A Secretaria de Turismo do Distrito Federal faz homenagem pela passagem dos 118 anos de JK

0
689

Juscelino Kubitschek completaria 118 anos ontem dia 12 de setembro logo após o dia do cerrado que se comemora sempre em 11 de setembro. E JK mesmo há mais de 40 anos longe da presença humana continua presente em vários corações, espaços e projetos idealizados pelo próprio e auxiliado por muitos outros como o Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e outros contemporâneos que revolucionaram o país a partir da construção de Brasília em cinco anos.

Porém é importante frisar que mesmo com a abundância de flores do cerrado, o Juscelino Kubitschek o presidente que governou de realizou muito, más que em seguida veio as turbulências nos anos seguintes, onde o país passa a ter o regime ditatorial. Onde o mesmo foi exilado e manteve residência em Luziânia em uma pequena Fazenda experimental inicialmente criada pelo mesmo, dentre as curiosidades do empreendimento rural de JK na ocasião se deu a construção da sede, e pelo projeto de Oscar Niemeyer e urbanismo de Costa, por fim o único projeto na área rural do famoso arquiteto modernista.

“JK foi o presidente

Que seu legado a nós deixou,

No prazo de cinco anos

Uma cidade ele levantou,

e depois foi exilado

A Brasília nunca voltou.

Para lembrar mais este feito que ocupa o imaginário brasileiro quando se fala de JK, uma carreata de carros antigos tomou as ruas de Brasília neste sábado, 12 de setembro, dia em que o ex-presidente faria 118 anos. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), reuniu cerca de 150 veículos, incluindo raridades como Pumas, Fordinhos, Gordinis e Chevettes originais de época, entre outros.

Mas foi no clássico Ford Galaxie Landau 1974 conversível, que Juscelino Kubitschek, vivido pelo ator Rodrigo Bezerra da Silva, seguiu em carreata, saindo do Museu do Catetinho rumo ao Eixão. Depois de uma volta na Praça dos Três Poderes, a carreata em homenagem ao aniversariante se encerrou no Memorial JK, onde o grupo foi recebido pelo ex-senador e vice-presidente do memorial, Paulo Octávio, que fez questão de servir o tradicional pão de queijo com café de JK.

Para o empresário, casado com a neta de JK, Anna Christina Kubitschek Pereira, não poderia haver homenagem melhor para o idealizador de Brasília senão um passeio com veículos clássicos pela capital, que nas palavras dele é a “maior epopéia do século 20”. “Muitos destes carros nasceram com a indústria viabilizada por JK, de modo que existe essa profunda ligação. O caminho feito pelos carros também foi muito simbólico, começando no Catetinho, onde nasceu Brasília, e encerrando aqui, onde repousa JK”, afirmou. “Cada gesto como este nos lembra e reforça as ações do maior personagem brasileiro do século passado, que liderou de forma tão brilhante o povo brasileiro”, completou.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, fez questão de elogiar o cuidado do Memorial JK com o legado do ex-presidente. “Não há no Brasil lugar tão bem cuidado. Nós, que moramos nesta cidade, precisamos glorificar esta história e mostrar ao mundo este espaço tão especial”, disse ela, que lembrou todo o trabalho realizado pela Setur-DF para estruturar o turismo em Brasília a partir do olhar único que a cidade desperta. “Vamos ressignificar nossa história, vamos dar luz a este sentimento, colocar para as novas gerações a coragem e determinação destas pessoas que construíram a nossa cidade. Dessa forma, nossa capital se fortalece como destino turístico e como espaço a ser ocupado pela nossa população”, afirmou.

O ator Rodrigo Bezerra, nascido em Brasília, se disse emocionado com a oportunidade de reviver JK em seu aniversário. “É uma grande alegria como ator nascido e atuante em Brasília viver uma personalidade tão marcante para o país. Hoje, eu represento todos os meus colegas de profissão e todos que, como eu, são apaixonados por esta cidade”, afirmou. 

Juscelino Kubitscheck vive na memória e ações executadas, um legado e exemplo a ser seguido por políticos que queiram de fato ser protagonista e não oportunistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui