Publicidade
Início Site

Tríade Cultural realizará Roda de Conversa sobre Acessibilidade Cultural no carnaval 2025

0

Com objetivo de capacitar a equipe de trabalho do Projeto Carnaval de Luziâania em Movimento, este que está sendo realizado pela Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade promoverá uma Roda de Conversa sobre Acessibilidade Cultural e Comunicacional.

A capacitação é uma das contrapartidas do projeto a fim de atender o que determina a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) (LEI 13. 146/2015), como prevê o Art. 42. Portanto o evento irá dispor de condições necessárias que permitem o acesso para pessoas idosas, com deficiências em um espaço exclusivo reservado para esse público com alguma dificuldade de mobilidade e locomoção, garantindo assim seus direitos de acesso à cultura. No palco teremos o Intérprete de Línguas de Sinais Libras e Audiodescritor, já na tenda o Condutor de Acessibilidade, Consultor de Acessibilidade – PCD que poderá prestar auxilios ao público durante os dias de evento.

o trabalho será conduzido pelo Consultor de Acessibilidade Cultural – Fernando Rodrigues e sua equipe que fazem parte de um instituto que trabalha na consultoria e prestação de serviços em eventos e projetos culturais, possui vários anos de experiência e na certeza de uma entrega plausivel pela magnitude do evento Carnaval de Luziânia em Movimento.

Outra iniovação será a criação de um corredor exclusivo para o acesso da tenda de acessibilidade sob a coordenação do Condutor de Acessibilidades para permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, idosas e gestantes.

Durante o evento será trabalhado algumas temáticas de conscientização do público como o Carnaval Sustentavel, Se beber não dirija, diga não ao feminicidio, proibido bebidas para menores de 18 anos estampada nas peças publicitárias do evento. Também material de sinalização em Braille nos espaços multiuso como banheiros e outros.

Serviço: Roda de Conversa – Acessibilidade Cultural

Data: 26 de fevereiro

Horas: 19 horas

Local: Ponto de Cultura Tríade

Para maiores informações 61 9 9207 0807 e e-mail: triadecult@gmail.com

Fonte: Portal Tinguis

Aconteceu no último dia 22 o esquenta de Pré – Carnaval Luziânia em Movimento no Jardim Ingá

0

O Circuito da Foiia Goiás foi dado o ponta pé inicial na cidade de Luziânia, a ação ocorreu na área comercial do Distrito do Jardim Ingá com apoio de comerciante local em avenida movimentada por diversos quiosques, com apoio da Prefeitura Municipal de Luziânia e Administração do Jardim do Ingá foi possivel realizar o evento no canteiro central com a participação em massa da comunidade e carnavalescos.

Contou com a participação dos Blocos Turma do Funil Meleta e Bloquinho Estrela D’alva, e a turma do Batuque segurou a onda do começo ao fim fazendo a alegria e entretenimento dos foliões que marcaram presença e ainda elogiaram a iniciativa. Na oportunidade foi a presentado ao púlbico os destaque que participaram dos desfiles e cortejo dos blocos nos dias 28, 1 e 2 de março.

Segundo o produtor cultural João Almir coordenador geral da Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade, a iniciativa tem por objetivo resgatar e fortalecer o movimento canavalesco da cidade paralizado já a alguns anos, o fomento cultural do Governo do Estado de Goiás vem em um momento ímpar de retomada, e não seria possivel realizar sem o apoio dos coordenadores dos blocos Paulinho Tobi e Mafalda além da turma do batuque, prefeitura de Luziânia, secretarias, forças militares e comunidade que acompanha as ações.

O evento ocorreu de forma pácifica iniciado as 19 horas, com termino as 22h30 sem causar transtornos no comercio local, na verdade somou para fortalecer o movimento cultural em uma regfião com poucas iniativas nessa perspectiva cultural.

https://www.instagram.com/reel/DGZqfzeO28b/?igsh=MWdzcWFtaGpsZHd1Zg==

Acompanhe o cronograma completo em nosso perfil no instagram

Ocorreu no último dia 15 de fevereiro a Roda de Conversa Sobre Acessibilidade Cultural na Tríade Cultural

0

Foi uma oportunidade ímpar para os agentes culturais e pessoas da comunidade vivenviar as experiências, a acessibilidade cultural é uma necessidade dos cidadãos e cidadãs para viver e acessar com dignidade as ações e projetos sociocultuais. Os equipamentos culturais carecem cada vez mais se adequar a essa realidade.

A roda de conversa é parte integrante do Projeto Tríade em Movimento Cultural que será desenvolvido com diversos meios de acessibilidade como Braille, Libras, Audiodescrição, Consultor e Condutor de Acessibilidade no Ponto der Cultura Tríade em Luziânia.

Com a presença de membros de outros coletivos e pontos de cultura que viveciaram na prática os meios para todos verem, a participação de todos foi rica sob a orientação dos profissionais do Instituto Fernado Rodrigues, Gabriela Passos e Deusdede Oliveira, Mauricèia Nascimento e na líbras Ilson Lopes.

Este projeto foi comteplado pelo edital nº 18/2024 – Apoio a Rede de Pontos de Cultura do Estado de Goiás

https://www.instagram.com/reel/DGOf5KExwbR/?igsh=ZmVnZXI5bGt3bWQy

Carnaval Luziânia em Movimento acontecerá nos dia 28, 1 e 2 de março realizado pela Tríade Cultural

0

Após alguns anos sem Carnaval em várias cidades de Goiás, este ano o Governo de Goiás lançou um edital público para fomentar o carnaval de rua e blocos de carnavalescos. O apoio aos blocos foi feito pelo edital um certame de seleção pública para fomentar o carnaval do interior goiano, foram selecionados blocos de 16 municípios goianos. Todas as atrações são gratuitas.

Aqui em Luziânia a Tríade Cultural está promovendo uma série de atividades do Circuito Folia Goiás. O projeto foi classificado em terceiro lugar e conta com rica programação com a participação dos Blocos Turma do Funil, Meleta e Bloquinho Estela D’alva e várias apresentações musicais, como os Grupos Nossa Pegada, Tô Contigo, Victim e DJ Zé Maria.

Será adotado os meios de acessibilidade cultural, como Libras, Braille, audiodescrição e condutor de acessibilidade, bem como as campanhas “Carnaval Sustentável” e outras durante as etapas do carnaval. O projeto tem apoio das Secretaria de Cultura e Retomada do Estado de Goiás. https://www.instagram.com/retomadagoias/ https://www.instagram.com/secultgoias/?hl=pt

A programação será divulgada em breve, e já podemos adiantar que terão ensaios dos blocos, pré- carnaval e 3 dias de evento do carnaval que também trabalhará temáticas sustentáveis e de conscieêntização.

https://sdnews.com.br/noticia/12160/cidades-do-interior-de-goias-terao-pre-carnaval-e-carnaval-gratuitos-a-partir-deste-fim-de-semana.html

Serviço: Carnaval Luziânia em Movimento

Data: 28, 1 e 2 de março

Horas: a partir das 18 horas

Local: Complexo Esportivo GEDEL – Ped 4

Ponto de Cultura Tríade promove Roda de Conversa com o Tema Acessibilidade Cultural em perojetos culturais

0

O Projeto Tríade em Movimento Cultural iniciou nesta semana, deste modo convidamos todos os membros da equipe técnica, dirigentes do Ponto de Cultura e fazedores de cultura para participarem desta Roda de Conversa.

Os pontos de cultura, grupos e artistas que queiram compreender mais sobre a temática Acessibilidade Cultural e Comunicacional.

Meios que promove dignidade e democratiza o acesso a todos de forma igualitária, sabemos que nos dias atuais executar projetos sem os meios de acesso, como Libras, Braille, Áudio descrição, Legendas e outros meios não é garantir os direitos culturais de todas as pessoas.

Este projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB – Edital 18/2024 – Apoio a Rede de Pontos de Cultura de Goiás – Secult – GO.

Serviço:
Evento: Roda de Conversa Acessibilidade Cultural
Dia: 15 de fevereiro
Hora: 9h30
Acesso: Gratuito
Local: Ponto de Cultura Tríade

Projeto Tríade em Movimento Cultural está com inscrições abertas para oficinas 2025

0

Dando o ponta pé inicial nas ações socioculturais locais, o Ponto de Cultura Tríade que é uma das principais instituições promotora da cultura na cidade de Luziânia vem nesse 2025 trazendo muitas novidades, a cultura de base comunitária é fortalecido com estes projetos de democratização do acesso.

O Projeto Tríade em Movimento Cultural que segue para o 4° ano consecutivo apresenta um leque de oportunidades para crianças, jovens e adultos da comunidade.

O lema é inserir, acolher, e promover iniciativas socioculturais, socioeducacionais, e socioambientais que agregam valor como ferramenta importantes para o desenvolvimento humano dos envolvidos.

Deste modo contribuindo e formando multiplicadores nos diversos segmentos da arte e cultura, nessa edição além do canto, dança, capoeira, teremos aulas do Instrumento rabeca e oficinas de xilogravuras.

Dentre tantas ações da associação cultural no seu cronograma também prevê a realização no primeiro semestre no mês de julho o tradicional Arraiá do Tio João Oficial e no segundo semestre no mês de agosto do Festival Folclórico de Luziânia.

O projeto segue com as inscrições abertas nesse link: e todas as ofertas são gratuitas, não exige experiência e/ou qualquer material extra para o participante, o objetivo é inserir e acolher a todos e todas sem distinção.

Portanto o projeto disponibiliza os meios de acessibilidade cultural, ofertando também formação para os membros da equipe técnica, dirigentes do Pontão de Cultura e fazedores de cultura numa Roda de Conversa aberta para comunidade cultural a fim de garantir os direitos culturais.

Este projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB – Edital 18/2024 – Apoio a Rede de Pontos de Cultura de Goiás – Secult – GO.

Serviço:
Evento: Projeto Tríade em Movimento Cultural
Início: Imediato
Hora: 19h00
Acesso: Gratuito
Local: Ponto de Cultura Tríade

Maiores informações @triadecultural

Sala Martins Pena do Teatro Nacional de Brasília recebe segundo show com Almir Sater

0

Ocorreu neste sábado (21) mais uma atração do projeto recomeço, que conta com uma série eventos que faz parte da programação de reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, que já contou com o show de Chitanzinho e Xororó na noite anterior. Ontem teve a apresentação do renomado cantor e violeiro Almir Sater. Que trouxe músicas dos trabalhos AR e AR1 que como ele disse são trabalhos da parceria com Almir Sater x Renato Teixeira, e também não deixou de cantar músicas como os clássicos “Chalana” “Tocando em Frente” e tantas outras que levou o público a cantar junto fazendo um coro espontânea com as canções uma verdadeira nostalgia.

O evento gratuito lotou a sala e atraiu um público diversificado de jovens a adultos, e muitos que gostam do estilo musical do Almir Sater da viola Caipira como é o caso João Almir do Cordel que lhe presenteou com uma xilogravura autorretrato do artista. Oportunidade para uma conversa e registro do momento.

O secretário Cláudio Abrantes reforçou que a reinauguração da Sala Martins Pena ocorreu após dez anos de fechamento, com a modernização do local para atender às normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade e tantas outras medidas para melhorar o atendimento a comunidade artística e também a população que busca pelo entretenimento. O mesmo destacou sobre o empenho do ex-secretário Bartolomeu que deu o ponta pé inicial de reforma do Teatro Nacional, e ao governador Ibaneis Rocha que tem garantido a continuidade destas obras.

Além do show de Almir Sater, a programação de reabertura inclui uma série de eventos culturais nos próximos dias. No domingo (22), haverá apresentações de artes cênicas com o musical infantil “Os Saltimbancos” e o espetáculo “TelaPlana” da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Na segunda-feira (23), a banda Plebe Rude homenageará o rock com o show “Hoje é dia de rock”. A quinta-feira (26) será dedicada às apresentações de balé clássico, dança contemporânea, dança urbana e dança brincante. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público, mediante retirada de ingressos no site Sympla, conforme a disponibilidade.

Aconteceu nessa sexta-feira dia 6 de dezembro a 3ª Teia Distrital dos Pontos de Cultura no Plano Piloto

0

Ocorreu nessa sexta-fera a 3ª Teia Distrital dos Pontos de Cultura uma inciativa coordenada pelo Pontão do Distrito Federal – Meninos da Ceilândia, que tem como objetivo debater de forma articulada a organização da rede, bem como no que tange as políticas públicas de cultura, outro ponto necessário é a interrelação para participação nos espaços de poder, com representatividade nos organismos como comitê gestor, comissão de avaliação dos novos ponto. Somente com essa mobilização e artuculação em rede, que a teia alcancará as mestas e o bem-comum deste importante segmento de base comunitária que são os pontos e pontões de cultura.

Um momento impar também para difusão da cultura do distrito federal, a teia contou com rico cronograma de apresentações culturais durante todo o dia, o público pode acessar apresentações artísticas, grupos de cultura popular, exposição de livros, cordéis, xilogravuras, e feira de economia solidária e criativa visando o fortalecimento destas instituições e coletivos culturais que compõe a rede no quadradinho.

Na oportunidade a etapa da micro região -1 contou com as presenças de vários pontos de cultura já certificados, grupos e instituições postulantes, bem como a presença do Secretario de Cultura Cláudio Abrantes que reforçou “sobre a importância das articulações em rede, e já debateu com sua equipe da Secec – DF com objetivo de ampliar os editais para o segmento dos pontos de cultura já para 2025, é nosso compromisso com a categoria afirma”. Já Leandro Anton, coordenador de Articulação da Política Cultura Viva, representou o ministério da cultura no evento e fez uma breve explanação sobre o contexto histótico da hoje Política Ncaiobnal Aldir Blanc – PNAB, e da importância da mesma para a Lei Cultura Viva, que somou esforços fundamentais para a descentralização dos recursos fazendo chegar aos pontos e pontões de cultura no entes com recurso superior aos 360 mil reais, e desta forma poderão firmar o Termo Compromisso Cultural – TCC, e/ou mesmo rceber a premiação pelo reconhicemnto deste pontos, instituiçõpes e coletivos pela atuação e articulação de ações de base comunitária a longos anos.

Segundo Ailton Velez dirigente do Pontão Meninos da Ceilândia é de suma importância a participação de todos nesta roda, tanto os pontos já certificados bem como os postulantes, carece de fato ter uma atuação coletiva visando ampliar a rede distrital, o trabalha estamos fazendo com o mapeamento vem sendo executado e acontecendo a todo vapor com a força da juventude aqui representada pelos agentes do cultura viva oriundos do diversos pontos de cultura.

A participação de todos foi de extrema importância nas discussões e apresentação de propostas, que no final da etapas serão catalogadas e os resultados desta articulação e iniciativa coletiva devem ser encaminhada para a Secretaria de Economia Criativa do Distrito Federal.

Redação; Portal Tinguis

Câmara Legislativa de Luziânia aprova Projeto de Lei que declara o Ponto de Cultura Tríade utilidade pública

0

O plenário José Rodrigues dos Reis, aprovou por unanimidade de votos o Projeto de Lei que considera de utilidade pública e interesse social a Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade, na tarde da desta quinta-feira (05/12). O projeto de autoria da vereadora Márcia Meireles surge para oficializar o reconhecimento e apoio à Associação, que desde 2007 desempenha papel fundamental na promoção e preservação da cultura e arte no município de Luziânia. “Em 2020 e 2021, a Associação foi agraciada com prêmios da Lei Aldir Blanc Municipal e Estadual.

Essa premiação reflete o reconhecimento das autoridades locais e estaduais quanto à contribuição da Triade para a sustentabilidade e vitalidade do cenário cultural da região. A associação tem oferecido uma variedade de cursos e oficinas, abrangendo áreas como: música, instrumental, arte urbana, cultural, grafite, canto e formação da juventude para o primeiro emprego”, observa a parlamentar Márcia Meireles – responsável pela propositura da lei.

A entidade cultural é uma refeência na cidade e região por articular e fomentar a cultura por meio de ações socioculturais, promovendo intercâmbio interculturais, difusão e fruição com a realização de eventos e festivais importantes como o tradicional Arraiá do Tio João, Feiras de Arte e Cultura. O Ponto de cultura atuar em conformidade com as diretrizes da Polica Nacional Cultural Viva, é uma das principais articuladoras em rede e recentemente realizou o I – Encontro da Rede Municipal dos Pontos de Cultura de Luziânia, é a representante da Rede Estadual dos Pontos de Cultura.

Segunda Valéria Andrade – Presidente da instituição o Titulo de Utilidade Púlbica vai contribuir para o fortalecimento e a possibilidade de ampliação das ações, bem como é importante no que tange a firmar parcerias com entes da federação, o reconhecimento demonstra a solidez e responsabilidade do fazer artístico e cultural que representamos na comunidade de base. Nessa perspectiva que agradecemos a Vereadora propositora da PL e todos os vereadores que aprovaram por unanimidade o projeto de lei.

A Secretaria de Cultura Juventude e Igualdade Racial de Luziânia – GO. Divulga o resultado da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com 112 projetos habilitados.

0

A relação dos projetos habilitados para receber o fomento está disponível no portal oficial da Prefeitura de Luziânia pelo no link https://l1nk.dev/Luziania e pode ser baixado por edital.

No último dia 04 de novembro os 03 editais haviam sido publicados no DIÁRIO OFICIAL/GO N° 24.406 e em 30 dias a maioria das etapas já concluídas, e a partir de amanhã dia 06 de dezembro a equipe colherá assinaturas de forma presencial dos Termos de Execução Cultural, instrumento jurídico referente aos Editais Nº 001 e 002/2024.

Os resultados quantitativos foram positivos, tendo em vista não haver sobras. Nos Editais 001 e 002/2024 foram consideradas “HABILITADAS” 110 inscrições, sendo 100 (cem) proponentes do Edital nº 001/2024 e 10 (dez) do Edital nº 002/2024.

Já o Edital 03/2024 – foram abertas 8 vagas para os pontos certificados e novos pontos de cultura, destes apenas 02 projetos foram “HABILITADOS”. O editalcontempla projetos de entidades certificados pelo Ministério da Cultura (MinC) como Pontos ou Pontões de Cultura. Também poderiam participar do certame entidades culturais sem certificação e serem beneficiadas, desde que cumprissem os pré-requisitos da Lei Cultura Viva. O próximo passo é a qualificação e assinatura dos Termos de Compromisso Cultural – TCC, instrumento jurídico referente específico do Edital Nº 003/2024.

Segundo o Secretario Didi Viana todo o processo de operacionalização vem ocorrendo de forma plena, equipe focada com objetivo de entregar dentro do cronograma e/ou até antecipar. A cidade de Luziânia nos seus 278 entregará aos fazedores de cultura benefícios fundamentais para sustentabilidade e manutenção das atividades culturais locais.

FIQUE POR DENTRO DA OPERACIONALIZAÇÃO DA PNAB – A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), instituída pela Lei n.º 14.399, tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural em todos os estados, municípios e no Distrito Federal. A execução da PNAB será realizada em parceria com esses entes federativos, por meio da transferência de recursos do Ministério da Cultura.

A Secretaria de Cultura, Juventude e Igualdade Racial criará uma ferramenta de acompanhamento de execução dos projetos para o ano de 2025. Isso irá orientar os agentes culturais quanto à execução e as regras de uso e aplicação das logomarcas obrigatórias, conforme determina a PNAB – Lei nº 14.399/22.