Publicidade
Início Site

Quadrilha Junina Vira e Mexe participou do Circuito Junino do Distrito Federal pela Fequajudfe

0

O Instituto Quadrilha Vira e Mexe foi fundado em 2007, já são 17 anos de tradição e luta constante na difusão da cultura popular na cidade de Luziânia e região.

O grupo ao longo dos anos tem levado muita alegria e descontração por onde passa, essa é uma das caracteristicas do grupo que neste ano de 2024 participou do Circuito Junino pela Fequajude ficando em 11º lugar na classificação geral.

Segundo Dallian Motta a quadrilha foi reestruturada para esse circuito, bem como para se apresentar em tantos outros eventos na região, não resta dúvida que para manter um grupo coeso e com tantos integrantes como o nosso em uma etapa não é uma tarefa fácil reforça a fundadora e líder da junina vira e mexe, más com os apoios do membros comunidade e apoiadores é possível lutar e lutar.

O grupo tem um legado aolongo destes anos já participou da liga de quadrilha junina do DF e entorno de 2009 a 2014 e participou da união junina de 2015 a 2019 e em 2024, teve a honra de participar da fequajudfe, uma grande oportunidade ser uma das juninas representantes da cidade de Luziânia precisamente de um bairro de periferia como éo Mingone II no Jardim do Ingá.

Recentemente o grupo foi certificado pela Secretaria Nacional da Diversidade Cultural como Ponto de Cultura, desta forma ampliando a rede de pontos de cultura da cidade de Luziania – GO. Desta forma o enquadramento da instituição pelo Ministério da Cultura fortalece eo chancela a participação de editais nacionais, municipal e estadual como Ponto de Cultura e outros dentro do segmento que atuam.

Desta forma nos resta trabalhar cada vez mais em prol do fortalecimento e desenvolvimento sociocultural da cidade, principalmente na base onde atuamos e com parcerias com outros pontos de cultura e instituições culturais, a ponto de somar esforços e multiplicar as ações afirma Micael coordenador de projetos do grupo.

Fotos: Arquivo do grupo

Pelo link vc poderá conferir outras imagens https://flic.kr/s/aHBqjBBdVz

Redação Portal Tinguis

Roda de Conversa sobre Acessibilidade Cultural da Oficina de Xilogravura Cordeliando

0

O Lançamento Oficial da Oficina de Xilogravura Cordeliando ocorrerá no próximo dia 10 de agosto – sábado às 15horas.

Será composta por diversas atividades, roda de conversa sobre acessibilidade cultural com especialistas em Braille, Audiodescrição, Acessibilidade Atitudinal, Libras, Tátil e demais meios de acesso.

Ação é parte integrante do projeto cultural das ações formativas, que será apresentada também a metodologia aplicada na Oficina de xilogravura, bem como breve explanação sobre a técnica gravura em madeira(XIlografia)

A ação que é parte integrante do projeto cultural que tem o fomento da Lei Paulo Gustavo – Edital 15/2023 – Demais Áreas da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás – Secult – Go.

#leipaulogustavo

#minc

#secultgo

Ficha Técnica

Coordenação geral: Vanda Silva Produções

Coordenadior da Oficina: João Almir do Cordel

Coordenador de Acessibilidade: Fernando Rodrigues

Contará com áudiodescrição e línguas de sinais

Serviço:
Evento: Roda de Conversa de Lançamento da Oficina de Xilogravura Cordeliando
Data: 10 de agosto
Hora: 15h
Local: Ponto de Cultura Tríade

Ponto de Cultura Tríade promove I – Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia no último dia 31 de julho

0

Ontem, ocorreu em Luziânia – GO. O encontro dos pontos de cultura locais e convidados, visando celebrar o mês de julho vivo da criação do Cultura Viva que compeltou 20 anos, que após tantos atropelos torna-se uma vitória de uma política cultural que tem a base comunitária e seus agentes como prioridade.

O I Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia ocorreu de forma plena, a articulação do Ponto de Cultura Tríade, que oportunizou os demais pontos expor suas ações e atividades. A presença de autoridades, representantes do MinC e da CNPC Minc, agentes culturais, artistas, grupos e comunidade de fato um marco na cultura local

A articullação para a realização do I – Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia, surgiu pela coordenação do Ponto de Cultura Tríade como parte a integrar a programação das celebrações dos anos da criação dos pontos de cultura. Bem como pela necessidade de unir a rede de pontos locais que vem crescendo.

Oportunidade ímpar de união das instituições e coletivos culturais, Pontos de Cultura ou não com intuito de ampliar a rede no município. Presente Francisco Edivan Viana – Secretario Municipal de Cultura, Milton Gonçalves – Coordenador do Ministério da Cultura em Goiás, José Álfio – Ong – Proteger, Dallian Motta – Ponto de Cultura Vira e Mexe, Valéria Andrade – Tríade Cultural, Marley Melo – PC – Escola de Música Sons da Vida, Ronnie e Fabiano – Quadrilha Vai Mas Não Vai, Edivan Santos – GAC – PED, Walter Cedro – Mamulengo Sem Fronteiras, João Almir do Cordel e público presente.

A palestra de Hélio Martins – da Comissão Nacional de Pontos de Cultura – do Ministério da Cultura, bastante relevante tendo em vista a explanação sobre a Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, bem como a Política Nacional Cultura Viva, orientação sobre o processo de certificação, características de pontos e pontões de cultura.

A ação contou também com várias apresentações culturais, dos grupos e artistas do Ponto de Cultura Tríade e convidados, de dança, música e espetáculo teatro de bonecos Mamulengo que é património cultural.

@mamulengosemfronteiras @heliomarttins @miltongoncalvesjr @viana_didi @joaoalmirdocordel Pontos locais @escolademusicasonsdavida @quadrilhaviraemexe @triadecultural @proteger_luziania_ong Grupos @ctnluziania @gacped @juninavaimasnaovaioficial @capoeira_superacao_me_koreano @secultgoias

#culturaviva20anos #triadecultural #pontosdeculturadegoias #pontodememória #pontosdecultura

Oficina de Xilogravura Cordeliando estão com inscrições abertas em Luziânia

0

A arte surgiu nos primórdios da humanidade e encontrou expressão inicial nas pinturas rupestres e esculturas da Pré-História, revelando a capacidade única dos seres humanos de comunicar emoções e experiências por meio de formas imbólicas. Assim como a xilografia que não há datas e registros do surgimento dessa técnica milenar.

Já o conceito de artes visuais surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) justamente para designar a percepção visual das formas de manifestações artísticas.

A xilogravura é uma importante vertente das artes visuais e têm por objetivo se fortalecer por meio de iniciativas como será a proposta das oficinas formativas na técnica da gravura em madeira, um importante segmento das artes, e ainda uma cultura popular presente no Goiás, principalmente no entorno de Brasília.

A 0ficina de Xilogravura Cordeliando, terá 54 horas de carga horária, que será realizado em 16 (dezesseis) encontros presenciais com duração de 2 (meses).

Público-alvo jovens e adultos a partir de 15 anos de idade, com ou sem experiência, tem por meta capacitar 30 pessoas nas artes visuais da técnica xilografia com 2 vagas reservadas para Pcds.

A proposta visa difundir a técnica na região centro-oeste, a ponto de possibilitar o intercâmbio cultural dos artistas. Estabelecendo conexões coletivas que fortaleça o aprendizado a partir da expressão artística que será aplicada por profissionais gabaritados e de referência na técnica.

