Cuscuz é Reconhecido Patrimônio Imaterial da Humanidade

0
2414
Patrimônio Imaterial

Na última quarta-feira dia 16 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) consolidou o registro do prato “cuscuz” como um bem do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O processo de reconhecimento foi impetrado por um conjunto de quatro países árabes do Norte da África, a Argélia, o Marrocos, a Tunísia e a Mauritânia, com isso foi fortalecido para o reconhecimento da iguaria.

“Os conhecimentos, práticas e tradições relacionadas à preparação e ao consumo do cuscuz acabam de ser inscritos na lista do patrimônio imaterial”, disse a Unesco na quarta-feira (16) nas suas mídias sociais. A inscrição conjunta dos quatro países foi descrita como “um exemplo de cooperação internacional”.

Patrimônio Imaterial
Foto: Reprodução

Geralmente é um processo longo e conta com analise e inventário desses bens imateriais, para que sejam reconhecidos pela Unesco incluem práticas da vida social de uma país ou de uma região manifestadas por meio de saberes, modos de fazer, celebrações, expressões artísticas e outras atividades dessa linha. A tradição culinária do cuscuz se juntou a outros rituais já reconhecidos.

O cuscuz é um alimento que faz parte do cardápio dos povos árabes, e no Brasil veio junto ao período de colonização, é um prato bastante difundido e consumido na região nordeste e nas demais.  O modo de preparo do cuscuz é básico, pode variar de região para região quando algumas ainda preservam o cuscuz feito no prato, envolto ao pano e sobre uma panela a banho Maria. E para perpetuar os valores simbólicos que tem, através da transmissão oral e pela observação e imitação da prática extraída dos saberes popular.

Apesar de se fazer o cuscuz de arroz e até de tapioca, o grão predominante para a extração da massa para o tradicional cuscuz é o milho. Que é o grão mais produzido em todo o mundo e no Brasil não é diferente, faz parte da cadeia alimentar do humano, bem como para diversos animais.

Foto: Reprodução

Nas comunidades tradicionais quando sêmola é moída, ou seja, o milho é moído por forrageiras, ou pisado em pilão de madeira. Antes mesmo desse processo o milho para o cuscuz é selecionado e guardado em ambiente seguro de pragas.  Faz parte da tradição dessas culturas ter as mulheres exercendo e desempenhando essas atividades de extração da massa. E consequentemente o preparo propriamente dito do prato típico para o consumo, que geralmente faz parte do cardápio no café da manhã e lanches, e também em vários outros pratos.

O cuscuz costuma serem servido com uma variedade de acompanhamentos, como ensopados picantes, carnes, peixes ou vegetais, que variam segundo a tradição de cada lugar ou cozinheiro. O cuscuz é um alimento básico em toda a região onde estão os países que levaram adiante a inscrição na Unesco.

O cuscuz é registrado
Patrimônio imaterial
Com sua cultura genial
É um prato arretado
Das arábias importado
Come João e o Zeca
A tarde vem a soneca
Não quero usar capuz
Eu quero comer cuscuz
Com ovo e carne seca.

Por João Almir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui