A vacina produzida pela empresa chinesa Sinovac Biotech contra a covid-19, que está sendo testada no Brasil com ajuda da Universidade de Brasília (UnB), se mostra segura para idosos, mas pode apresentar resultados menos eficazes nas pessoas mais velhas, justamente as que são mais ameaçadas pelo novo coronavírus. A informação foi dada à agência de notícias Reuters por um representante da empresa chinesa, com base em resultados preliminares de um teste inicial a intermediário.
Segundo Liu Peicheng, assessor de comunicação da Sinovac, a vacina, batizada de CoronaVac, não causou efeitos colaterais graves em testes combinados de fase 1 e fase 2, lançados em maio e dos quais 421 pessoas com pelo menos 60 anos participaram. Os resultados completos não foram publicados nem disponibilizados para a imprensa.
Entenda a reação da vacina em idosos
Mais de 90% dos participantes que tomaram duas injeções de baixa, média e alta dose da vacina experimentaram alta significativa nos níveis de anticorpos. Contudo, os níveis de imunização em pessoas mais velhas foram ligeiramente mais baixos do que os observados em indivíduos mais jovens, apesar de os resultados estarem em linha com as expectativas, explicou a representante à Reuters.
A CoronaVac, que está sendo pesquisada no Brasil e na Indonésia, já está no estágio final de testes para avaliar se é eficaz e segura o suficiente para obter aprovações regulatórias para uso em massa. Ela também faz parte de um esquema emergencial de vacinação implementado na China para as pessoas que estão expostos a um alto risco de infecção.
A cidade de Luziânia com características que se mistura com o período colonial e a modernidade, não somente ao material como também é exercida de forma efetiva no imaterial, nos afazeres, modos de vida cotidiana, seja cultural, religiosa e/ou mesmo comportamental. Um município com 273 anos e que muito já enriqueceu senhores e senhoras ao longo dos anos. Com uma população estimada de 210 mil habitantes e está dividida em mais de noventa bairros, e dentre eles dois distritos como é o caso do centenário Distrito de Maniratuba que fica há 100 quilômetros do centro administrativo e com uma população predominante rural. O outro é o grande Jardim do Ingá com mais de 100 mil habitantes, e lá o eleitorado tem decidido as eleições municipais nos últimos anos.
Quanto ao afunilamento da corrida eleitoral ao poder executivo local, que é um fenômeno natural ocorre por vários motivos, como alianças políticas, desistências por não construir uma base sólida, ou simplesmente por ventilarem o nome para barganhar e/ou sair candidato a vereador.
Nessa perspectiva em 2017 já tinha alguns cidadãos dizendo que amava Luziânia e renova Luziânia e por aí em diante, os postulantes tinham como certo a efetivação de suas candidaturas. Porém como é sabido as decisões são concretizadas nas convenções que devem ocorrer até o dia 16 de setembro.
Apenas para fins estatísticos apresentaremos uma relação de nomes de vários que defendiam suas candidaturas, profissionais de vários segmentos, os nomes Márcio Leão – Empresário, Célio Dj Duda – Criador de conteúdo digital, Eliel Júnior – vereador, Nélio Freitas – Empresário e dirigente de rádio, Diego Sorgatto – Deputado Estadual, Nelson Rebelato – Empresário, Wilde Cambão – Deputado Estadual, Edna Aparecida – Vice – Prefeita, Lukas Cardoso – Professor, Alex Meireles – Empresário, Eládio Carneiro – Advogado. Portanto, onze era a quantidade de postulantes há tempos atrás, que por sinal parece até titulo de novela cabocla, o afunilamento vem ocorrendo com as desistências e consequentemente a união por meio das coligações majoritária tendo em vista não haver nas proporcionais para vereadores.
Não iremos detalhar as fusões neste instante, e sim mencionar as desistências à corrida, Márcio Leão, Dj Duda, Eliel Junior, Nelson Rebelato, Nélio Freitas, ou seja, a metade já desistiu da disputa e da possibilidade de quebrar as oligarquias históricas no dia 15 de novembro.
Tendo em vista as proximidades das convenções municipais, e é quase certeza que terá alterações na escalação dos times até o dia 16 de setembro e quem sabe após esta fase obrigatória do processo eleitoral. Que tem por finalidade tornar público os candidatos a prefeito (a) vereadores (as), deve ser registrado em ata, que é o documento oficial para protocolar no TRE local, constando data, assinatura de convencionais, postulantes e presidente de partidos, bem como os nomes e números que serão utilizados pelo candidato.
A grande novidade é que o TSE autorizou a realização das convenções também de forma virtual, em virtude da pandemia do coronavírius ainda ser bem presente.
Você pode baixara a cartilha de orientações sobre as convenções neste link:
O Portal de Notícias Tinguis entrevista o pré-candidato a prefeito do município de Valparaíso de Goiás – GO, Silvano Professor, 47 anos, casado, pai e vereador de quarto mandato.
Foto: Acervo pessoal do entrevistado
O Portal Tinguis é um site criador de conteúdo digital e vem realizando um trabalho que comunica e informa a população, respeitando e zelando pela imparcialidade. O objetivo deste quadro é apresentar para a população os postulantes ao poder executivo municipal gestão 2021/2024.
Silvano Pereira Neto, 47 anos Profissão Professor e vereador no seu quarto mandato, casado, pai de três filhos, é do Partido dos Trabalhadores (PT). E com uma larga experiência nos movimentos sociais e militância política, posiciona-se como pré-candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás uma cidade grande assim como os problemas, o município compõe a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). Nesta perspectiva é um grande desafio para um gestor público tendo em vista o porte da cidade, e ainda pela proximidade com a capital federal.
Portal Tinguis (p.t): O seu nome é um dos que estão colocados hoje para uma possível candidatura a prefeito de Valparaíso de Goiás, que é uma cidade com a população estimada em 172.135 mil habitantes segundo o IBGE, dos quais 81.970 são eleitores de acordo com os dados do TRE/GO habilitados a votarem nas eleições do dia 15 de novembro, e como o senhor avalia essa possibilidade? Considera-se preparado para assumir a administração em 2021? Justifique?
Professor Silvano (PS): Considero-me totalmente preparado para o maior desafio da minha trajetória política que é administrar a cidade que eu escolhi para morar, trabalhar e criar meus filhos. Como fundador e ex-presidente do SINDSEPEM/VAL e da regional do SINTEGO, e quatro mandatos de Vereador, fui suplente de Deputado Estadual, Secretário Municipal de Educação, os cargos e encargos foram fundamentais e onde adquiri experiência o suficiente para apresentar o meu nome como pré-candidato a Prefeito de Valparaíso de Goiás. E preste a realização da convenção municipal do partido dia 16 de setembro para consolidar a candidatura.
Portal Tinguis (p.t): As Alianças políticas sempre foram e são fundamentais no processo de construção de um projeto político, diante da condição, como está sua articulação política no partido e se há outras siglas? E qual o percentual de chances do senhor vir a disputar a eleição?
Professor Silvano (PS): Estou conversando com várias siglas partidárias, lideranças políticas e comunitárias e outros pré-candidatos, porém essa definição só sai na convenção que será no dia 16 de setembro. 100% de chances. Só não serei candidato a prefeito de Valparaíso, se Deus não permitir.
Portal Tinguis (p.t): Diante dos diversos problemas que há na cidade de Valparaíso de Goiás, quais as áreas da administração o senhor dará prioridade sendo eleito, e Por quê?
Professor Silvano (PS): Se Deus permitir que eu administre a cidade, priorizarei cuidar das pessoas. Preservar a vida do povo valparaisense durante e após essa Pandemia, mas sem me descuidar de todos os outros setores e seguimentos da nossa cidade.
Portal Tinguis (p.t): Valparaíso de Goiás é uma cidade com características próprias, onde se mistura vários povos e culturas. E com um eleitorado composto por muitos jovens; Por ser uma cidade miscigenada e predominam os povos de origem da região nordeste e seus descendentes, assim como toda a população exercem um papel importante nas diversas áreas, como comercio, feiras e economia criativa da cultura. Como o senhor pretende atuar para o fortalecimento dos fazedores de cultura, aos agentes culturais, grupos e coletivos e associações etc.
Professor Silvano (PS): Sendo eleito, criaremos um fundo de cultura, para garantir recursos suficientes para garantir que esse tão importante seguimento tenha condições de sobreviver de forma independente e autônoma, pois entendo que se faz necessário a valorização dos artistas e dos fazedores de cultura locais, para garantir o fortalecimento das organizações e assim promover eventos culturais de qualidade com financiamento público e cachê justo.
Portal Tinguis (p.t): Com sua experiência aos longos dos anos nos espaços de poder, como sindicatos, quatro mandatos de vereador na cidade e é um profissional da área de educação. Diante do exposto, quais suas propostas para área educacional tendo em vista ser uma das bandeiras do Professor Silvano.
Professor Silvano (PS): A educação pública de qualidade e para todos, sempre foi uma das minhas principais bandeiras de luta, desde o início da minha militância e defendo a ampliação do número de salas de aula para que os alunos possam estudar próximos a sua residência, a Gestão Democrática nas Escolas Municipais, como também a valorização de todos os Trabalhadores em Educação, como também todos os Servidores, pois Educação e Serviço Público de qualidade, passa pela valorização dos Servidores e Servidoras.
Portal Tinguis (p.t): O que o motivou a ser pré-candidato à prefeitura de Valparaíso de Goiás? Suas experiências como vereador é um diferencial? Como pretende atuar para o fortalecimento da economia de uma das cidades com maior índice de ocupação por metro quadrado do país, e ainda com grande defasagem de saneamento básico nos diversos bairros,
Professor Silvano (PS): A minha pré-candidatura a prefeitura de Valparaíso, é uma construção coletiva de vários segmentos de nossa cidade e sem dúvidas, os meus mandatos de Vereador é um diferencial.
Defendo o diálogo permanente com todos os setores, visando o fortalecimento da nossa economia, parceria com o empresariado e relação republicana com o Presidente da República, com os governadores de Goiás e DF e os prefeitos das cidades próximas como Luziânia, Cidade Ocidental e Novo Gama, como também a busca constante por emendas dos parlamentares do nosso estado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas de Valparaíso.
Portal Tinguis (p.t): Descreva de modo livre como deve atuar um chefe do executivo municipal de uma cidade, e aquilo que considerar relevante para uma atuação com protagonismo e diferencial numa gestão pública.
Professor Silvano (PS): O chefe do executivo municipal deve trabalhar focado em criar políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Defendo o orçamento participativo, para que o cidadão se sinta um agente ativo na administração da cidade. O Prefeito tem que um exemplo para os outros servidores, principalmente nas questões relacionadas a honestidade, dedicação e disposição para o trabalho.
Os serviços públicos, como pavimentação asfáltica, iluminação pública, capinam e roçagem, limpeza pública, educação e saúde de qualidade, segurança da população, incentivar a cultura e valorização do artista local, infraestrutura, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, devem ser realizados durante os quatro anos do mandato e não só nos últimos meses do último ano como ocorre em nosso município.
Professor Silvano demonstra motivação e preparo ao pleito, nós do Portal de Notícias Tinguis agradecemos a disponibilidade, e nos colocamos a disposição para contribuir naquilo que tiver ao nosso alcance. Que possa ocorrer tudo nas conformidades nesse processo das convenções e que seja de fato efetivada candidatura.
João Almir Mendes de Sousa – é Escritor e Produtor cultural, especialista em Política Pública é o autor do livro “Tinguis Di Repente 50, e Por uma cultura desenvolvida: Políticas Culturais”. Já foi Vereador e Secretario de Cultura e Juventude no Município de Luziânia – GO.
As convenções partidárias para as eleições são regulamentadas pela lei eleitoral do país, e a partir do dia 31 de agosto a corrida foi aberta para realização das convenções partidárias dos municípios, tendo em vista a obedecer ao calendário eleitoral de 2020, tendo em vista as eleições ocorrerem em 15 e 29 de novembro.
Foto: TSE
Como já noticiado anteriormente às regras foram estabelecidas por causa da pandemia da covid-19, que veio a prorrogar as eleições para o dia 15 de novembro. Desta forma o prazo para definição pelos partidos de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro. Conforme regulamentado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Como vários outros segmentos que dependem de público para efetivar os eventos, pela primeira vez na história está sendo necessário aplicar um novo modelo de evento, ocasionado em virtude da pandemia do novo coronavírus, desta forma os partidos devem priorizar a realizar as convenções de maneira virtual, a fim de evitar aglomerações conforme orientações dos órgãos de controle.
As convenções é uma das etapas de fundamental importância no processo eleitoral, tem por finalidade unir convencionais e os pretensos postulantes, e no espaço além de escolher os candidatos que disputarão o pleito, nessa reunião, os partidos também decidem se vão participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcionais (vereadores), ou ambas, há também o sorteio dos números com os quais os candidatos irão concorrer, outro critério que há entendimento é a continuidade de números já utilizados e campanhas anteriores pelo candidato.
Na disputa deste ano, a expectativa da Justiça Eleitoral é que 500 mil registros de candidaturas serão confirmados em todo território nacional. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 será realizado, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro.
Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.
As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.
O Tribunal Superior Eleitoral elaborou materiais informativos para garantir a realização das convenções partidárias com segurança tanto para os servidores da Justiça Eleitoral, quanto para os membros dos partidos.
Muito relevante a realizações das convenções nos primeiros dias do início do prazo pode ser um fator facilitador para a organização dos partidos, já que após a convenção e o envio da ata, as agremiações já podem gerar e encaminhar o pedido de registro dos candidatos à Justiça Eleitoral.
Normativas e Ata
A Justiça Eleitoral definiu as formas de compatibilizar a realização das convenções por meio virtual com as exigências legais e regulamentares que permitem validar a veracidade das informações inseridas nas atas.
A Resolução TSE nº 23.623/2019 estabelece, entre outros pontos, que o módulo externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) funcionará como livro-ata da convenção virtual, registrando-se diretamente na ferramenta as informações relativas à ata e à lista dos presentes.
Nesse modelo, a rubrica da Justiça Eleitoral é suprida pela cadeia de verificações de segurança do Sistema Candidaturas (Cand), que o torna capaz de reconhecer a autenticidade de quaisquer dados digitados no seu módulo externo e o usuário que os transmitiu. O partido que já dispõe de livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral pode, a seu critério, utilizá-lo para registrar a ata da convenção e a lista de presença. As informações serão posteriormente inseridas no sistema CANDex;
A lista de presença poderá ser registrada por diversos meios: assinatura eletrônica, registro de áudio e vídeo, coleta presencial, ou qualquer outro mecanismo que possibilite a efetiva identificação dos participantes e sua anuência com o conteúdo da ata. No caso da coleta presencial, devem ser observadas as leis e as regras sanitárias previstas na respectiva localidade.
Posteriormente, as atas serão publicadas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), conforme determinado pela Resolução nº 23.609/2019. A ata deve ser enviada pelo Candex até 24 horas depois da convenção.
Prazos legais
Impetrar os requerimentos de registro de candidatura, cuja data-limite é o dia 26 de setembro, reforçando que será o envio pela internet. Expira às 8h do dia 26 de setembro.
Fora isso só presencial e agendada, exigindo deslocamento ao cartório e os devidos cuidados sanitários. O agendamento para atendimento presencial será feito pelos meios informados por cada TRE e cartórios eleitorais, e estará disponível das 8h30 às 19h.
Após a validação dos documentos a Justiça Eleitoral encaminha à Receita Federal para emitir o CNPJ. E em posse do registro, os candidatos abrem conta corrente especifica da campanha e estão aptos para iniciar a arrecadação de recursos após o dia 26 de setembro.
O lançamento e circulação da nota de R$ 200 reais acontece em um momento de entesouramento um termo do sistema monetário, que atrelado ao auxilio emergencial e outras demandas nesse período de pandemia foi necessário criar mecanismos para não faltar circulação de dinheiro.
A diretora de Administração do Banco Central (BC), Carolina de Assis Barros, disse que poderia faltar dinheiro em papel no Brasil caso a cédula de R$ 200 não fosse criada. “Se nenhuma medida incisiva fosse tomada, poderíamos sim ter falta de numerário”, afirmou Carolina, na apresentação da cédula de R$ 200. “As projeções do BC indicavam que o numerário disponível poderia não ser suficiente para atender à demanda da população”, acrescentou.
A cédula já era esperada desde o mês de junho, más a circulação iniciou hoje quarta-feira (2/9). O símbolo estampada é um conhecido animal do povo brasileiro lobo-guará, a nota foi apresentada pelo Banco Central (BC) nesta tarde,
“O animal lobo-guará
Nativo desta região
Família canídeo endêmico
Tem do cerrado ao sertão
Visto com facilidade
Catalogado tem proteção”. Autor: João Almir
Acredita-se que não faltará dinheiro no mercado, importante frisar que gastou-se R$ 113 milhões com a criação da nova nota, ou seja, dinheiro que gasta dinheiro. Para saber mais sobre as notas dimensões e outras características acesse o portal do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/17179/nota
O Auxilio Emergencial tem sido provavelmente o segundo assunto mais comentado em todo o Brasil, perde apenas para o ente causador que é a pandemia que ocasionou o Covid-19. O coronavírus tem ceifado várias vidas que já chegou a 3.908.272 milhões de infectados e 121.381 óbitos até o dia 31 de agosto, ou seja ao longo dos quase seis meses de surgimento no país.
O benefício, foi criado para anteder trabalhadores informais que perderam renda em razão da pandemia do novo coronavírus, foi anunciado após reunião do presidente com ministros e parlamentares aliados no Palácio da Alvorada.
“Agora resolvemos prorrogá-lo [o auxílio] por medida provisória até o final do ano. O valor definido agora há pouco é um pouco superior a 50% do Bolsa Família. R$ 300 reais”, disse o presidente.
A criação do auxílio, ocorreu no mês de abril, e nesse período foi prorrogado uma vez com duas parcelas de R$ 600 reais, e hoje definido pelo presidente esticar até o final do ano com parcelas fixas de R$ 300,00, com isso dará ainda mais folego a todos os cidadãos e cidadãs ainda em dificuldades pela perda e capacidade financeira das pessoas e empresas.
Ainda é uma grande preocupação do governo quando o assunto é renda Brasil, com isso o ministro Paulo Guedes tenta buscar mecanismos legais com sua equipe econômica. Para fins de reduzir o impacto na economia do país em 2021, é uma conta que não fecha más tem um cunho financeiro e de garantia, a jogada tem por finalidade não reduzir a capacidade financeira e com isso manter o status de um estado apropriado para receber investimentos e capitais, principalmente os estrangeiros e fazer a economia girar dentro da normalidade. O renda e/ou bolsa família sempre gerou uma despesa fixa e que tem grande impacto, porém já é prevista no orçamento anualmente, com a remodelagem do programa novas ações querem pegar carona e amezinar de forma efetiva os impactos. Claro que são suposições assim como tantas outras tratativas já encaminhadas pelo ministro.
Uma cidade privilegiada é Pirenópolis, a 150 Km de Brasília, e a 129 de Goiânia, ou seja próxima de duas capitais importantes do país e que atraí pessoas de todo o mundo, os roteiros são variados desde o turismo cultural e religioso, ecoturismo, gastronomia e outras atrações que a pequena cidade oferece aos visitantes.
Foto: Cachoeira do Abade Foto: Vista Igreja Nossa Senhora do Rosário
Foto: Igreja Nossa Senhora do Carmo
Más com a chegada da pandemia que ocasionou o Covid-19, a cidade de Pirenópolis assim como várias outras que suas economias são especificos do turismo precisaram fechar literalmente, pois são setores como a cultura, eventos, atrativos que foram afetados diretamente, e os que por último deverão voltar a normalidade é o que se espera.
Nesta perspectiva a cidade tem retomada de forma gradual suas liberações de acesso, e foi intensificada agora no último dia 14 de agosto ao turismo, e que também gera preocupação que após essa data o numero de óbitos dobraram chegando a seis em 12 dias.
A secretária de Saúde de Pirenópolis, Luciana Rodrigues, informou que o aumento dos casos não está relacionado à abertura da cidade para o turismo pois os óbitos registrados nos últimos dias são de pessoas que já estavam internadas. Ela disse ainda que o município monitora o número de casos e de leitos ocupados para tomar medidas, caso seja necessário. “Nós temos alguns parâmetros para o fechamento gradativo ou total da cidade.”
Conhecendo a cidade
Pirenópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional, que conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras. Um retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.
A história de Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro.
Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.
Mantendo conservada e intacta sua feição original e suas tradições, Pirenópolis foi tombada pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1988. A cidade, apelidada de “Capital da Prata”, “Berço da Imprensa Goiana”, “Atenas de Goiás” e “Paris-nópolis”, entre outros,
Hoje, Pirenópolis tem sua economia baseada no turismo, artesanato e na linha de frente a extração da pedra que leva seu nome. A “Pedra-de-Pirenópolis” é usada na construção civil para revestimentos e pisos e decora ruas e casas da cidade. Para conhecer um pouco mais os roteiros, serviços acesse o portal: https://www.pirenopolis.com.br
O Atlas da Violência 2020, que analisa as mortes por causas violentas no Brasil, aponta que 43.890 pessoas negras foram vítimas de homicídio em 2018, o que corresponde à 75,7% do total de 57.956 assassinatos registrados no ano.
Foto: EBC
A taxa de homicídios para os negros no Brasil é de 37,8 mortes para cada grupo de 100 mil. Entre os não negros, a taxa de homicídios é de 13,9 por 100 mil. No geral, entre negros e não negros, a taxa é de 27,8.
De acordo com o documento divulgado nesta quinta-feira (27) e elaborado por pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a chance de uma pessoa negra ser vítima de homicídio no Brasil é 2,7 vezes maior que a de uma pessoa não negra. Em 2008, essa comparação era de 2,1 vezes.
Nos últimos cinco anos, 222.325 pessoas negras foram assassinadas no Brasil. Em dez anos, de 2008 a 2018, houve uma alta de 34,2% no total de homicídios de negros.
Em quase todos os estados, exceto o Paraná, a taxa de homicídios de negros é maior do que a de não negros. O estado que apresentou a maior diferença foi Alagoas, onde a taxa de homicídios de negros é 17,2 vezes maior que a de não negros.
Ao considerar a década encerrada em 2018, a morte violenta de negros teve alta significativa nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com o aumento na taxa de homicídios: Acre (300,5%), Roraima (264,1%), Ceará (187,5%) e Rio Grande do Norte (175,2%). As menores altas no índice de mortalidade negra, em dez anos, foram no Distrito Federal (54,7%), São Paulo (47,3%) e Espírito Santo (39,2%).
Jovens morrem mais
A nova edição do Atlas da Violência também mostra que os jovens com idade entre 15 e 29 anos representam mais da metade das vítimas de homicídios no país. Mais de 53% dos assassinatos ocorridos em 2018 são de pessoas nessa faixa etária. A taxa de homicídios do perfil jovem no Brasil é de 60,4 para cada 100 mil, cerca de 2,17 vezes maior do que o índice geral de todas as idades, de 27,8 por 100 mil.
Entre 2008 e 2018, a taxa de homicídios no país subiu de 26,7 para os atuais 27,8, um crescimento de 4%. Na comparação com os últimos anos, o índice tem caído. Em 2013, a taxa era de 28,6 e em 2017 estava em 31,6 por 100 mil habitantes. Nos últimos cinco anos, a queda foi de 2,6%, e de 2017 para 2018, houve redução de -12%.
Sem Estado do Desarmamento, número de homicídios seria maior
A apresentação feita pelos pesquisadores que participaram da elaboração do Atlas faz uma ponderação sobre os fatores que podem ter influência na queda da taxa de homicídios. O primeiro é a mudança no perfil demográfico do Brasil com a redução do número e jovens, puxado pela queda na natalidade em décadas anteriores.
Outro ponto que pesa na taxa de homicídios é o controle do porte de armas de fogo, fruto do Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003. Sem essa legislação, o total de homicídios poderia ser entre 13% e 15% maior.
A introdução de políticas estaduais de segurança pública para controle e prevenção da criminalidade também impactou nos dados levantados pelo Atlas da Violência 2020. Por outro lado, os pesquisadores também apontaram que a trégua na guerra entre as facções criminosas que disputam o tráfico de drogas, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, entre 2016 e 2017, teve impacto nos dados de 2018.
O balanço também faz uma ressalva sobre a falta de dados precisos no registro dos homicídios, que deixou muitas mortes violentas fora das estatísticas. Em 2018, foram contabilizados 12.310 casos de morte violenta por causa não identificada.