O Coletivo Cordeliando Pela Literatura de Cordel foi reconhecido com o certificado do projeto O Brasil que Lê, emitido pela Cátedra Unesco da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Fundação Itaú Cultural e Instituto José Castilhos.
O projeto foi iniciado em 2016, pelo cordelista e escritor João Almir do Cordel e agora recebe esse reconhecimento nacional por ser uma das 1 mil inicitaivas que desevolve ações voltadas para o livro e leitura no país. O grupo vem atuando em diversas frentes de divulgação, bibliotecas, eventos, feiras e bienais de livros, e atividades de incentivo ao livro, à leitura e à literatura nas escolas e espaços culturais, Sesi, Sesc do distrito federal, Goiás e outras regiões.
Segundo João Almir, “para o grupo é de fundamental impotância e relevância ser reconhecidos, principalmente nestes avanços da teconolgia da era digital. Fazer parte deste seleto grupo só fortalece a iniciativa sociocultural. Criando assim possibilidades para a ampliação do projeto a outras regiões do país.
O Brasil que Lê – O projeto é uma pesquisa que reúne em parceria o Instituto Itaú Cultural, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e a JCastilho que atuam nessa perspectiva de mapear e consolidar resultados a partir destas iniciativas do livro e leitura pelo Brasil a fora.
Redação Portal Tinguis