Publico alvo: Maiores de 15 anos, com ou sem experiência

Oferta: Gratuita

Certificação: Sim, critério frequência mínima de 75%

Carga horária: 54 horas

Nº de vagas: 28

Nº de vagas: 02 Pcd’s

Ficha Técnica:

Coordenadora Geral: Vanda Andrade da Silva

Coordenador da Oficina: João Almir

Design Gráfico: Ramon Andrade

Assessoria de imprensa: Adalberto Felix

Assistente Administrativo: Pedro Rodrigues

Arte – Educadores: Goári Poeta Gravador e Marcílio Tabosa

Intérprete Libras: Ilson Lopes

Acessibilidade Atitudinal: Deusdede Marques

Braille e Audiodescrição: Fernando Rodrigues

Este projeto tem o fomento da Lei Paulo Gustavo – Secult – GO, contemplado no Edital 15/2023 – Demais Áreas

Serviço:

Curso: Oficina de Xilogravura Cordeliando

Data de realização: 10 de agosto a 10 de outubro

Turma 1: Matutino 9h (manhã)

Turma 2: Vespertino 14h (tarde)

Local: Ponto de Cultura Tríade

Quadrilha Junina Vai Mas Não Vai, do Jardim Ingá – Luziânia, é campeã XXIV Circuito de Quadrilhas da LINQ – DFE.

0

O grupo que trabalhou dioturnamente para entregar o melhor trabalho de todos os tempos, com muita dedicação e amor pela cultura popular trouxeram o São João de Bom Conselho, espetáculo da Quadrilha Vai Mas Não Vai 2024.

O resultado veio e foi compesando todos os esforços empreendidos sagrando-se CAMPEÃ do XXIV Circuito de Quadrilhas da LINQ – DFE módulo de acesso 2024. No último domingo, e o resultado veio apenas no dia 21/07, quando divulgadoo resultado do XXIV Circuito de Quadrilhas do Distrito Federal e Entorno.

Ronnie que é uma das lideranças e noivo do grupo reafirma a importância de trabalhar com seriedade e comprometimento, e ainda tivemos nosso querido Fabiano como o melhor marcadaor portantto dois importantes resultados, viva a junina e viva a cultura popular.

O grupo de Quadrilha Junina Vai Mas Não Vai, é do Distrito do Jardim Ingá, município de Luziânia, sagrou-se campeã do Circuito, módulo de Acesso, após a realização das quatros etapas. demonstrando a consistência de seu trabalho.
Os desafios são grandes, mas a persistência e o amor pela cultura popular é o que fortalece durante a caminhada.

Redação do Portal

O Ponto de Cultura Tríade sediará o 1º Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia

0

As comemorações dos 20 Anos – Cultura Viva, segue por todo o mês de julho.

Nós do Ponto de Cultura Tríade com intuito de mobilização da rede local estará promovendo o 1° Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia, surge em um momento ímpar de mobilização nacional das redes de Pontos de Cultura em desenvolver ações para fim de celebrar os 20 anos de criação dos Pontos de Cultura.

Contará com presença de representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e da Coordenação Estadual do Ministério da Cultura em Goiás.

Além dos pontos locais, receberemos o Ponto Mamulengo Sem Fronteiras e outros espaços e grupos.

Nessa perspectiva os pontos já chancelado e espaços culturais estão convidados para esse momento de celebração, debate e discussão sobre a Política Nacional Cultura Viva, Política Nacional Aldir Blanc dentre outros temas.

Serviço:
Evento: 1° Encontro dos Pontos de Cultura de Luziânia
Data: 31 de julho
Horas: 19 às 22 horas
Acesso: Gratuito
Local: Ponto de Cultura Tríade

#culturaviva20anos

#triadecultural

Prefeitura de Luziânia realiza Audiência Pública para debater e receber proposta da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB

0

No último dia 13 de julho a equipe da Secretaria de Cultura Juventude e Igualdade Racial uniu no Centro de Cultura e Convenções diversos segmentos artisticos, espaços culturais, pontos de cultura, músicos, dança, cultura populares e tradicionais.

Com objetivo de debater e colher proposta do trade cultural local, incialmente o Gestor da pasta Francisco Edivan Viana acolheu a todos e todas, dando boas vindas e um proficuo trabalho em grupo nesta tarde de hoje.

Dando proseguimento a Audiência Pública o convidado Marcelo Carneiro que é gestor cultural fez uma breve explanação sobre a Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, apresentando os valores já disponível na conta do municipio de Luziânia e a forma e diretrizes que prevê a distribuição dos recursos.

Em seguida montou os grupos por segmento para debate e apresentação de propostas, que também esta aberta de forma online no formulário próprio no google forms aqui na Consulta pública para Sociedade Civil – Município de LUZIÂNIA-GO – Secretaria Municipal de Cultura e Juventude. (google.com)

Os recursos é dividido para consultoria, manutenção e conservação de bens culturais públicos, fomento de projetos e prêmios para os segmentos artísticos da cidade. Já a Política Nacional Cultura Viva deve ser aplicado 25% do valor global dos recursos, e os municipios que receberam acima de 360 mil reais são obrigados a executaram os recursos para beneficiar os Pontos e Pontôes de Cultura chancelado pelo Ministério da Cultura – Minc, e espaços culturais com atividades permanentes.

Redação do Portal Tinguis

Aconteceu no último final de semana o Arraiá do Tio João em Luziânia

0

O Festival junino realizado pela Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade na periferia da cidade já caiu nas graças da população local e regional, pois, as cidades vizinhas e várias pessoas de Brasília é presença garantida neste tradicional Arraiá do Tio João.

Trata-se de uma iniciativa independente e conta com pouco ou qause nada de apoio no que tange a fomento e finacincaimento, porém este ano a instituição que é um Ponto de Cultura certificado de 2014 pela Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – Minc. Teve o fomento da Lei Paulo Gustavo do Municipio de Luziânia, recurso importante para custear despesas com os artistas e grupos que se apresentaram no festival durante os dias 5, 6 e 7 de julho no Bairro Parque Estrela D’alva – 0.

Segundo o idealizador do projeto João Almir do Cordel que é produtor cultural, cordelista e xilogravador, reafirma que a cultura popular principalmente a nordestina carece ser fomentada independentemente de apoio e/ou patrocínios, as comunidades são organizadas e une as pessoas e fazem sempre suas ações, e as manifestações e expressões culturais são difundidades e assim garantindo a riqueza da cultura em todos os lugares. Sabemos também o tanto quanto o apoio e fomento são necessários tendo em vista diversas despesas, como a estrutura, segurança, equipamentos de som, iluminação, decoração e tantas outras. Portanto o fomento da Lei Paulo Gustavo foi fundamental para a geração de renda e ampliação do festival junino de 2024.

Os resultados foram positivos e demonstrando que é necessária promover açoes nessas perspectivas, a população carece de eventos populares e gratuitos, e ainda por cima com todo aparato necessário de acessibilidade e segurança. Contamos com um público na ordem de 4 mil pessoas nos 3 dias de evento, com a participação de 5 grupos de quadrilha junina, grupos de dança, capoeira e 7 – grupos e cantores solo, literatura de cordel, artesanato, gerando renda para mais de 40 pessoas de forma direta. Desta forma não ouve nenhuma ocorrencia policial e/ou qualquer tipo de violênca no local.

Os depoimentos do público e admiradores podem serem constatados no perfil do instagram @arraiadotiojoaooficial e @triadecultural

XV – Arraiá do Tio João acontecerá nos dia 5, 6 e 7 de julho em Luziânia – GO.

0

No Brasil todos os anos pelos diversos cantos do país nos meses de junho e julho as festividades do movimento junino, ocorre as manifestações dessa cultura popular, que possui uma riqueza sem precedentes invade todos os rincões. E na cidade de Luziânia não é diferente a tradição segue pelos bairros, escolas, associações, igrejas e pontos de cultura que realizam seus arraiás todos os anos. 

Por tradição o Arraiá do Tio João sempre desperta a curiosidade e interesse das pessoas em participar, trata-se de uma festa julina recheada de simbolismo, decoração e as comidas típicas é um grande diferencial quem mantém preços populares e as pessoas com a alegria no rosto para servir bem os frequentadores. 

