Ocorreu no último final de semana a 13ª Edição do Arraiá do Tio João

0
281

Cada ano que passa o evento se consolida em todos os aspectos, a prova são as imagens e os depoimentos do público que esteve presente n tradicional Arraiá do Tio João. Foram três dias regado a forró do bom, canjica, quentão, e muitas outras guloseimas disponível na festança que ocorreu nos dias 8,9 e 10 de julho no bairro Parque Estrela D’alva em Luziânia.

Celebrar os festejos juninos é uma tradição em vário rincões do país, e no Centro-Oeste não fica de fora de promover o melhor para comunidade. O Arraiá do Tio João que já é realizada há 13 anos acontece na rua desde 2014, e tem promovido entretenimento aos frequentadores que se encantam com tanta beleza, boa comida e um forrozin danado de bom cumpadi e cumadi.

Realizado na Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade, atua de forma presente na cidade com ações frequentes em prol da cultura local, formada por pessoas engajadas em difundir e fomentar a cultura popular. Nesse contexto o grupo acredita e busca sempre parcerias para o crescimento do evento.

João Almir – do Tinguis Criativo diz que “Os festejos juninos é a própria identidade do povo nordestino pois, vivenciar as tradições faz com que mantenha viva a memória, e o Arraiá do Tio João tem esse papel de desenvolvimento humano por meio da arte e tradições culturais, com isso procuramos trazer elementos fundamentais como: Decoração, trios de forró, mamulengo, grupos de quadrilhas juninas, Literatura de Cordel, fogueira, espaço kids, brincadeiras, danças e as comidas típicas não podem acabar. Nessa perspectiva a cultura popular se fortalece garantindo as manifestações e o patrimônio imaterial reavivando a memoria.

Foto: Tinguis Criativo

Foto: Tinguis Criativo
Foto: Tinguis Criativo
Foto: Tinguis Criativo – Recanto do Cordel

O Recanto do Cordel contou com a participação do Goári Poeta Gravador, que expôs cordéis e xilogravuras durante os três dias de evento.

Portanto a avaliação do grupo é positiva e que mesmo com poucos recursos foi possível fazer e trazer o melhor para o evento, e outro ponto importante foram as parcerias firmadas entre o Ponto de Cultura e os grupos, empresas que apoiaram a ação deste ano que foi destacado: A Cresol, Faculdade Nossa Senhora Aparecida, Goiás Verde Alimentos, os apoios da Madereira Rio Vermelho, Madereira Pau Brasil, Ramon Phanton – Grafitti, João Almir – Produtor Cultural e Cenógrafo, Viveiro Vida Natureza Garden Center.

Bem como os grupos que se apresentaram brilhantemente como: Stúdio de Dança Maria Carvalho, Academia Movidance, Quadrilha Junina Santo Afonso, Quadrilha Junina Família Busca Pé, Mamulengo Sem Fronteriras, Trio de Forro Sacode Brasil, Keijin do Acordeon e Forró Cerrado, Criativo do Forró, a dupla Fernando e Fabrício.

Que as ações sejam sempre fortalecidas em prol da cultura popular, somente assim será possível incentivar as atividades culturais da cidade.

Redação Portal Tinguis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui