A cidade de Marcos Parente – PI que fica no sudoeste piauiense há 354 quilômetros da capital Teresina elege um médico pela primeira vez, o vencedor do pleito foi o Dr. Gedison Alves Rodrigues – MDB de 47 anos de idade com 1.564 votos. Nesta perspectiva a família Rodrigues retorna ao poder após 12 anos. O médico participou dos pleitos 2012 e 2016 não alcançando o resultado esperado, período do qual chegou a assumir por dois meses em ocasião da cassação do mandato do ex-prefeito Manoel Emídio de Oliveira.
Portanto a persistência do grupo político e a vontade da maioria prevaleceu na cidade após duas tentativas contra as outras duas famílias respectivamente, que de fato comandam a cidade por vários anos, nesse sentido retorna ao poder a família Rodrigues encabeçada por Gedison eleito com 134 votos de diferença.
Seus oponentes foram à empresária Maria José de Oliveira – PSD que obteve 1.430 votos e o jovem Advogado Matheus Miranda – PC do B que alcançou 361 votos, esses suficientes para alcançar o coeficiente eleitoral para eleger a sua avó Maria Alice da Silva vereadora, que curiosamente atua desde 2004 e preste a completar 75 anos de idade no mês de dezembro. Acreditamos até ser a mais idosa a ser eleita vereadora no município.
Quanto à vice-prefeita eleita é Iara Martins Santana que é bisneta de Doca Neto um dos cedentes de parte das terras para criação da cidade de Marcos Parente denominada anteriormente até o ano de 1962 de Tinguis.
Quanto aos vereadores outra curiosidade que na maioria dos municípios não ocorrem, que é os eleitores votarem no candidato a prefeito que compõem a majoritária, porém na cidade foi diferente, prova que pelo número de eleitos pela principal oponente que se elegeram 05 (cinco) vereadores e o prefeito eleito apenas 03 (três), percebe-se, portanto uma pulverização nítida de como os eleitores escolhem seus candidatos. Dentre os eleitos apenas 02 (dois) novos membros a Dra. Marinalva Alves e Edmundo os demais foram reconduzido. Destacamos ainda que o Mariano é o atual vice-prefeito e Maria Alice estava sem mandato desde 2008.
Nesse sentido em mais uma oportunidade o prefeito vai precisar ser articulador e ter jogo de cintura para governar, tendo em vista a maioria dos vereadores serem opositores e como já sabemos é uma tarefa árdua governar sem ter base aliada. O importante neste momento é fomentar o dialogo e a boa convivência em prol dos projetos que irá beneficiar os munícipes, e que as vaidades e outras questões sejam possam ser superadas a partir de 2021.
Prefeito eleito
A redação fez contato via aplicativo de mensagens com o prefeito eleito, porém até o fechamento desta matéria não conseguimos retorno, como o Portal Tinguis fez uma entrevista publicada no dia 04 de agosto do corrente ano, com o mesmo ainda na pré-campanha e naquele momento o médico Gedison e agora prefeito eleito falou ao redator João Almir suas principais propostas para aplicar no munícipio caso conseguisse o êxito ao pleito deste ano. Perguntado quais as principais áreas priorizadas na nova administração e o mesmo disse:
Gedison Alves (GA): ”A primeira grande proposta é trabalhar com transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Não apenas por uma questão de moral e ética, e sim pela lógica do trato a coisa pública. Nosso município é pequeno e depende em quase sua totalidade de repasses do governo federal, tendo em vista a arrecadação de ICMS ser pequena. Não temos no município atividades que geram um volume expressivo de arrecadação. Portanto, não cabe ao gestor desviar, apropriar-se dos recursos públicos que é limitado, pois, vindo ocorrer obviamente não vai sobrar recursos para novos investimentos. Com certeza a administração vai ser fadada ao fracasso sem precedentes, além de não atender as expectativas da população que o elegeu. Acredito que governar com transparência, eficiência e responsabilidade, aplicando os recursos de maneira correta irá elevar a qualidade dos serviços públicos, a qualidade da merenda escolar, equipar e melhorar a resolutividades dos serviços de saúde, investir em infraestrutura, pavimentação (calçamento), gerar trabalho e renda, fortalecer o comércio e a economia local, etc.”.
A qual pode ser vista na integra no link abaixo:
Parabenizamos todos que participaram do processo democrático, e aos eleitos que possam trabalhar pelo bem comum da cidade de Marcos Parente, observando as necessidades e carências dos serviços públicos comuns na maioria dos municípios do país e no estado do Piauí não é diferente de muitos outros.
Que o prefeito, vice-prefeita e vereadores façam um mandato priorizando as áreas vulneráveis e ampliando as que já funcionam a fim de garantir maior exatidão e que atenda a população que clama por serviços de qualidade, infraestrutura, um sistema de saúde que funcione em plenitude e uma educação cada vez mais de qualidade, pois, a educação é a porta de entrada para um futuro melhor e consequentemente o desenvolvimento da localidade.
Composição da Legislatura 2021/2024
VALTERLIN – PP – 316 votos
MARIANO – PSD – 230 votos
MARIA ALICE – PC do B – 205 votos
MÁRCIO SOARES – PSD –198 votos
DRA. MARINALVA ALVES – MDB – 191 votos
SELMA RIBEIRO – PSD –181 votos
JÚNIOR MARTINS – PSD –180 votos
CHAGAS POMADA – MDB-158 votos
EDMUNDO – PT – 155 votos
Dados obtidos do portal TSE
Redação
Por João Almir Mendes de Sousa