Concurso Cordel Improvisado dos Veteranos Revela o Campeão Poeta João Dias de Dom Inocêncio do estado do Piauí

0
2157

O Projeto Cordel Improvisado é um grupo de wathsapp fundado há 8 (oito) anos atrás, tem como o idealizador o Poeta Silvano Lyra e alguns companheiros, e sob a tutela da associação a Rádio Cordel em Olinda – PE.

O Grupo possui 250 membros e é composto por poetas, poetisas, apologistas de todo o país de norte a sul, e vem contribuindo ao longo dos anos na difusão da cultura popular nordestina, que também é brasileira e já reconhecida no dia 19 de setembro de 2018 como Patrimônio Cultural Imaterial, abrange os Poetas, declamadores, editores, ilustradores (desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores) e folheteiros, os que vendem e folheterias, que são os editores dos cordéis, com isso a Literatura de Cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Em conformidade com a lei de registro:

“Propomos que o reconhecimento da Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural do Brasil se faça pela inscrição no Livro das Formas de Expressão, criado pelo Decreto 3551, de 4 de agosto de 2000”.

Os idealizadores foram Silvano Lyra, Esperantivo, Andrade Lima, Bandeira Júnior, Camilo Borges que foi o criador da logo da Associação Cultural Cordel Improvisado, Silvano Lyra afirma que o cordel pode ser improvisado, frequentemente daquele de bancada que é o tempo que o poeta tem para produzir o texto, pois, não somente os cantadores e violeiros podem desenvolver o gênero. O próprio se define como um poeta de improviso pelo fato de suas produções serem a maioria nessa perspectiva. E que essa construção não fica aquém das demais, e que podem ser melhoradas com o tempo e a desenvoltura do poeta.

Arte: Logomarca do Projeto Cordel Improvisado

Para o concurso é dado o tema no caso o “mote” que é criado pela comissão organizadora, onde os poetas possuem um tempo para desenvolver suas estrofes para lançarem no grupo para participar, as regras iniciais é ser membro do grupo, bem como ser indicado por membro da Associação Cultural Cordel improvisado, e ainda obedecer aos critérios básicos que são: Métricas, Rimas e oração que precisam dialogar uma com a outra de forma harmônica.  A partir da divulgação das glosas e identificação com números apenas e após são divulgadas e é aberta as votações, cada poeta poderá votar em uma única glosa, e o poeta concorrente do concurso não pode votar-se em se próprio. No momento há duas modalidades de concurso o para poetas iniciantes, e poetas veteranos.

Conversamos também com o agora campeão Poeta e escultor João Dias, oriundo da cidade de Dom Inocêncio PI, que também é membro da Associação Cultural Cordel Improvisado com sede em Olinda PE.

Relata que foi uma grande e grata surpresa que recebeu no dia 1 de setembro de 2020,  quando fui um dos indicado a participar deste grande concurso que já vem sendo realizado por três edições. A minha indicação foi dada pelo o amigo e poeta João Almir, para participar do concurso “Poeta veterano 2020”.

João Dias diz confessar que fazer poesia em decassílabo não é o seu forte, por se tratar do estilo mais difícil de ser construído. Em consequência da indicação me aprofundei no estudo do tema e tive a grata surpresa de ser eleito o campeão.

Perguntamos ao poeta veterano e campeão o que ele poderia dizer como incentivo a nós que somos iniciantes, reforço aos poetas iniciantes que quando se tem força de vontade, se consegue qualquer coisa!

A prova do que estou dizendo é que ser consagrado campeão, seu deu por me permitir a estudar e agora vejo que o resultado vai dar-me notoriedade, vejo como um incentivo, onde vai ajudar a aprimorar meus versos e poesias. E de maneira alguma isso se difere que sou melhor que os demais competidores e membros do grupo, até mesmo pelo nível de dificuldades em escolher um entre vinte gênios da poesia, que considero uma tarefa muito árdua para os votantes.

Eu particularmente acho que teve várias glosas melhores do que a minha. Já o mestre Silvano Lyra disse que isso tudo depende do ponto de vista e da ocasião.

Segue na integra a glosa do campeão do concurso de veterano do Cordel Improvisado 2020.

Foto: Acervo pessoal do Campeão João Dias – Dom Inocêncio – PI

“Fraquejar com as lutas que enfrentei

Foi um tema que nunca veio à tona,

Cada vez que meu corpo foi na lona

No reflexo da queda eu levantei,

Não venci todas as lutas que travei

Mas lutei com bravura de um leão,

Assim acho que já sou um campeão

Por lutar com destreza e maestria.

Revelei que sou nessa poesia

Veterano em qualquer competição”.

“Não me importa o tamanho do problema

Tenho Deus que me dá consentimento,

Se não sei vou buscar conhecimento

Com a luz da Trindade que é suprema,

Então vejo tão claro qualquer tema

Que o pequeno se torna uma amplidão,

Pra mostrar que na vida do cristão

Cristo deve ser sempre nosso guia,

Revelei que sou nessa poesia

Veterano em qualquer competição”.

Glosa : João Dias

Mote: Silvano Lyra e Andrade Lima

Fui felizardo desta vez.

Obrigado meu Deus.

Obrigado amigos poetas e amantes da poesia.

A divulgação oficial do Campeão do Cordel Improvisado 2020 aconteceu ao vivo na Rádio Cordel em Olinda – PE, pelo dirigente Silvano Lyra de forma ao vivo nas ondas da rádio. Inicialmente fez o breve relato da metodologia do concurso dos números de participantes que foram 19 poetas e o vencedor obteve 8 (oito) votos dos membros do cordel improvisado. De fato uma competição bem acirrada onde o segundo colocado o Poeta Adilson Costa obteve 7 (sete) votos. Nesse sentindo percebe-se o grau de dificuldade que há nas escolhas pelos votantes.

Perguntamos ao Poeta Lyra sobre o gênero literário que é a Literatura de Cordel, suas variações e estilos aplicados na arte da cultura popular brasileira, com raiz forte nos estados da região nordeste do Brasil. O poeta afirma que a poesia é a mesma, ou seja, a construção dos versos e estrofes nada muda apenas os estilos que variam, na execução que pode ser escrita e oral.  A poesia escrita são os cordéis e textos em pílulas, folhetos, já o repente que é cantado que tem como características as disputas entre os violeiros, da mesma forma são as emboladas, cantorias e aboios, ambos utilizam instrumentos musicais como a viola e pandeiro, a oralidade prevalece como o meio de transmissão.

“João Almir no Distrito Federal

Sobressai nesse tempo de plantio,

Desaguando a noticia nesse rio.

Tinguis têm grande enlevo em seu Portal

A cultura tem sido essencial,

De Brasília ao nordeste por legado.

O concurso que já foi consagrado,

Fez do espaço uma nova confraria.

O portal de notícias noticia,

Sobre o nosso Cordel Improvisado”.

Poeta Silvano Lyra

Radio Cordel foi criada para difundir a cultura popular, a força do rádio que sem duvidas ainda é um meio de comunicação que atinge lugares longínquos, por meio de suas ondas sonoras o som, a rádio é muito utilizado pelos repentistas e declamadores, o projeto pretende atender também aboiadores e emboladores. A emissora é voltada para atender os poetas, declamadores, apologistas e aquele que deseje fazer parte da grade poderá encaminhar seu programa para análise e aprovação da coordenação e posterior inclusão na programação da rádio cordel.

Por fim a família do cordel improvisado parabeniza a todos os participantes, de competidores a votantes, e que possamos continuar criando, recitando e cantando aos sons da poesia.

Nós da redação do Portal Tinguis ficamos honrados por registrar este importante projeto da cultura popular brasileira, que é difundida nos quatro cantos do país, difundindo e fomentando a arte da literatura de cordel e seus elementos.

João Almir Mendes de Sousa – é Escritor e Produtor cultural, especialista em Política Pública é o autor do livro “Tinguis Di Repente 50, e Por uma cultura desenvolvida: Políticas Culturais”. Já foi Vereador e Secretario de Cultura e Juventude no Município de Luziânia – GO.

Redação

21 de setembro de 2020.

Brasília – DF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui