O projeto já em sua segunda edição se fortalece a cada ano, o Produtor Cultural, Artista Visual João Almir do Cordel que faz a mobilização e articulação da produção do evento. Nessa edição teve como tema o “Dia da Literatura”, e o escritor escolhido pelo grupo para receber a homenagem foi o literário Cearense José de Alencar.
O projeto têm por finalidade promover, fomentar o segmento literário e as artes. Contou com a participação de diversos escritores e artistas de todo o Distrito Federal, além de um público composto principalmente por acadêmicos. e professores no Espaço Cultural Compartilhar – no Centro Universitário do Uniceplac no Gama.
E contou a participação de vários literários e artistas como o Presidente da Academia Gamense de Letras Manoel Pretto e da AcademiaTaguatinguense de Letras Gustavo Dourado e Zenilda Vilarins Cardozo, Arlene Muniz, Reni Muniz, Gil Bhras, Silas Cunha, Manoel Messias Pretto, Marina Costa, Gustavo Dourado, Elias Dourado, Jonas Camelo, Cleber Duarte, Denise Toledo, Elias Antunes, Alberto Pessoa, Ana Neila Torquato, Aine Pena, Laércio Nicolau, Marcílio Tabosa, Goári Poeta Gravador, João Almir do Cordel, músicos, Gilmar Batista, Banda MEP – Adriano Batera, Marcos Evangelium e Jonas Camelo) e Yoga Fred Chamaileon
A acão tem por finalidade principal promover a Arte e Cultura no Distrito Federal e seu entorno, unindo-se os segmentos das artes em um ambiente agradável e acolhedor. Teve como tema o Dia da Literatura onde foi feita uma homenagem ao escritor Cearense José de Alencar, sobre sua vida e obra apresentada pelo casal de Acadêmicos da Academia Gamense de Letras – AGL, Silas Cunha – Professor e Filosofo e Gil Bhras escritora e poeta, que fizeram uma excelente reflexão sobre o ícone da literatura brasileira José de Alencar. A explanação foi baseada uma em pesquisa de campo onde os escritores tiveram em Fortaleza, Rio de Janeiro para compreender melhor a trajetória de Alencar e com isso apresentar neste importante evento de arte.
A avaliação é positiva considerado bastante proveitoso para a iniciativa cultural, com muita poesia, exposição de xilogravuras, livros e leitura e uma boa música apresentada por artistas locais e regionais.
Goári Poeta Gravador, cordelista e xilógrafo, diz que “o balanço é bastante positivo em todos os aspectos, como a participação de 23 atrações entre os literários, músicos e xilogravadores, bem como a organização e desenvoltura de todos os participantes e as agremiações acadêmicas e coletivos culturais apoiadores”. Já a Coordenadora do Curso de Direito Dra. Risoleide de Souza Nascimento, idealizadora do projeto, reafirma a importância da parceria do egresso Elves de Arimatéia Gomes (Goári) e João Almir, xilógrafo e poeta, sobre a 3ª Edição, e reforça que a instituição estará pronta para ajudar no que for necessário. E aproveita para agradecer todos e todas os participantes nesta segunda edição que se encerra, com bastante êxito, afirma.
O evento ocorreu no Espaço Cultural Compartilhar – no Centro Universitário do UNICEPLAC – escritores, artistas, e estudantes, nos dias 10 e 11 de maio
Com uma Produção Cultural de Goári Poeta Gravador, organização cordeliando, João Almir do Cordel, com realização Uniceplac e apoio da através da Coordenadora do Curso de Direito Risoleide Nascimento. AGL – Academia Gamense de Letras e Curso de Direito da Uniceplac e ATL – Academia Taguatinguense de Letras.