos já participou da liga de quadrilha junina do DF e entorno de 2009 a 2014 e participou da união junina de 2015 a 2019 e em 2024, teve a honra de participar da fequajudfe, uma grande oportunidade ser uma das juninas representantes da cidade de Luziânia precisamente de um bairro de periferia como éo Mingone II no Jardim do Ingá.
Recentemente o grupo foi certificado pela Secretaria Nacional da Diversidade Cultural como Ponto de Cultura, desta forma ampliando a rede de pontos de cultura da cidade de Luziania – GO. Desta forma o enquadramento da instituição pelo Ministério da Cultura fortalece eo chancela a participação de editais nacionais, municipal e estadual como Ponto de Cultura e outros dentro do segmento que atuam.
Desta forma nos resta trabalhar cada vez mais em prol do fortalecimento e desenvolvimento sociocultural da cidade, principalmente na base onde atuamos e com parcerias com outros pontos de cultura e instituições culturais, a ponto de somar esforços e multiplicar as ações afirma Micael coordenador de projetos do grupo.
Fotos: Arquivo do grupo
Pelo link vc poderá conferir outras imagens https://flic.kr/s/aHBqjBBdVz
Redação Portal Tinguis