Segundo João Almir do Cordel idealizador e Produtor Cultural do projeto desde o início, as festas populares do movimento junino trazem e despertam a curiosidades e o imaginário das pessoas, esse é sempre o que queremos como proposta sociocultural, encontro de gerações com animação por todos os lados, como faz os grupos de quadrilhas juninas, música, barracas de artesanato, cordel, xilogravuras, decoração e a vila do Tio João sempre com inovações. 

Faz parte do calendário anual de eventos cívicos e culturais da cidade,  pela sua importância para a comunidade em valorizar essas tradições dos festejos juninos no município. Nessa edição especial dos 15 anos, traz uma programação arretada com a participação de vários grupos de quadrilha junina,  músicos, trios de forró, danças regionais e muitas novidades aguardem!

A programação as datas e horários já estão definidos para realização do tradicional Arraiá que será nos dias 05, 06 e 07 de julho a partir das 19h30min, no mesmo local de sempre na Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade no bairro Parque Estrela D’alva – 0 – Luziânia – GO.

Teremos várias novidades é só vir conferir vise Cumpadi, Cumadi e os ninos, veja aí o que espera todos vocês. 

Programação:

05/07 – Sexta-feira

Abertura Oficial – 19h30

Maestro César Ponte – 20h

Academia Movidance – 20h20

Cantor Deivy Moral – 20h30

Quadrilha Vai Mais Não VAI  – 21h

Cantor Cristiano Souza – 21H30

Quadrilha Santo Afonso – 22h

Cantor Pedro Ivan 23h

06/07 – Sábado 

Academia Movidance – 19h20

Mineirinho e Léia  – Os Cowboys do Forró – 19h30

Quadrilha Vira e Mexe – 21h00

Campeonato de Forró – 22h00

Keijin do Acordeon e Forró Cerrado – 22h30

Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba – 23h00

07/07 – Domingo

Canto Ailton Souza – 20h

Sorteio da Rifa – 21h

Quadrilha Eita Peleja – 22h

Cantor Alan Gabriel – 21h10

Serviço:

Evento: XV – Arraiá do Tio João

Data: 05, 06 e 07 de julho

Local: Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade

Av. Miguel Reale – Ped – 0 – Luziânia – GO.

Entrada: Gratuito

Censura: Menores de 18 Anos acompanhado dos pais e/ou responsáveis 

Observação: Proibida a entrada com Bebidas 

Informações: @arraiadotiojoaooficial

Telefone: 61 – 99690 6902

III – Direito, Leitura, Cultura e Arte acontecerá de 13 a 15 de maio no Gama-DF.

0

A cidade do Gama-DF estará sediando a terceira edição do projeto sociocultural Direito, Leitura, Cultura e Arte. Que homenageará o escritor dramaturgo e poeta Ariano Vilar Suassuna.

O projeto que teve início no ano de 2022 na perspectiva de fomentar ações de cultura e arte, a fim de dialogar com discentes e docentes do curso de Direito do Centro Universitário do UNICEPLAC. Segundo Goári Poeta Gravador que é o Produtor Cultural idealizador em comum com a Coordenação do Curso de Direito da universidade, reforca que a ação visa agregar valor as diversas vertentes artísticas e literárias dialogando com o Direito, Pedagogia e suas especificidades. 

Afirma ainda que a ação só é possível por existir apoio e participação dos artistas locais e regionais, que na oportunidade expõem suas artes e produções literárias, além de desempenharem atividades que contribuem com o acesso e democratização do acesso à cultura, por meio do sarau poético e musical que participaram de forma ativa.

O evento terá como parte integrante a posse dos novos acadêmicos da Academia Gamense de Letras – AGL, instituição que participa do evento desde a primeira edição. Portanto tem a missão e honta de iniciar os trabalhos desta edição.

Serviço:

Evento III – Direito, Leitura, Cultura e Arte

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2024

Horas: 10 às 22h

Local: Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC (Espaço Compartilhar) – Gama – DF. 

Artistas participantes e cronograma: