Acontecerá no próximo dia 26 de agosto a IV Semana do Folclore itinerante de Goiás, que este ano tem como anfitriã a cidade de Bela Vista de Goiás e será totalmente virtual transmitida pelo canal do YouTube da prefeitura.
O evento tem apoio da Comissão Goiana do Folclore e da Comissão Nacional do Folclore, bem como das diversas comissões municipais que trabalham unidas articulando e mobilizando os fazedores de cultura popular, mestres, mestras do grupos que manifestam e expressam a cultura pelo estado de Goiás.
A ação visa além de comemorar o dia nacional do Folclore que é todo dia 22 de agosto, conforme prevê a carta do brasileiro, que orienta as ações em prol da difusão da cultura popular e folcore, nessa perspectiva a comissão goiana tem artuculado as comissões de folclore que fazem um trabalho grandioso em prol da cultura. Sempre na perspectiva de valoração das variadas manifestações espalhadas por todos os municípios goianos.
Serviço
Evento: IV Semana do Folclore itinerante do estado de Goiás
Data: 26 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Canal do YouTube https://youtu.be/v1i_0cXAd0A
A literatura de cordel é importante ferramenta da cultura popular brasileira que é bastante difundida no nordeste, por ser uma linguagem simples e fácil, porém carece ser fomentada por mecanismos de incentivo e apoio do fundo de cultura e por meio de leis de incentivo.
Com o apoio do SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA – SIEC Edital de emergência cultural pela Lei Aldir Blanc do estado do Piauí, com o “PRÊMIO SEU JOÃO CLAUDINO”, fomentado pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT. A LAB veio com objetivo de suprir as carências dos segmentos culturais do país em virtude das paralizações dos setores da cultura, no Piauí não é e não foi diferente ondes artistas e fazedores de cultura ficaram sem atividades e concomitamente sem renda para o seu sustento e de sua família.
A ação em fase de execução pelo agente Jucivaldo Dias – Poeta Cordelista da cidade de São Raimundo Nonato, foi um dos comtemplados com os recursos da Lei Aldir Blanc e seu projeto está em fase de execução na região da Serra da Capivara.
A proposta do cordelista é trazer ao público a cultura popular Literatura de Cordel que é patrimônio imaterial do país, por meio de oficinas online: LITERATURA DE CORDEL E XILOGRAVURA NO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA: CONTANDO E PINTANDO HISTÓRIAS NO BERÇO DO HOMEM AMERICANO.
Tem por objetivos oferecer conteúdos de forma online, abordando a estrutura, tipos e das narrativas da poesia popular, as regras básicas que são a metrificação, oração e as rimas. Com isso contribuir para o fomento e difusão da literatura e seu elementos como o linguajar e a senilidade dos versos. Busca também sensibilizar os participantes da importância do gênero literário para humanidade.
SERVIÇO
▪︎A Oficina: Será em formato online (Aulas Lives) ▪︎Período: De Agosto a Outubro de 2021 ( Totalizando 8 aulas Lives / duas por semana) ▪︎Ministrante: Jucivaldo Pereira Dias (Cordelista escritor e declamador) ▪︎Canal de transmissão Youtube:(https://www.youtube.com/channel/UCqz4WbWF6N7noY9XOR0JT0A)
A quarta edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (FESTIN GO). Iniciou-se hoje às 17 horas e terá atividades amanhã 29 e diia 30 conforme programação. Neste ano por causa da pandemia do coronavírus, a edição será totalmente online, transmitida pelas redes sociais do evento. O FESTIN GO promove a inclusão e a valorização das produções culturais goianas, através da arte e da cultura.Com a promoção do filósofo e produtor cultural Hélio Martins e parcerias de companhias e grupos goianos, o festival traz em sua programação, totalmente gratuita, 5 espetáculos e uma Live formativa sobre a ‘Acessibilidade em tempos de pandemia. Além disso, todos os espetáculos terão interpretes de libras online, audiodescrição online e legendas.
O festin- festival de teatro infantil de Goiás chega em sua 4 edição com sinal dos novos tempos e totalmente adaptado ao universo online ao vivo, de 28 a 31 de maio de 2021. O festin chega totalmente virtual e ainda mais com forte trabalho em acessibilidade. O 4. Festin tem na programação grupos goianos convidados e nacionais renomados e premiados da cena artística como a Cia flor do cerrado, O grupo de teatro Cidade Livre, O grupo Destinatários, o Instituto arte e Inclusão-INAI,
O festival nasceu oficialmente em 2017,e segundo a Cia Flor do Cerrado a idealizadora do projeto junto com o gestor e produtor cultural Helio Martins a ideia era realizar uma mostrar cultural dos 5 anos da companhia., no entanto resolveram abrir o convite para outros parceiros e criaram o Festin. Com o passar dos anos o festival ganhou forma e visibilidade. E Hoje já está entre os melhores do pais nesse seguimento e dentre os únicos que discute e oferece recursos de acessibilidade e acolhe as PNE. Isso se deu com novas parcerias que foram surgindo. O festival nunca teve apoio financeiro de empresas, patrocínio e/ou lei de incentivo. As 3 primeiras edições feitas com recursos próprios, venda de ingressos e parcerias. Nesta 4 edição o festival conta com um projeto na lei de incentivo municipal de Goiânia. Além de que Os recursos de Acessibilidade sempre foi uma luta para garantir a eles como audiodescrição, interpretes de libras e acessória assistida
Desafios:
Segundo o produtor geral Helio Martins O Festin Goiás, tem muitas particularidades: valorização da produção local e valorização do teatro infantil de Goiás são duas delas. No entanto a sua contribuição em garantir acessibilidade cultural em sua programação, o torna relevante no cenário cultural nacional. Primeiro por ser um festival de teatro infantil e outro por discutir e proporcionalizar recursos de acessibilidade para um publico cada vez mais esquecido na cena cultural.
Alem do grande desafio de fazer um festival nesses tempos a preocupação do grupo com certeza é o público. Existe uma opção por trabalhar com crianças e suas famílias , esse público já estão cheios de atividades online (Escola, ballet, grupos da igreja, desenho). Outro grande desafio é garantir a acessibilidade cultural na programação virtual do festival.
Dentre os Parceiros o Festin conta com associações de classe como o NAIA Autismo, Associação dos Deficientes Visuais, a Associação das mulheres surdas do estado de Goiás.
Parceria com a faculdade de letras, libras e tradução da UFG Parceria com o Sesc Goiás – Teatro Sesc Parceria com o Teatro Goiânia Parcerias com a secretarias municipal de Cultural e Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia Parceria com a Sescult Goias.
Durante o Festival acontecerá uma importante mesa formativa como a discussão ACESSIBILIDADE CULTURAL EM TEMPOS DE PANDEMIA (Participação de um representante da comunidade surda, uma intérprete de libras e uma audiodescritora)
Programação:
Dia 28/05 (Sexta-feira)
17 h – Abertura – Vídeo institucional
17h05 – “ENTRE LETRAS” – CIA DE TEATRO CIDADE LIVRE Sinopse
Tainá, uma menina muito esperta, resolve mostrar ao seu amigo João onde estão todos “os segredos do mundo, os mais profundos desejos…”. Ele, muito curioso, aceita a proposta de Tainá que o leva até o baú onde tudo isso e muito mais está guardado. O resultado disso é uma grande viagem que contém leitura, interpretação de texto, valorização dos livros, da escrita, contato com as lendas brasileiras e muito mais. Tainá e João acabam se tornado leitores para uma vida inteira, leitores de “Entre Letras”.
Classificação: Livre
Dia 29/05 (sábado)
9h – LIVE FORMATIVA
CONVIDADOS:MARLON HENRIQUE, TÁLITA SERAFIM, DRA. CRISTINA LOPES, professora, fisioterapeuta, e Secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia.Mediação: Helio Martins( produtor cultural e idealizador do festin go
15h – AMO PALHAÇO (CLOWNS-TÔ-FOLIA) – GRUPO IMAGEM Sinopse
O espetáculo “Clowns-tô-folia” reúne quadros miméticos clownescos, que contam pequenas histórias de amor e humor. A simplicidade das personagens que compartilham sentimentos cotidianos é o elemento cativante que estabelece
o vínculo entre o teatro e a plateia. São quadros que funcionam como pequenos contos da vida amorosa e cotidiana. A poesia e o humor se juntam, doando à vida massificada um olhar simples e lúdico. Um vendedor de bonecas e sua solidão amorosa, um casal de amores brutos, um atleta e sua academia aberta, uma feiosa e seus valentes pretendentes: essas são situações da vida “clowstofólica” escondida pelo dia a dia automatizado.
Classificação: Livre
17h – “TRANÇAS” – GRUPO TEATRO DESTINATÁRIO
Sinopse
A pequena Bintou vive numa aldeia em Moçambique, e seu grande sonho é ter tranças, como sua irmã e todas as mulheres de sua família. Quando fecha os olhos a menina sonha com longas trancinhas coloridas, enfeitadas com pássaros e conchinhas, porém ao abrir os olhos “tudo o que tem são quatro birotes”, pois a tradição diz que crianças não podem usar tranças.
Até que em um dia de festa na aldeia, Bintou com um ato de bravura e coragem salva duas crianças de sua vizinhança… Será que por sua esperteza ela ganhará um prêmio? Venha desvendar essa aventura com Bintou, a menina dos quatro birotes!
Classificação: Livre
Dia 30/05 (domingo)
17h – MARIA GRAMPINHO – INSTITUTO ARTE E INCLUSÃO / INAI Sinopse
Uma pessoa se destaca perambulando pelas ruas da Cidade de Goiás. Mulher pequena e negra com sua trouxa na cabeça, mais de trezentos grampos brilhantes em seu cabelo, com suas sete saias e seus botões, deixa algo de mistério não revelado que mexe com a imaginação de todos.
Maria Grampinho, seu nome. Seu dormitório o porão da Casa da Ponte. Assim segue Maria… errante, motivo de algazarra das crianças… mas com pouso certo e muito amada por famílias vilabelenses.
De forma animada, com música e dança, “Maria Grampinho” é um espetáculo que mergulha nos mistérios desta personagem.
Classificação: Livre
18h – OS SALTIMBANCOS – CIA FLOR DO CERRADO
Sinopse
A Cia Flor do Cerrado traz ao palco a história de quatro amigos que pelo mesmo motivo saem da casa de seus donos, cada um com sua história, ainda que com o mesmo enredo. Suas vidas foram marcadas por maus tratos. Ao fugir de casa, ao longo do caminho, o Jumento se encontra com o cachorro, a galinha e a gata. Juntos vão à cidade com o sonho de serem músicos; daí, mais que uma parceria, surge uma bela amizade. Unidos pelo mesmo sonho, descobrem que a vida na cidade não é fácil, e que se manterem unidos é menos ainda. Porém, juntos, provam que a amizade é capaz de vencer todas as barreiras e desafios. Classificação: Livre Sobre Live formativa: 29 maio as 9hs
CONVIDADOS:
MARLON HENRIQUE, estudante do curso de Letras: Libras da Faculdade de Letras da UFG e criador do perfil do Instagram @meensinalibras
TÁLITA SERAFIM, graduanda em Letras pela Faculdade de Letras da UFG, mestranda em ensino na educação básica, pela UFG, pesquisadora em inclusão e acessibilidade, cantora, atriz e consultora de áudiodescrição.
DRA. CRISTINA LOPES, professora, fisioterapeuta, e Secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia.
MEDIADOR:
HÉLIO MARTINS, filósofo e produtor cultural, mestrando em performances culturais da UFG e idealizador e produtor do FESTIN Goiás.
A proposta da Live formativa dentro da Programação da 4º edição do FESTIN Goiás, é a troca de informações e experiências dos convidados para o reforço de medidas bem sucedidas, de acessibilidade cultural neste período de pandemia.
FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Hélio Martins
Assistência de produção: Elisangela Maria e Sandra Clesys Edição de vídeo: Vinicius Queiroz
Intérpretes de Libras:
Projeto Gráfico: Juan Melzi
Analista de mídia social: Jimmy Cardoso
Audiodescrição: Thiago Santana (roteiro e narração), Tálita Azevedo (consultoria) Assessoria de comunicação: Rafael Blat
Animação – Lobianco Produtora
Desenvolvedor do site – Pedro Duarte
Grupos Parceiros:
Cia Flor do Cerrado
Cia de Teatro Cidade Livre
Grupo Imagem
Instituto Arte e Inclusão / INAI
Teatro Destinatário
Parceiros:
Sesc Goiás
Prefeitura de Goiânia – Secretaria Municipal de Cultura
Prefeitura de Goiânia Secretaria de Direitos Humanos
Núcleo de Apoio e Inclusão ao Autistas – Naia autista Goiânia
Associação dos Deficientes visuais do estado de Goiás / ADVEG
Apoio: SESC Goiás, Secretaria Municipal de Cultura
SERVIÇO:
Evento: 4 Festin-Go0 Festival de teatro Infantil de Goiás
Acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio a execução das oficinas formativas Cordeliando pela literatura de Cordel, é um projeto da proponente Vanda Andrdade da Silva que está sendo executado com recursos da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
São três aulas previamente gravadas e editadas para ser transmitida pelo canal do Youtube da Triade Cultural que apoia a iniciativa. Portanto é um momento ímpar para conhecer um pouco mais sobre a cultura popular literatura de cordel, que é um patrimônio imaterial cultural e artístico reconhecido em 2018 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Queremos levar ao conhecimento deste relevante segmento literário a todos, e ainda proporcionar e disseminar o gênero e seus elementos. As páginas de internet e redes sociais são canais de comunicação para divulgar os projetos e ações no canal da Tríade Cultural.
Que consiste em um conjunto de iniciativas de valorização, promoção e difusão da literatura de cordel, que é um Património Imaterial da cultura do Brasil, sob a forma de apresentações artísticas, palestras e oficinas, com os elementos da cultura popular, história do cordel, xilogravura e culminando com a realização da apresentação teatral, recitação das produções dos cordéis.
Serviço:
Projeto: Oficina Formativa Cordeliando Pela Literatutra de Cordel Oficinas: 28, 29 e 30 de maio Horário: 15 horas
Realização: Coletivo Cordeliando
Proponente: Vanda Produções Artisticas
Organização: Ponto de Cultura Tríade Local: Canal do YouTube Triade Cultural
A cidade de Luziânia é uma das 120 a integrar Dia Mundial da Criatividade
Trata-se de um evento de criatividade, a nível internacional está na sua IV edição.
O nosso município de Luziânia – Goiás que fica a 50 quilômetros da capital federal Brasília e a 206 quilômetros de Goiânia, e é a primeira vez que participa desta importante ação criativa.
O Dia Mundial da Criatividade, que surgiu aqui aqui Brasil no ano de 2014, foi repercutindo por vários países do mundo neste período sendo ampliado a sua participação no decorrer dos anos.
Em virtude da pandemia do coranavirus todas as ações estão sendo sugeridas on-line, a pesar de constar as duas possibiliades de live e play a coordenação geral indica o que veja ser mais conveniente para cada inspirador.
As formas de participação são três, inspirador, voluntário e patrocinador/apoiador e as inscrições estarão abertas até amanhã 20 de março pelo link abaixo:
As produções de cada inspirador selecionado a participar do grande evento Dia Mundial da Criatividade, serão disponíbilizadas nos dias 21 e 22 de abril na plataforma do evento, e também divulgadas nas redes sociais do líder local, dos inspiradores e voluntários participantes.
João Almir o líder local do evento na cidade, é Pedagogo e possuí especialização em Educação e Patrimônio Cultural Artístico, é escritor, cordelista e produtor cultural. O mesmo informa que ainda há disponibilidade de vagas, e se outras cidades que possuem inscrições em excesso e que queiram participar pela nossa cidade, fica a critério do líder local indicar e/ou se preferir pode falar conosco no grupo de líderes.
Líder local
“Queremos democratizar para que todos participem, o que vale mesmo é a interação e não somente o fato de ser de cidade X ou Y, afirma o Líder local de Luziânia João Almir, que reforça sobre a participação”.
Percebe-se portanto que o objetivo do “Dia Mundial da Criatividade” é agregar valor a todas essas ações, promovendo ha interação e conectividade de forma a atingir a criatividade, de todos que desejaram contribuir com o bem comum, e assim consolidar uma sociedade sólida, criativa, inspiradora se conectando com o mundo a partir da iniciativa coordenada por Lucas Foster o grande mentor do projeto mundial.
Por isso é de extrema importância a sintonia, bem como a conectividade dos participantes, pois o evento vai acontecer de forma simultanea, onde envolverá todos os inscritos das cidades do mundo a fora.
A programação é única e exclusiva voltada para o dia 21 e 22 de abril e que ficará disponível na plataforma.
A Organização das Nações Unidas – ONU já reconheceu o dia 21 de abril como O “Dia Mundial da Criatividade” (World Creativity Day), que já foi promulgada e faz parte do calendário anual da organização mundial. Pelo fato de ser o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. O líder que é psicólogo Lucas Foster, ao longo dos anos vem se conectando de forma esplêndida, isso desde a sua primeira edição quando conta com a participação especial de britânico John Howkins, que é autor do best-seller “Economia Criativa” e também contou com as palestras de empresas nada mais.nada menos que o Google, Heineken e YouTube.
São 13 os temas específicos: Pensamento analítico e inovação, Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, Resolução de problemas complexos, Pensamento crítico e análise, Criatividade, originalidade e iniciativa, Liderança e influência social, Uso, monitoramento e controle de tecnologia, Design e programação de tecnologia, Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, Raciocínio, resolução de problemas e ideação, Consciência ambiental, interdependência e regeneração, Respeito à diversidade, gêneros comentar.
Se desejarem ser apoiador e/ou patrocinador do projeto, entre em contato com o Líder Local.
Na última quarta-feira dia 16 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) consolidou o registro do prato “cuscuz” como um bem do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O processo de reconhecimento foi impetrado por um conjunto de quatro países árabes do Norte da África, a Argélia, o Marrocos, a Tunísia e a Mauritânia, com isso foi fortalecido para o reconhecimento da iguaria.
“Os conhecimentos, práticas e tradições relacionadas à preparação e ao consumo do cuscuz acabam de ser inscritos na lista do patrimônio imaterial”, disse a Unesco na quarta-feira (16) nas suas mídias sociais. A inscrição conjunta dos quatro países foi descrita como “um exemplo de cooperação internacional”.
Foto: Reprodução
Geralmente é um processo longo e conta com analise e inventário desses bens imateriais, para que sejam reconhecidos pela Unesco incluem práticas da vida social de uma país ou de uma região manifestadas por meio de saberes, modos de fazer, celebrações, expressões artísticas e outras atividades dessa linha. A tradição culinária do cuscuz se juntou a outros rituais já reconhecidos.
O cuscuz é um alimento que faz parte do cardápio dos povos árabes, e no Brasil veio junto ao período de colonização, é um prato bastante difundido e consumido na região nordeste e nas demais. O modo de preparo do cuscuz é básico, pode variar de região para região quando algumas ainda preservam o cuscuz feito no prato, envolto ao pano e sobre uma panela a banho Maria. E para perpetuar os valores simbólicos que tem, através da transmissão oral e pela observação e imitação da prática extraída dos saberes popular.
Apesar de se fazer o cuscuz de arroz e até de tapioca, o grão predominante para a extração da massa para o tradicional cuscuz é o milho. Que é o grão mais produzido em todo o mundo e no Brasil não é diferente, faz parte da cadeia alimentar do humano, bem como para diversos animais.
Foto: Reprodução
Nas comunidades tradicionais quando sêmola é moída, ou seja, o milho é moído por forrageiras, ou pisado em pilão de madeira. Antes mesmo desse processo o milho para o cuscuz é selecionado e guardado em ambiente seguro de pragas. Faz parte da tradição dessas culturas ter as mulheres exercendo e desempenhando essas atividades de extração da massa. E consequentemente o preparo propriamente dito do prato típico para o consumo, que geralmente faz parte do cardápio no café da manhã e lanches, e também em vários outros pratos.
O cuscuz costuma serem servido com uma variedade de acompanhamentos, como ensopados picantes, carnes, peixes ou vegetais, que variam segundo a tradição de cada lugar ou cozinheiro. O cuscuz é um alimento básico em toda a região onde estão os países que levaram adiante a inscrição na Unesco.
O cuscuz é registrado Patrimônio imaterial Com sua cultura genial É um prato arretado Das arábias importado Come João e o Zeca A tarde vem a soneca Não quero usar capuz Eu quero comer cuscuz Com ovo e carne seca.
O Projeto MAPI-GO – Mapeamento do Patrimônio Imaterial do Estado de Goiás e é uma iniciativa da Comissão Goiana de Folclore concomitante as comissões municipais e colaboradores. O projeto é fomentado pela Lei Goyazes e conta com parceiros como Secretaria de Estado de Cultura e Estado de Goiás, Arte Plena. Vem sendo desenvolvido desde 2017 com esforços múltiplos de todos os folcloristas, pesquisadores e mestres e mestras da cultura popular de mais 40 municípios goianos. A idealizadora e coordenadora da iniciativa é a folclorista Izabel Cristina Alves Signoreli que é também Historiadora e Presidente da Comissão Goiana de Folclore.
Imagem: Capa oficial do Catálogo
O trabalho tem por objetivo ser uma ferramenta que visa salvaguardar o patrimônio cultural imaterial do Estado, de forma a compartilhar as responsabilidades e informações. O levantamento desenvolve um estreito contato com os grupos sociais, que produzem, reproduzem e transmitem esse patrimônio, o projeto de mapeamento, identificação, registro e fomento à valorização e à continuidade de bens culturais imateriais do goiano.
Conversamos com a folclorista Izabel onde ela reforça que o Estado de Goiás é um berço cultural, e tem grande participação na formação cultural do Brasil, se diz feliz pela concretização do projeto MAPI-GO, o sentimento é de dever cumprido nesse primeiro momento, e com a satisfação imensa de poder contar com as Comissões Municipais de Folclore do Estado de Goiás. É muita emoção em receber o carinho e companheirismo de todos que se empenharam ao projeto juntamente conosco nesses mais de dois anos de buscas e pesquisa. É uma riqueza o patrimônio cultural popular que se caracteriza pela diversidade de expressões dos variados segmentos e as expressões como as musicais, dramáticas, coreográficas, literárias, culinárias e artesanais. Esse tipo de bem cultural é constituído ao longo da formação histórica de cada uma dessas regiões, resultante dos cruzamentos de imaginários e de práticas culturais das etnias e grupos humanos que aportaram no Estado.
Foto: Presidente da CGF – Izabel Signoreli
Os registros catalogados e aqui apresentados tem o objetivo alertar a importância do patrimônio imaterial, a partir de suas categorias definidas pelo Decreto 3.551/2000. Em analise a visitas/cidades/campo, podemos perceber uma disparidade entre categorias saber e modo de fazer, ofício e as formas de expressão.
Deste modo o trabalho pretende alcançar os diversos espaços, como bibliotecas, casas de cultura, museus, escolas e principalmente os dirigentes e membros das mais de 40 Comissões Municipais de Folclore, ambas atuam nessas perspectivas a partir das ações e estudos em defesa da preservação do patrimônio cultural imaterial goiano.
Vale lembrar que o folclore brasileiro é presente em todos os estados do país, o Goiás é conhecido pelas Cavalhadas de Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás, as Festas do Divino de Luziânia e Corumbá de Goiás, e o Fogaréu que é executada na Cidade de Goiás que foi a primeira capital do estado. Por isso os esforços como da Comissão Nacional do Folclore, fundações, institutos e outras entidades que tem atuado para o registro de vários bens culturais como o Samba, a Literatura de Cordel, Feiras e há projetos tramitando na Câmara Federal para reconhecer o São João e outras manifestações.
O lançamento oficial do catálogo será de forma online pelas redes sócias da própria editora, tendo em vista a pandemia que ocasionou o coronavírus ainda ser presente em todo o mundo, e aqui não é diferente, por isso será feita a transmissão de forma virtual com diálogo entre a idealizadora e a editora.
Serviço:
Evento: Lançamento Oficial do MAPI-GO – Mapeamento do Patrimônio Imaterial
O atleta Cláudio Roberto de Sousa, durante todos esses anos de espera nunca desistiu do esporte e muito menos de acreditar na possibilidade de receber a sua medalha olímpica. Nesse último dia de 13 em uma cerimônia criada exclusivamente para essa finalidade entrega da medalha ao atleta olímpico de origem do Piauí. Atua com projetos de atletismo e é um defensor das diversas modalidades do esporte.
Foto: Reprodução Perfil do Atleta
O evento foi estrutura pelo COB e COI e teve a participação dos demais atletas do revezamento da olimpíadas de Sydney na Austrália em 2000. A felicidade tanto de Cláudio como de seus companheiros eram nítidos e estavam de fato revivendo aquela importante data para o esporte brasileiro, a conquista de uma medalha olímpica sempre tem pontos positivos para um país, e para o Brasil é em dobro tendo em vista todas as adversidades que os atletas e treinadores encontram para fazer a gestão do esporte que é o atletismo.
Naquela ocasião a Olimpíada de Sydney, em 2000, o revezamento brasileiro era composto por seis integrantes: Vicente Lenilson, Edson Luciano, André Domingos, Claudinei Quirino, Claudio Roberto e Raphael Oliveira, sendo que este último era suplente e não chegou a competir nos Jogos.
Foro: Reprodução
Em Sydney 2000, Cláudio Roberto disputou as eliminatórias do 4×100 metros no lugar de Claudinei Quirino, mas, por um erro da organização dos Jogos, voltou ao Brasil sem a medalha. Na ocasião, o COB entrou em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI), mas não conseguiu reverter a situação.
No ano passado, após encontro entre Cláudio e o vice-presidente do COB, Marco La Porta, em Teresina (PI), a entidade decidiu fazer nova consulta ao COI, enviando uma série de provas e documentos, e a resposta foi positiva.
Como o próprio Cláudio descreveu em seu perfil do instagram que Agora sim!! Medalha Olímpica no peito. Depois de 20 anos erro corrigido e justiça feita. Agora sim literalmente Medalhista Olímpico. Muito obrigado à todos aqueles que contribuíram direto ou indiretamente para esse momento inesquecível.
Após alguns anos em execução das obras de trechos de alargamento da BR – 135, foi concluído agora mais 51 Km entre São Gonçalo do Gurgueia – PI e Corrente – PI. Já é um ganho imensurável com a adequação do trecho mesmo ainda faltando bastante para que a rodovia se torne mais segura para os condutores, o amplo acostamento agora facilitará o trafego e vai proporcionar maio segurança aos usuários diariamente nessa pista que possuem números bastante negativos ao longo de sua história.
Foto: Reprodução DNIT
As informações são do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o trecho foi entregue e definitivamente liberado neste último sábado dia (12), na véspera de Santa Luzia. São 51 Km de alargamento de plataforma na BR-135 (PI), no trecho entre São Gonçalo do Gurgueia/PI (Km 539,00) à Corrente/PI (Km 590,30). A rodovia, que apresentava uma plataforma de 6,00m, foi alargada para 12,00m, gerando uma adequação de capacidade. Foram realizados ainda serviços de melhoria dos dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e serviços de conservação rotineira da rodovia.
Um investimento na ordem de 11 milhões de reais para a execução das obras, más que agora vai proporcionar mais conforto e tranquilidade aos usuários, esse trecho foi executado de forma rápida tendo em vista o início ter ocorrido em junho deste ano.
Ressaltamos da importância que é a BR-135/PI: Ela tem um papel fundamental para a circulação e acesso aos vários estados do nordeste, ela corta o sul do Estado do Piauí, ligando ao Estado da Bahia. Como sabemos ainda é o calcanhar de aquiles dos governantes tanto do estado do Piauí como da União. Tendo em vista ser o elo entre outras regiões do país e principalmente do grande volume de produção de grãos no Sul do Estado na última década e consequentemente o volume de veículos pesado transitando aumenta os riscos bem como a necessidade de criarem alternativas que garantam as condições ideais para a logística e modal. O agronegócio do Estado só se desenvolve, mesmo as rodovias melhorando e muito nos últimos anos ainda carece ter um olhar diferenciado, tendo em vista a tendência é que o Sul do Piauí amplie mais ainda a produção nos próximos dez anos. E a BR-135 é a que liga as Regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil ao Estado.
Não apuramos se há previsões para novos trechos, o importante nesse momento é um trecho já liberado, os demais ainda carecem redobrar as atenções e os cuidados dos condutores a fim de garantir segurança a todos os usuários.
Faltando pouco mais de um mês para findar o prazo da execução da Lei Aldir Blanc, os estados, cidades e o distrito federal correm para carecer devolver os recursos.
Na maioria das cidades e o distrito federal a morosidade se dar criação de leis de destinação dos recursos, que devem existir instrumentos legais que garanta a transparência e legalidade e sua distribuição.
Desta forma a capital federal tem a missão de distribuir R$ 21 milhões para 1890 agentes culturais das 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal, o edital Aldir Blanc Gran Circular (19/2020) abre inscrições entre os dias 27.11 (a partir da 0h01) e 11.12 (até as 18h) em seis linhas para pessoas físicas e jurídicas. Sem sombra de dúvidas uma premiações nunca vista na capital e acreditamos que em todo o país, o que acreditamos é que chegue de fato na ponta, pois os mais de 25 segmentos da cultura estão paralisados desde o início de março do corrente ano.
São elas:
Linha 1
Pessoas físicas (agentes culturais) – 750 prêmios de R$ 4 mil (R$ 3 milhões).