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Iniciou hoje a quarta edição do FESTIN – Festival de Teatro Infantil de Goiás

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A quarta edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (FESTIN GO). Iniciou-se hoje às 17 horas e terá atividades amanhã 29 e diia 30 conforme programação. Neste ano por causa da pandemia do coronavírus, a edição será totalmente online, transmitida pelas redes sociais do evento. O FESTIN GO promove a inclusão e a valorização das produções culturais goianas, através da arte e da cultura.Com a promoção do filósofo e produtor cultural Hélio Martins e parcerias de companhias e grupos goianos, o festival traz em sua programação, totalmente gratuita, 5 espetáculos e uma Live formativa sobre a ‘Acessibilidade em tempos de pandemia. Além disso, todos os espetáculos terão interpretes de libras online, audiodescrição online e legendas.

Fonte: Festin 2021

SERVIÇO:

Evento: 4 Festin-Go0 Festival de teatro Infantil de Goiás

Data: 28, 29 e 30 maio 2021

Local: site festin https://festingoias.com.br/ ( todo com recursos de acessibilidade)

Entrada gratuita

Censura livre

Espetaculos com interpretes de libras online, audiodescrição online e legendas

Realização : Cia flor do cerrado

Informações:festingoias.com.br

 ou 98145 8939                  

992630562 Assessoria de Comunicação: Rafael Blat

Release- 4 Festin/Go

O  festin- festival de teatro infantil de Goiás chega em sua 4 edição com sinal dos novos tempos e totalmente adaptado ao universo online ao vivo, de 28 a 31 de maio de 2021. O festin chega totalmente virtual e ainda mais com forte trabalho em acessibilidade. O 4. Festin tem na programação grupos goianos convidados e nacionais renomados e premiados da cena artística como a Cia flor do cerrado, O grupo de teatro Cidade Livre, O grupo Destinatários, o Instituto arte e Inclusão-INAI,

O festival nasceu oficialmente  em 2017,e segundo a Cia Flor do Cerrado a idealizadora do projeto junto com o gestor e produtor cultural Helio Martins a ideia era realizar uma mostrar cultural dos 5 anos da companhia., no entanto  resolveram abrir o convite para outros parceiros e criaram  o Festin.  Com o passar dos anos o festival ganhou forma e visibilidade. E Hoje já está entre os melhores do pais nesse seguimento e dentre os únicos que discute  e oferece recursos de acessibilidade e acolhe as  PNE.   Isso se deu com novas parcerias que foram surgindo. O festival nunca teve apoio financeiro de empresas, patrocínio e/ou lei de incentivo. As 3  primeiras edições feitas com  recursos próprios, venda de ingressos e parcerias. Nesta 4 edição o festival conta  com um projeto na lei de incentivo municipal de Goiânia. Além de que  Os recursos de Acessibilidade sempre foi uma luta para garantir a eles como audiodescrição, interpretes de libras e acessória assistida

Desafios:

Segundo o produtor geral Helio Martins O Festin Goiás, tem muitas particularidades: valorização da produção local e valorização do teatro infantil de Goiás são duas delas. No entanto  a sua contribuição em garantir acessibilidade cultural em sua programação, o torna relevante no cenário cultural nacional. Primeiro por ser um festival de teatro infantil e outro por discutir e proporcionalizar recursos de acessibilidade para um publico cada vez mais esquecido na cena cultural.

Alem do grande desafio de fazer um festival nesses tempos a preocupação do grupo com certeza é o público. Existe  uma opção por trabalhar com crianças e suas famílias , esse público já estão cheios de atividades online (Escola, ballet, grupos da igreja, desenho). Outro grande desafio é garantir a acessibilidade cultural na programação virtual do festival.

Dentre os Parceiros o Festin conta com associações de classe como o NAIA Autismo, Associação dos Deficientes Visuais, a Associação das mulheres surdas do estado de Goiás.

Parceria com a faculdade de letras, libras e tradução da UFG Parceria com o Sesc Goiás – Teatro Sesc  Parceria com o Teatro Goiânia  Parcerias com a secretarias municipal de Cultural e Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia Parceria com a Sescult Goias.

Durante o Festival acontecerá uma importante mesa formativa como a discussão  ACESSIBILIDADE CULTURAL EM TEMPOS DE PANDEMIA (Participação de um representante da comunidade surda, uma intérprete de libras e uma audiodescritora)

Programação:

Dia 28/05 (Sexta-feira) 

17 h – Abertura – Vídeo institucional 

17h05 – “ENTRE LETRAS” – CIA DE TEATRO CIDADE LIVRE Sinopse 

Tainá, uma menina muito esperta, resolve mostrar ao seu amigo João onde estão todos “os segredos do mundo, os mais profundos desejos…”. Ele, muito curioso, aceita a proposta de Tainá que o leva até o baú onde tudo isso e muito mais está guardado. O resultado disso é uma grande viagem que contém leitura, interpretação de texto, valorização dos livros, da escrita, contato com as lendas brasileiras e muito mais. Tainá e João acabam se tornado leitores para uma vida inteira, leitores de “Entre Letras”. 

Classificação: Livre 

Dia 29/05 (sábado) 

9h – LIVE FORMATIVA

CONVIDADOS:MARLON HENRIQUETÁLITA SERAFIMDRA. CRISTINA LOPES, professora, fisioterapeuta, e Secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia.Mediação: Helio Martins( produtor cultural e idealizador do festin go

15h – AMO PALHAÇO (CLOWNS-TÔ-FOLIA) – GRUPO IMAGEM Sinopse 

O espetáculo “Clowns-tô-folia” reúne quadros miméticos clownescos, que contam pequenas histórias de amor e humor. A simplicidade das personagens que compartilham sentimentos cotidianos é o elemento cativante que estabelece

o vínculo entre o teatro e a plateia. São quadros que funcionam como pequenos contos da vida amorosa e cotidiana. A poesia e o humor se juntam, doando à vida massificada um olhar simples e lúdico. Um vendedor de bonecas e sua solidão amorosa, um casal de amores brutos, um atleta e sua academia aberta, uma feiosa e seus valentes pretendentes: essas são situações da vida “clowstofólica” escondida pelo dia a dia automatizado. 

Classificação: Livre 

17h – “TRANÇAS” – GRUPO TEATRO DESTINATÁRIO 

Sinopse 

A pequena Bintou vive numa aldeia em Moçambique, e seu grande sonho é ter tranças, como sua irmã e todas as mulheres de sua família. Quando fecha os olhos a menina sonha com longas trancinhas coloridas, enfeitadas com pássaros e conchinhas, porém ao abrir os olhos “tudo o que tem são quatro birotes”, pois a tradição diz que crianças não podem usar tranças. 

Até que em um dia de festa na aldeia, Bintou com um ato de bravura e coragem salva duas crianças de sua vizinhança… Será que por sua esperteza ela ganhará um prêmio? Venha desvendar essa aventura com Bintou, a menina dos quatro birotes! 

Classificação: Livre 

Dia 30/05 (domingo) 

17h – MARIA GRAMPINHO – INSTITUTO ARTE E INCLUSÃO / INAI Sinopse 

Uma pessoa se destaca perambulando pelas ruas da Cidade de Goiás. Mulher pequena e negra com sua trouxa na cabeça, mais de trezentos grampos brilhantes em seu cabelo, com suas sete saias e seus botões, deixa algo de mistério não revelado que mexe com a imaginação de todos. 

Maria Grampinho, seu nome. Seu dormitório o porão da Casa da Ponte. Assim segue Maria… errante, motivo de algazarra das crianças… mas com pouso certo e muito amada por famílias vilabelenses. 

De forma animada, com música e dança, “Maria Grampinho” é um espetáculo que mergulha nos mistérios desta personagem. 

Classificação: Livre

18h – OS SALTIMBANCOS – CIA FLOR DO CERRADO 

Sinopse 

A Cia Flor do Cerrado traz ao palco a história de quatro amigos que pelo mesmo motivo saem da casa de seus donos, cada um com sua história, ainda que com o mesmo enredo. Suas vidas foram marcadas por maus tratos. Ao fugir de casa, ao longo do caminho, o Jumento se encontra com o cachorro, a galinha e a gata. Juntos vão à cidade com o sonho de serem músicos; daí, mais que uma parceria, surge uma bela amizade. Unidos pelo mesmo sonho, descobrem que a vida na cidade não é fácil, e que se manterem unidos é menos ainda. Porém, juntos, provam que a amizade é capaz de vencer todas as barreiras e desafios. Classificação: Livre 
 Sobre Live formativa: 29 maio as 9hs

CONVIDADOS:

MARLON HENRIQUE, estudante do curso de Letras: Libras da Faculdade de Letras da UFG e criador do perfil do Instagram @meensinalibras

TÁLITA SERAFIM, graduanda em Letras pela Faculdade de Letras da UFG, mestranda em ensino na educação básica, pela UFG, pesquisadora em inclusão e acessibilidade, cantora, atriz e consultora de áudiodescrição.

DRA. CRISTINA LOPES, professora, fisioterapeuta, e Secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia.

MEDIADOR:

HÉLIO MARTINS, filósofo e produtor cultural, mestrando em performances culturais da UFG e idealizador e produtor do FESTIN Goiás.

A proposta da Live formativa dentro da Programação da 4º edição do FESTIN Goiás, é a troca de informações e experiências dos convidados para o reforço de medidas bem sucedidas, de acessibilidade cultural neste período de pandemia.

FICHA TÉCNICA 

Produção Executiva: Hélio Martins 

Assistência de produção: Elisangela Maria e Sandra Clesys Edição de vídeo: Vinicius Queiroz 

Intérpretes de Libras: 

Projeto Gráfico: Juan Melzi 

Analista de mídia social: Jimmy Cardoso 

Audiodescrição: Thiago Santana (roteiro e narração), Tálita Azevedo (consultoria)  Assessoria de comunicação: Rafael Blat

Animação – Lobianco Produtora

Desenvolvedor do site – Pedro Duarte

Grupos Parceiros:

Cia Flor do Cerrado

Cia de Teatro Cidade Livre

Grupo Imagem

Instituto Arte e Inclusão / INAI

Teatro Destinatário

Parceiros:

Sesc Goiás

Prefeitura de Goiânia – Secretaria Municipal de Cultura 

Prefeitura de Goiânia Secretaria de Direitos Humanos

Núcleo de Apoio e Inclusão ao Autistas – Naia autista Goiânia

Associação dos Deficientes visuais do estado de Goiás / ADVEG

Apoio: SESC Goiás, Secretaria Municipal de Cultura

SERVIÇO:

Evento: 4 Festin-Go0 Festival de teatro Infantil de Goiás

Data: 28, 29 e 30 maio 2021

Local: site festin https://festingoias.com.br/ ( todo com recursos de acessibilidade)

Entrada gratuita

Censura livre

Espetaculos com interpretes de libras online, audiodescrição online e legendas

Realização : Cia flor do cerrado

Informações:festingoias.com.br ou   98145 8939                  

                                                              992630562

*No site tem o link pra Yotube e toda a programação

Fotos: Cia flor do cerrado: https://drive.google.com/drive/folders/1u8Tl0bCJpwKqBmapDJ_QdH0HslSackhN

Fotos: cia cidade livre:

https://drive.google.com/drive/folders/1KdcxMBv03NjhkNTPLNYZXJDaPakbLkUi

fotos: grupo Imagem( Inhumas

https://drive.google.com/drive/folders/1l1DSqcd3Abh02pOO4ZRlj-_YJfDiMCCB

A cidade de Luziânia tem um líder local no Dia Mundial da Criatividade de 2021

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A cidade de Luziânia é uma das 120 a integrar Dia Mundial da Criatividade

Trata-se de um evento de criatividade, a nível internacional está na sua IV edição.

O nosso município de Luziânia – Goiás que fica a 50 quilômetros da capital federal Brasília e a 206 quilômetros de Goiânia, e é a primeira vez que participa desta importante ação criativa.

O Dia Mundial da Criatividade, que surgiu aqui aqui Brasil no ano de 2014, foi repercutindo por vários países do mundo neste período sendo ampliado a sua participação no decorrer dos anos.

Em virtude da pandemia do coranavirus todas as ações estão sendo sugeridas on-line, a pesar de constar as duas possibiliades de live e play a coordenação geral indica o que veja ser mais conveniente para cada inspirador.

As formas de participação são três, inspirador, voluntário e patrocinador/apoiador e as inscrições estarão abertas até amanhã 20 de março pelo link abaixo:

As produções de cada inspirador selecionado a participar do grande evento Dia Mundial da Criatividade, serão disponíbilizadas nos dias 21 e 22 de abril na plataforma do evento, e também divulgadas nas redes sociais do líder local, dos inspiradores e voluntários participantes.

Inscrições aqui é GRATUITO

https://www.worldcreativityday.com/brazil/luziania/home

João Almir o líder local do evento na cidade, é Pedagogo e possuí especialização em Educação e Patrimônio Cultural Artístico, é escritor, cordelista e produtor cultural. O mesmo informa que ainda há disponibilidade de vagas, e se outras cidades que possuem inscrições em excesso e que queiram participar pela nossa cidade, fica a critério do líder local indicar e/ou se preferir pode falar conosco no grupo de líderes.


“Queremos democratizar para que todos participem, o que vale mesmo é a interação e não somente o fato de ser de cidade X ou Y, afirma o Líder local de Luziânia João Almir, que reforça sobre a participação”.

Percebe-se portanto que o objetivo do “Dia Mundial da Criatividade” é agregar valor a todas essas ações, promovendo ha interação e conectividade de forma a atingir a criatividade, de todos que desejaram contribuir com o bem comum, e assim consolidar uma sociedade sólida, criativa, inspiradora se conectando com o mundo a partir da iniciativa coordenada por Lucas Foster o grande mentor do projeto mundial.

Por isso é de extrema importância a sintonia, bem como a conectividade dos participantes, pois o evento vai acontecer de forma simultanea, onde envolverá todos os inscritos das cidades do mundo a fora.

A programação é única e exclusiva voltada para o dia 21 e 22 de abril e que ficará disponível na plataforma.

A Organização das Nações Unidas – ONU já reconheceu o dia 21 de abril como
O “Dia Mundial da Criatividade” (World Creativity Day), que já foi promulgada e faz parte do calendário anual da organização mundial. Pelo fato de ser o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. O líder que é psicólogo Lucas Foster, ao longo dos anos vem se conectando de forma esplêndida, isso desde a sua primeira edição quando conta com a participação especial de britânico John Howkins, que é autor do best-seller “Economia Criativa” e também contou com as palestras de empresas nada mais.nada menos que o Google, Heineken e YouTube.

São 13 os temas específicos: Pensamento analítico e inovação, Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, Resolução de problemas complexos, Pensamento crítico e análise, Criatividade, originalidade e iniciativa, Liderança e influência social, Uso, monitoramento e controle de tecnologia, Design e programação de tecnologia, Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, Raciocínio, resolução de problemas e ideação, Consciência ambiental, interdependência e regeneração, Respeito à diversidade, gêneros comentar.

Se desejarem ser apoiador e/ou patrocinador do projeto, entre em contato com o Líder Local.

Serviço:

Inscrições até: 20 de março

https://www.worldcreativityday.com/brazil/luziania/home

Realização: 21 e 22 de abril

Líder local: @autorjoaoalmir

Apoio: Tinguis Edições e Secretaria de Cultura e Juventude

Maiores informações:

Cuscuz é Reconhecido Patrimônio Imaterial da Humanidade

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Patrimônio Imaterial

Na última quarta-feira dia 16 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) consolidou o registro do prato “cuscuz” como um bem do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O processo de reconhecimento foi impetrado por um conjunto de quatro países árabes do Norte da África, a Argélia, o Marrocos, a Tunísia e a Mauritânia, com isso foi fortalecido para o reconhecimento da iguaria.

“Os conhecimentos, práticas e tradições relacionadas à preparação e ao consumo do cuscuz acabam de ser inscritos na lista do patrimônio imaterial”, disse a Unesco na quarta-feira (16) nas suas mídias sociais. A inscrição conjunta dos quatro países foi descrita como “um exemplo de cooperação internacional”.

Patrimônio Imaterial
Foto: Reprodução

Geralmente é um processo longo e conta com analise e inventário desses bens imateriais, para que sejam reconhecidos pela Unesco incluem práticas da vida social de uma país ou de uma região manifestadas por meio de saberes, modos de fazer, celebrações, expressões artísticas e outras atividades dessa linha. A tradição culinária do cuscuz se juntou a outros rituais já reconhecidos.

O cuscuz é um alimento que faz parte do cardápio dos povos árabes, e no Brasil veio junto ao período de colonização, é um prato bastante difundido e consumido na região nordeste e nas demais.  O modo de preparo do cuscuz é básico, pode variar de região para região quando algumas ainda preservam o cuscuz feito no prato, envolto ao pano e sobre uma panela a banho Maria. E para perpetuar os valores simbólicos que tem, através da transmissão oral e pela observação e imitação da prática extraída dos saberes popular.

Apesar de se fazer o cuscuz de arroz e até de tapioca, o grão predominante para a extração da massa para o tradicional cuscuz é o milho. Que é o grão mais produzido em todo o mundo e no Brasil não é diferente, faz parte da cadeia alimentar do humano, bem como para diversos animais.

Foto: Reprodução

Nas comunidades tradicionais quando sêmola é moída, ou seja, o milho é moído por forrageiras, ou pisado em pilão de madeira. Antes mesmo desse processo o milho para o cuscuz é selecionado e guardado em ambiente seguro de pragas.  Faz parte da tradição dessas culturas ter as mulheres exercendo e desempenhando essas atividades de extração da massa. E consequentemente o preparo propriamente dito do prato típico para o consumo, que geralmente faz parte do cardápio no café da manhã e lanches, e também em vários outros pratos.

O cuscuz costuma serem servido com uma variedade de acompanhamentos, como ensopados picantes, carnes, peixes ou vegetais, que variam segundo a tradição de cada lugar ou cozinheiro. O cuscuz é um alimento básico em toda a região onde estão os países que levaram adiante a inscrição na Unesco.

O cuscuz é registrado
Patrimônio imaterial
Com sua cultura genial
É um prato arretado
Das arábias importado
Come João e o Zeca
A tarde vem a soneca
Não quero usar capuz
Eu quero comer cuscuz
Com ovo e carne seca.

Por João Almir

Presidente da Comissão Goiana de Folclore lança catálogo MAPI-GO, Mapeamento do Patrimônio Imaterial de Goiás

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MAPIGO

O Projeto MAPI-GO – Mapeamento do Patrimônio Imaterial do Estado de Goiás e é uma iniciativa da Comissão Goiana de Folclore concomitante as comissões municipais e colaboradores. O projeto é fomentado pela Lei Goyazes e conta com parceiros como Secretaria de Estado de Cultura e Estado de Goiás, Arte Plena. Vem sendo desenvolvido desde 2017 com esforços múltiplos de todos os folcloristas, pesquisadores e mestres e mestras da cultura popular de mais 40 municípios goianos. A idealizadora e coordenadora da iniciativa é a folclorista Izabel Cristina Alves Signoreli que é também Historiadora e Presidente da Comissão Goiana de Folclore.

Imagem: Capa oficial do Catálogo

O trabalho tem por objetivo ser uma ferramenta que visa salvaguardar o patrimônio cultural imaterial do Estado, de forma a compartilhar as responsabilidades e informações. O levantamento desenvolve um estreito contato com os grupos sociais, que produzem, reproduzem e transmitem esse patrimônio, o projeto de mapeamento, identificação, registro e fomento à valorização e à continuidade de bens culturais imateriais do goiano.

Conversamos com a folclorista Izabel onde ela reforça que o Estado de Goiás é um berço cultural, e tem grande participação na formação cultural do Brasil, se diz feliz pela concretização do projeto MAPI-GO, o sentimento é de dever cumprido nesse primeiro momento, e com a satisfação imensa de poder contar com as Comissões Municipais de Folclore do Estado de Goiás. É muita emoção em receber o carinho e companheirismo de todos que se empenharam ao projeto juntamente conosco nesses mais de dois anos de buscas e pesquisa. É uma riqueza o patrimônio cultural popular que se caracteriza pela diversidade de expressões dos variados segmentos e as expressões como as musicais, dramáticas, coreográficas, literárias, culinárias e artesanais. Esse tipo de bem cultural é constituído ao longo da formação histórica de cada uma dessas regiões, resultante dos cruzamentos de imaginários e de práticas culturais das etnias e grupos humanos que aportaram no Estado.

Foto: Presidente da CGF – Izabel Signoreli

Os registros catalogados e aqui apresentados tem o objetivo alertar a importância do patrimônio imaterial, a partir de suas categorias definidas pelo Decreto 3.551/2000. Em analise a visitas/cidades/campo, podemos perceber uma disparidade entre categorias saber e modo de fazer, ofício e as formas de expressão.

Deste modo o trabalho pretende alcançar os diversos espaços, como bibliotecas, casas de cultura, museus, escolas e principalmente os dirigentes e membros das mais de 40 Comissões Municipais de Folclore, ambas atuam nessas perspectivas a partir das ações e estudos em defesa da preservação do patrimônio cultural imaterial goiano.

Vale lembrar que o folclore brasileiro é presente em todos os estados do país, o Goiás é conhecido pelas Cavalhadas de Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás, as Festas do Divino de Luziânia e Corumbá de Goiás, e o Fogaréu que é executada na Cidade de Goiás que foi a primeira capital do estado. Por isso os esforços como da Comissão Nacional do Folclore, fundações, institutos e outras entidades que tem atuado para o registro de vários bens culturais como o Samba, a Literatura de Cordel, Feiras e há projetos tramitando na Câmara Federal para reconhecer o São João e outras manifestações.  

O lançamento oficial do catálogo será de forma online pelas redes sócias da própria editora, tendo em vista a pandemia que ocasionou o coronavírus ainda ser presente em todo o mundo, e aqui não é diferente, por isso será feita a transmissão de forma virtual com diálogo entre a idealizadora e a editora.

Serviço:

Evento: Lançamento Oficial do MAPI-GO – Mapeamento do Patrimônio Imaterial

Data: 21 de dezembro de 2021

Horas: 19 horas

Local: Instagram: @tagoreeditora

Por João Almir

Redação Portal Tinguis

Após 20 anos de espera atleta Piauiense recebe medalha olímpica

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Piauiense

O atleta Cláudio Roberto de Sousa, durante todos esses anos de espera nunca desistiu do esporte e muito menos de acreditar na possibilidade de receber a sua medalha olímpica. Nesse último dia de 13 em uma cerimônia criada exclusivamente para essa finalidade entrega da medalha ao atleta olímpico de origem do Piauí. Atua com projetos de atletismo e é um defensor das diversas modalidades do esporte.

Foto: Reprodução Perfil do Atleta

O evento foi estrutura pelo COB e COI e teve a participação dos demais atletas do revezamento da olimpíadas de Sydney na Austrália em 2000. A felicidade tanto de Cláudio como de seus companheiros eram nítidos e estavam de fato revivendo aquela importante data para o esporte brasileiro, a conquista de uma medalha olímpica sempre tem pontos positivos para um país, e para o Brasil é em dobro tendo em vista todas as adversidades que os atletas e treinadores encontram para fazer a gestão do esporte que é o atletismo.

Naquela ocasião a Olimpíada de Sydney, em 2000, o revezamento brasileiro era composto por seis integrantes: Vicente Lenilson, Edson Luciano, André Domingos, Claudinei Quirino, Claudio Roberto e Raphael Oliveira, sendo que este último era suplente e não chegou a competir nos Jogos.

Foro: Reprodução

Em Sydney 2000, Cláudio Roberto disputou as eliminatórias do 4×100 metros no lugar de Claudinei Quirino, mas, por um erro da organização dos Jogos, voltou ao Brasil sem a medalha. Na ocasião, o COB entrou em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI), mas não conseguiu reverter a situação.

No ano passado, após encontro entre Cláudio e o vice-presidente do COB, Marco La Porta, em Teresina (PI), a entidade decidiu fazer nova consulta ao COI, enviando uma série de provas e documentos, e a resposta foi positiva.

Como o próprio Cláudio descreveu em seu perfil do instagram que Agora sim!! Medalha Olímpica no peito. Depois de 20 anos erro corrigido e justiça feita. Agora sim literalmente Medalhista Olímpico. Muito obrigado à todos aqueles que contribuíram direto ou indiretamente para esse momento inesquecível.

Foto: Reprodução

Redação do Portal

51 Km de alargamento da Rodovia BR – 135 no Estado do Piauí é entregue

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Tinguis

Após alguns anos em execução das obras de trechos de alargamento da BR – 135, foi concluído agora mais 51 Km entre São Gonçalo do Gurgueia – PI e Corrente – PI. Já é um ganho imensurável com a adequação do trecho mesmo ainda faltando bastante para que a rodovia se torne mais segura para os condutores, o amplo acostamento agora facilitará o trafego e vai proporcionar maio segurança aos usuários diariamente nessa pista que possuem números bastante negativos ao longo de sua história.

Foto: Reprodução DNIT

As informações são do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o trecho foi entregue e definitivamente liberado neste último sábado dia (12), na véspera de Santa Luzia. São 51 Km de alargamento de plataforma na BR-135 (PI), no trecho entre São Gonçalo do Gurgueia/PI (Km 539,00) à Corrente/PI (Km 590,30). A rodovia, que apresentava uma plataforma de 6,00m, foi alargada para 12,00m, gerando uma adequação de capacidade. Foram realizados ainda serviços de melhoria dos dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e serviços de conservação rotineira da rodovia.

Um investimento na ordem de 11 milhões de reais para a execução das obras, más que agora vai proporcionar mais conforto e tranquilidade aos usuários, esse trecho foi executado de forma rápida tendo em vista o início ter ocorrido em junho deste ano.

Ressaltamos da importância que é a BR-135/PI: Ela tem um papel fundamental para a circulação e acesso aos vários estados do nordeste, ela corta o sul do Estado do Piauí, ligando ao Estado da Bahia. Como sabemos ainda é o calcanhar de aquiles dos governantes tanto do estado do Piauí como da União. Tendo em vista ser o elo entre outras regiões do país e principalmente do grande volume de produção de grãos no Sul do Estado na última década e consequentemente o volume de veículos pesado transitando aumenta os riscos bem como a necessidade de criarem alternativas que garantam as condições ideais para a logística e modal. O agronegócio do Estado só se desenvolve, mesmo as rodovias melhorando e muito nos últimos anos ainda carece ter um olhar diferenciado, tendo em vista a tendência é que o Sul do Piauí amplie mais ainda a produção nos próximos dez anos. E a BR-135 é a que liga as Regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil ao Estado.

Não apuramos se há previsões para novos trechos, o importante nesse momento é um trecho já liberado, os demais ainda carecem redobrar as atenções e os cuidados dos condutores a fim de garantir segurança a todos os usuários.

Com R$ 21 milhões, Aldir Blanc Gran Circular contemplará 1890 artistas do DF

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Faltando pouco mais de um mês para findar o prazo da execução da Lei Aldir Blanc, os estados, cidades e o distrito federal correm para carecer devolver os recursos.

Na maioria das cidades e o distrito federal a morosidade se dar criação de leis de destinação dos recursos, que devem existir instrumentos legais que garanta a transparência e legalidade e sua distribuição.

Desta forma a capital federal tem a missão de distribuir R$ 21 milhões para 1890 agentes culturais das 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal, o edital Aldir Blanc Gran Circular (19/2020) abre inscrições entre os dias 27.11 (a partir da 0h01) e 11.12 (até as 18h) em seis linhas para pessoas físicas e jurídicas. Sem sombra de dúvidas uma premiações nunca vista na capital e acreditamos que em todo o país, o que acreditamos é que chegue de fato na ponta, pois os mais de 25 segmentos da cultura estão paralisados desde o início de março do corrente ano.

São elas:

Linha 1

Pessoas físicas (agentes culturais) – 750 prêmios de R$ 4 mil (R$ 3 milhões).

INSCREVA-SE NA LINHA 1 (AGENTES CULTURAIS)

Linha 2

Pessoas físicas (bastidores) – 500 prêmios de R$ 4 mil (R$ 2 milhões)

INSCREVA-SE NA LINHA 2 BASTIDORES

Linha 3

Coletivos – 200 prêmios de R$ 20 mil (R$ 4 milhões)

INSCREVA-SE PARA A LINHA 3 COLETIVOS

Linha 4

Cultura nas Cidades – 300 prêmios de R$ 25 mil (R$ 7,5 milhões)

INSCREVA-SE PARA A LINHA 4 – ARTE NAS CIDADES

Linha 5

Iniciativas Festas Populares –  100 prêmios de R$ 25 mil (R$ 2,5 milhões)

INSCREVA-SE PARA A LINHA 5 – INICIATIVAS FESTAS POPULARES

Linha 6

Festivais – 40 prêmios de R$ 50 mil (R$ 2 milhões)

INSCREVA-SE PARA A LINHA 6 – FESTIVAIS

Foto: Ponto de Cultura Tríade – Grupo Pregando Peça

“É com imensa felicidade que anuncio o edital Gran Circular Aldir Blanc, que compõe a Linha 3 da Lei 14.017″. Diz o secretário Bartolomeu.

O Brasil e a crise de gestão cultural – do Plano Nacional de Cultura a Lei Aldir Blanc

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Tinguis

O Brasil vivência uma crise de gestão principalmente quando tratamos da política cultural do país, ainda mais nesse momento de pandemia do coronavírus que ocasionou o Covid-19 do qual afetou diversas áreas. O mercado cultural foi uma das economias criativas mais prejudicadas desde fevereiro do corrente ano, seguindo os protocolos de segurança em conformidade com as determinações dos órgãos de controle e gestão da saúde do país.

Preste a completar dez anos do Plano Nacional de Cultura (PNC) que de acordo com a lei “é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias, ações e metas que orientam o poder público na formulação de políticas culturais. Previsto no artigo 215 da Constituição Federal”.

O Plano foi instituído pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Tem por finalidade e objetivo ser uma ferramenta e elemento norteador das políticas públicas de cultura do Brasil. Visando orientar para que haja o desenvolvimento dos programas, bem como dos projetos e ações culturais a fim de garantir a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.

O que presenciamos principalmente nos últimos dois anos são um desmonte e desqualificação de um setor que gera economia e renda, nada mais natural que na ordem de 2.64% do PIB Brasileiro e gera mais de um milhão de empregos diretos e indiretos. Há também mais de 250 mil empresas e instituições do setor cultural e um imenso crescimento na ordem de 9,1%, os dados são da Federação da Indústria do Rio de Janeiro.  

Os segmentos culturais estão aos poucos retomando suas atividades ainda de forma pacata, obedecendo às orientações sanitárias. O fato é que as dificuldades do setor são muito grandes onde vários espaços fecharam de forma definitiva as portas após vários anos de atividade, teatros, cinemas, espaços culturais e outros.

A gestão nacional da cultura teve início destituindo o Ministério da Cultura e passou a ser Secretaria Especial da Cultural, ficando por um determinado tempo vinculado ao Ministério da Cidadania até compor o Ministério do Turismo. No curto período de tempo passou vários secretários (as) como Roberto Alvim, a atriz Regina Duarte, e por último o ator Mario Frias que assumiu a pasta em junho deste ano, e até o momento não mostrou ao que veio, e segundo informações encontra-se desmotivado na pasta da cultura.

Segundo noticiado na Revista Veja o ator e secretario emitiu oficio com determinações expressas sobre as publicações de conteúdos, ou seja, tudo que for publicado nas páginas e redes sociais dos órgãos, agências ligadas a Secretária Especial da Cultura carece ser aprovadas pelo mesmo. Portanto acreditamos que essa é a única ação concreta do secretário.  Contudo o servidor deve sentir tranquilo com a remuneração que percebe mensamente, e até no quesito elogiar o presidente o secretário tem se limitado como sempre fez antes mesmo de assumir o cargo em Brasília.

Tinguis Aldir Blanc
Fonte: SNC – Lei Aldir Blanc

Os recursos da Lei Nº 14.017/2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc foi repassada a mais de 74,85% dos municípios brasileiros, conforme aponta os indicadores do Plano de Ação. Portanto salientamos que vários municípios não fizeram a distribuição dos recursos, com isso conforme a lei os recursos devem retornar para gestão do estado. A distribuição ficou da seguinte forma o Inciso I sob a gestão dos estados e Distrito Federal, os incisos II e III pelo munícipios devem ser distribuídos em pelo menos 20% destinados aos editais que se refere ao inciso III. Quanto ao prazo está quase se findando para execução da lei que é o repasse aos artistas, espaços e centros culturais previamente cadastrados nos mapas culturais das cidades e estado a qual é residente e instalado.

Uma morosidade grandiosa na implementação da lei, e algo que era para ser emergencial tornou-se tradicional como todo o processo burocráticos da gestão pública, quanto a convênios e outros mecanismos de repasses.

A última aparição do secretário de forma institucional foi quanto à informação da liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc para todos os municípios habilitados e aprovado os seus respectivos planos de ações.

Por João Almir Mendes de Sousa

Produtor Cultural

Após 12 anos de espera o médico Gedison comandará a cidade de Marcos Parente – PI.

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Nos próximos quatro anos, Marcos Parente será administrada pelo médico Dr. Gedison Alves Rodrigues (MDB). Que de acordo o resultado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último domingo (15/11), Gedison ganhou a eleição 2020 com 1.564 votos – 46,62% do total computado. Localizada há 354 quilômetros de Teresina a cidade possui 4.456 mil habitantes.

Conversamos via aplicativo de mensagens, onde fizemos algumas perguntas e questionamentos a fim de compreender e fazer com que os leitores, eleitores e população em geral possam fazer o mesmo. Com o resultado positivo nas urnas vem a transição e posterior vir assumir a gestão municipal que vai compreender o período de 2021/2024.

Gedison Alves Rodrigues – prefeito eleito tem 47 anos é médico, natural de Marcos Parente, reforça que foi sem sombra de dúvidas uma espera de 12 anos e 03 (três) disputas consecutivas para alcançar o êxito. Perguntado quais foram os principais desafios e dificuldades no percurso, e qual a sensação após ser eleito a governar a cidade de Marcos Parente nos próximos quatro anos.

Foto: Arquivo pessoal de Gedison

Sente-se feliz, pois o povo de Marcos Parente lhe encheu de alegria e orgulho, pois com saberia disse não ao desgoverno dos últimos 12 anos e sim pelo nosso projeto político que representa a mudança tão esperada pela população marcoense.

Enfrentei dificuldades, pois elas sempre existem em qualquer processo, destaco o atual prefeito por apresentar elevados índices de rejeição, do qual acreditamos ser um dos maiores da história política da cidade. Como também enfrentar um candidato com o apoio e suporte da maquina pública é sempre muito difícil.

Reforça que encara tudo como muita tranquilidade. Primeiramente porque o nosso objetivo é governar com muita transparência, aplicando os recursos com responsabilidade e eficiência. Eu acredito que na Câmara Legislativa estaremos alinhados, tanto o poder executivo como no legislativo sempre com o sentido de atender os interesses da nossa comunidade, sem vaidades e/ou qualquer tipo de atropelos, pois estaremos imbuídos de forma plena em fazer o melhor pela nossa querida cidade.

E que nesse primeiro momento estamos definindo a nossa equipe, secretariado e cuidando do processo de transição que é um procedimento normal. Precisamos colher dados, documentos e informações que serão importantes. Iremos fazer uma espécie de devassa na atual gestão e onde couber. Entraremos com ações para nos resguardar no futuro e transferir responsabilidades. A nossa preocupação inicial além da transição, é adotar medidas que irão garantir a continuidade e a manutenção dos serviços públicos essenciais e o cumprimento rigoroso das folhas de pagamento e fornecedores.

Terá um olhar diferenciado a pandemia do coronavírus, e vamos torcer para que não tenhamos uma grave crise econômica no próximo ano, bem como a segunda onda que já atinge alguns países europeus.

Vai intensificar as ações na atenção básica, melhorar e readequar a estrutura física do nosso hospital. De imediato fazer a aquisição de alguns equipamentos como Ultrassom e Raio –X. Instalaremos uma sala de pequenas cirurgias e uma sala vermelha para estabilização de pacientes graves, entre outras medidas necessárias já de imediato.

Igreja Matriz de Marcos Parente – Tinguis

Por fim Gedison reafirma ter consciência da enorme responsabilidade que está assumindo. Sinto-me com preparo e maturidade suficiente para receber essa missão de cuidar e zelar pelo nosso povo. O mais peço e rogo a Deus que nos conceda sabedoria, discernimento para que possamos conduzir a nossa gestão da melhor maneira possível, e fazer um excelente trabalho pelo nosso município.

Em mais uma oportunidade a equipe do Portal Tinguis parabeniza o novo prefeito e vereadores eleitos, e de um modo geral todos que colocaram seu nome a disposição da população local.

João Almir Mendes de Sousa

Brasília – DF

Eleições 2020 e o empoderamento das classes

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O empoderamento de classes menos favorecidas em todos os cantos do país ecoou nessas eleições municipais de 2020. Várias frentes foram defendidas e alcançou-se um resultado satisfatório neste momento que a população e comunidades clamam pela ocupação de espaço na política especialmente com mandatos eletivos para a legislatura de 2021/2024.

Segundo a Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) atua, cerca de 500 quilombolas se dispuseram a lutar por uma vaga tanto no executivo quanto no legislativo. O resultado preliminar aponta 57 quilombolas eleitos, sendo: 1 prefeito, 1 vice-prefeito e 55 vereadores. 

Como foi bastante noticiado em vários meios de comunicação do Brasil O grande destaque foi o resultado positivo nas urnas do remanescente Vilmar Kalunga, que foi eleito Prefeito na cidade de Cavalcante no estado de Goiás. Assim como quilombolas, comunidade LGBTQ, agentes culturais e outros segmentos alcançaram êxito em várias cidades.

Foto: Reprodução Marcelo Ferreira/CB/D.A

Na cidade de Valparaíso de Goiás que fica na divisa com Brasília – DF, um exemplo clássico de um resultado positivo nesta perspectiva de luta pela representatividade do setor cultural, esse por sinal um dos setores que mais tem sofrido com a pandemia coronavírus que ocasionou o Covid – 19. Que ainda não voltou às atividades de forma plena, com isso os profissionais dos diversos segmentos culturais do país ainda sofrem com as dificuldades não puderam atuar e ganhar o pão de cada dia.

Tratamos do músico, produtor cultural e ativista cultural Jorge Recife, como o próprio nome artístico sugere um nordestino radicado na cidade já alguns anos, e que presta um trabalho de excelência na cidade há um tempo suficiente para ser um legitimo representante da cultura e segmentos juvenis na câmara municipal de Valparaíso de Goiás. O Jorge já havia se candidatado em 2016 e não conseguindo êxito naquele momento, porém não deixou de trabalhar como sempre fez pela cidade e região do entorno da capital federal.

Foi eleito vereador com 1.060 votos pelo PDT, é aliado político do Prefeito reconduzido ao executivo municipal Pábio Mossoró que também nasceu politicamente nesta mesma perspectiva, oriundo de comunidade e áreas esportivas da cidade, e também por ser de família humilde e descendente de nordestino radicado na cidade por vários anos.

O que ocorreu na cidade foram uma verdadeira mobilização e esforços múltiplos, união dos segmentos culturais, que fez diferentemente de 2016 onde não teve a adesão na totalidade. Os artistas abraçaram o projeto político de forma plena, indo para as ruas bem como dando depoimentos e realizando atividades permitidas na campanha.

Portanto em todos os cantos do país ocorreram mudanças e a vontade do povo em eleger novos representantes, tendo como proposito apoiar os setores menos favorecido como ocorreu em quilombos, setor cultural, e outros movimentos.

As frentes pretendem construir pautas referentes que abrange à educação, à saúde, acesso ao território e ao fortalecimento da identidade quilombola. Bem como a luta pela sustentabilidade e meio ambiente e outra temáticas que carecem ser olhada com uma nova ótica.

Redação do Portal Tinguis