Eleições 2020: Entrevista com o pré-candidato a prefeito Dr. Matheus Miranda (PSB) da cidade de Marcos Parente – PI.

0
2155

Por João Almir Mendes de Sousa –

O Portal de Notícias Tinguis traz a primeira entrevista com o pré-candidato a prefeito da cidade de Marcos Parente – PI, Matheus Miranda um jovem advogado com uma base consolidada, apoiado por populares e lideranças políticas da cidade e região.

O Portal Tinguis já havia anunciado anteriormente sobre o projeto entevistas,  e a partir de agora está dando publicidade a série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Marcos Parente. Salientamos que o intuito deste quadro é apresentar para a população os pretensos (as) a assumir a gestão no poder executivo na qualidade de prefeito (a) de Marcos Parente – PI em 2021.  

E dando a largada o jovem Marcos Matheus Miranda Silva, 29 anos Profissão Advogado, casado sem filhos, é do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O mesmo estudou em escolas públicas até alcançar a média para a bolsa integral do Prouni, vindo a concluir o ensino superior. Motivado e ainda conta com apoios importantes para efetivação do pleito, como a sua avó Maria Alice ex-vice-prefeita, ex-vereadora que tem uma ligação presente no município de vários anos, o outro apoio de peso considerável é a do Deputado Estadual Gustavo Neiva, que tem declarado apoio ao Advogado, e que outrora poderíamos confundir com o saudoso velho Jequitibá (Joqueira) que foi uma liderança política na região sudoeste piauiense por vários anos, Neiva têm raízes na região da mesma forma o ex-governador João Clímaco D’ Almeida o Joqueira que nasceu no Vão do Urucu – atual António Almeida. 

Foto: Matheus Miranda

Marcos Parente a nossa “Princesinha do sudoeste piauiense”  aos 57 anos de emancipação política, más com uma história que remota a década de 30 desde a criação do Povoado Tinguis em virtude da instalação da fazenda de gado as margens do riacho Tinguis, momento este que a região pertencia ainda a freguesia de Aparecida – atual Bertolínia.

Portal Tinguis (p.t): O seu nome vem sendo ventilado pelos municipes, e com o forte apoio de sua avó Maria Alice, que já foi vereadora, vice-prefeita e uma militante de ponta. Como proposta “defende a renovação” então a propositura da possível candidatura a prefeito de Marcos Parente, nas eleições do dia 15 de novembro já é tida como certa. E como o jovem avalia essa possibilidade? Se considera preparado para assumir a administração em 2021? justifique?

Matheus Miranda (MM):  A possibilidade do PSB lançar candidatura própria ao cargo de prefeito é grande. Sinto-me preparado para assumir a administração no ano de 2021, pois buscaremos aplicar na Administração Pública o mesmo empenho, dedicação e compromisso adotado na iniciativa privada.

Portal Tinguis (p.t): Alianças políticas sempre foram e são fundamentais no processo de construção de um projeto político, diante da condição, como está sua articulação política no partido e outras siglas? E qual o percentual de  chances do senhor  disputar a eleição?

Matheus Miranda (MM):  Diante das reformas eleitorais, não haverá coligação para a disputa do cargo de vereador, ou seja, todos os nossos candidatos serão lançados

exclusivamente pelo PC do B. Em relação à eleição majoritária, na convenção discutiremos a possibilidade de coligação com outros partidos. O percentual de chance de disputar a eleição é 99% já que a vontade divina pode impedir.

Portal Tinguis (p.t): Existem disputas internas que podem inviabilizar sua candidatura? Ou já foram sanadas, o grupo é coeso?

Matheus Miranda (MM):  Até o momento não existem disputas internas que podem impedir eventual candidatura. O grupo é coeso.

Portal Tinguis (p.t): Na sua avaliação, quais os atributos necessários para ser um bom prefeito?

Matheus Miranda (MM):  Para ser um bom prefeito, acredito que o gestor deve, antes de tudo, saber administrar o patrimônio próprio, isto é, demonstrar para a população que não precisa se enriquecer em prejuízo da coletividade. A empatia é o atributo que deve existir em qualquer gestor a fim de que os anseios da população sejam devidamente analisados.

Portal Tinguis (p.t): Quais áreas da Administração o senhor vê que carece ser  priorizada na gestão pública? Por quê?

Matheus Miranda (MM):  As áreas que devem ser priorizadas são a saúde e a assistência social. O hospital local merece maior atenção do gestor para que sejam viabilizados alguns procedimentos médicos sem a necessidade do transporte dos pacientes ao município de Floriano e Teresina. A assistência social, por sua vez, deve fomentar a realização de cursos profissionalizantes, assim como proporcionar melhor qualidade de vida aos mais carentes.

Portal Tinguis (p.t): Marcos Parente tem se destacado na região, principalmente ao comércio local que ao passar dos anos vem se consolidando. O senhor avalia que é possível melhorar ainda mais esses índices? De que forma?

Matheus Miranda (MM):  Sim. O comércio local deve ser valorizado. Os pequenos agricultores merecem o incentivo para realizar a venda dos seus produtos, seja nas cidades vizinhas, seja na reativação do mercado público/feira livre.

Portal Tinguis (p.t): Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?

Matheus Miranda (MM):  Na área da saúde, deve-se viabilizar a realização de exames e cirurgias de pequena e média complexidade nas áreas da ortopedia e obstetrícia. Na área de mobilidade urbana, deve-se realizar a urbanização de avenida e construção de pavimentação, entre outros.

Portal Tinguis (p.t): O que lhe motivou a sair pré-candidato à prefeito de Marcos Parente? E por ser filho neto de uma política atuante na cidade entende ser bom ou se atrapalha ou ajudará na sua eleição?

Matheus Miranda (MM):  A pré-candidatura surgiu em razão do anseio de mudança da população. Por ser neto de política, acredito que esse apoio ajudará para a maior conscientização da população.

Portal Tinguis (p.t): Na atual conjuntura política do país, fala-se muito de direita, esquerda, centrão, como classifica sua posição política? E como pretende atuar sendo eleito?

Matheus Miranda (MM):  Não me classifico em nenhuma das vertentes: direita, esquerda ou centro. Por ser pré-candidato de oposição, os ideais são de esquerda já que defendemos a mudança e o fim das desigualdades que reinam no município de Marcos Parente/PI.

Portal Tinguis (p.t): Marcos Parente tem uma característica própria de cidade pequena assim como várias outras da região, e os problemas são vários como baixa geração de empregos, saúde que é dependiosa, a falta de infraestrutura em alguns bairros. Caso seja eleito, quais ações pretende implantar, tendo em vista o município depender de mais de 90% FPM?

Matheus Miranda (MM):  O empreendedorismo é a única forma de gerar renda em municípios com baixa geração de emprego. Apesar dos poucos recursos financeiros, o Poder Público deve incentivar a criação de cooperativas para que a população possa aumentar a qualidade de vida.

Portal Tinguis (p.t): Temos visto a evolução do PIB de Uruçuí e sabemos que graças ao agronegócio, e que já estão desmatando áreas no município de Marcos Parente como é o caso dos Cupins, como pretende atuar com o desenvolvimento do agro no município? E como avalia essa transformação?

Matheus Miranda (MM):  O agronegócio garante o sustento alimentar e gera renda. O gestor do município deve incentivar a capacitação da população marcoense para que a iniciativa privada possa cultivar plantas e obter alimentos e matéria-prima para a venda.

Dr. Matheus reforça sobre a importância da aplicabilidade da forma de administrar, como exemplo o da iniciativa privada, que para alcançar o sucesso carece saber zelar pelo próprio patrimônio, com o modelo torna-se mais fácil administrar o que é público. As áreas que percebe no momento como de maior necessidade e de investimentos são a saúde e assistência social, requer a ampliação e estruturar melhor os espaços públicos, para atender melhor a população. Reforça que o empreendedorismo é um caminho para geração de renda e desenvolvimento da economia local.

João Almir Mendes de Sousaé Escritor e Produtor cultural especialista em Política Públicas é o autor do livro “Tinguis Di Repente 50, e Por uma cultura desenvolvida: Políticas Culturais”. Já foi Vereador e Secretario de Cultura e Juventude no Municipio de Luziânia – GO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui