As coalizões podem surgir de forma individual ou em grupos, como já definido por Kelley (1959) que “é ação em conjunto de duas ou mais pessoas visando alterar relativo resultado a outras pessoas”.
Nesta perspectiva em Luziânia a partir dos resultados do primeiro turno da eleições 2020, no caso especifico se decide em um único turno por ser um município com uma população inferior a 500 mil habitantes.
O movimento vem sendo encabeçado por um ex-candidato a prefeito derrotado na cidade, que tem ganhado adeptos desde a última segunda feira um dia após as eleições em todos os pais com exceção da cidade de Macapá – AC. O agora grupo de políticos ex-candidatos de diversos partidos políticos, que no momento é liderado pelo ex-candidato a prefeito da cidade, vem comunicando de a pauta dos eventos de mobilização serão constantes na porta do TRE – Luziânia o tema é “Fraude nas Eleições” como podem ser facilmente visualizado em faixas, cartazes e depoimentos do próprio e demais ex-candidatos.
O que queremos aqui chamar a atenção é se a onda das eleições americanas tem influenciado para isso, ou se é uma nova onda de contestações, revoltas ou algo do tipo que questionam os resultados das eleições no ultimo dia 15 de novembro. Nos Estados Unidos o atual Presidente Donald Trump questionou e questiona até hoje os resultados das eleições deste ano por lá. Nesta perspectiva queremos acreditar que aqui na localidade essas influências tem por origem o país potência mundial do capitalismo.
Portanto os ex-candidatos de Luziânia – GO, uma cidade com quase 210 mil habitantes e 117 mil eleitores, destes 84 votantes no último dia 15 questionam veementemente o resultado do pleito eleitoral. E conforme podemos compreender a vertente de coalizão que é classificado como Jogos de pura coordenação, de puro conflito, e jogos mistos esse por sinal refere-se na classificação de Schelling (1958) como um jogo de póquer, e lá jogadores trapaceando e levando vantagem. Em quanto outros é cooperação e o de puro conflito totalmente o oposto como o jogo de xadrez o resultado positivo para um enquanto para o outro é negativo.
Outras teorias são pontuais como a do recurso mínimo, a coalizão é formada numa tríade quando é desejada por dois membros da tríade. Trazendo para a questão local sobre o debate e enfrentamento dos órgãos de competência que são os tribunais eleitorais e a própria forças militares, onde também são questionados como a força de controle do processo eleitoral.
Imputar resultados a terceiros bem como atribuir responsabilidades pela baixa votação em um pleito eleitoral é grave, e entendemos que carece ser apurado e os órgãos devem ouvir as lideranças que encabeçam o movimento para sanar possíveis dúvidas sobre o sistema eleitoral.
Iremos acompanhar a evolução e o desenrolar de grupo que aglomera os portões do TRE, porém acreditamos que o sistema eleitoral do país é acachapante, já o processo eleitoral do país é outra história que fica a cargo dos órgãos de controle avaliar e/ou fazer juízo de valor.
Redação Portal Tinguis