Ocorreu ontem dia 19 de setembro uma das etapas da 17ª Primavera dos Museus, executada pelo Coletivo Cordeliando Pela Literatura de Cordel. Oportunidade da qual agradecemos a parceira @bibliotecapublicadebrasilia pelo acolhimento de sempre. E aos nossos membros pela disposição.
O Ibram contou 805 museus, pontos de memória e centros culturais de todas as regiões brasileiras que participaram da 17ª Primavera dos Museus.
Nesta edição, a temporada cultural ofereceu mais de 2,5 mil atividades inspiradas pelo tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.
O tema deste ano suscitou importante debate sobre o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Destacou agentes de nossa democracia ainda invisibilidades ou marginalizados e refletiu sobre sua representatividade nos espaços de memória.
Atividades presenciais do Cordeliando foi exposições de xilogravuras e cordéis, demonstração de impressão de xilogravuras, contação de histórias, poesias e rodas de conversa, com os membro participantes @goaripoetagravador @renimuniz @joaoalmirdocordel @prof.arlenemuniz pelo excelente trabalho realizado.
Os temas apresentados o cordel, xilogravura como memória dos povos tradicionais e a relação com os Museus e a biblioteca.
Fotos: João Almir
Parabéns que vc possa atingir o seu objetivo será grande importância para os artesãos e comunidade obrigada