O afunilamento na corrida pela sucessão na política é um circulo normal.

0
1612

ELEIÇÕES 2020 EM LUZIÂNIA

A cidade de Luziânia com características que se mistura com o período colonial e a modernidade, não somente ao material como também é exercida de forma efetiva no imaterial, nos afazeres, modos de vida cotidiana, seja cultural, religiosa e/ou mesmo comportamental. Um município com 273 anos e que muito já enriqueceu senhores e senhoras ao longo dos anos. Com uma população estimada de 210 mil habitantes e está dividida em mais de noventa bairros, e dentre eles dois distritos como é o caso do centenário Distrito de Maniratuba que fica há 100 quilômetros do centro administrativo e com uma população predominante rural. O outro é o grande Jardim do Ingá com mais de 100 mil habitantes, e lá o eleitorado tem decidido as eleições municipais nos últimos anos.

Quanto ao afunilamento da corrida eleitoral ao poder executivo local, que é um fenômeno natural ocorre por vários motivos, como alianças políticas, desistências por não construir uma base sólida, ou simplesmente por ventilarem o nome para barganhar e/ou sair candidato a vereador.

Nessa perspectiva em 2017 já tinha alguns cidadãos dizendo que amava Luziânia e renova Luziânia e por aí em diante, os postulantes tinham como certo a efetivação de suas candidaturas. Porém como é sabido as decisões são concretizadas nas convenções que devem ocorrer até o dia 16 de setembro.

Apenas para fins estatísticos apresentaremos uma relação de nomes de vários que defendiam suas candidaturas, profissionais de vários segmentos, os nomes Márcio Leão – Empresário, Célio Dj Duda – Criador de conteúdo digital, Eliel Júnior – vereador, Nélio Freitas – Empresário e dirigente de rádio, Diego Sorgatto – Deputado Estadual, Nelson Rebelato – Empresário, Wilde Cambão – Deputado Estadual, Edna Aparecida – Vice – Prefeita, Lukas Cardoso – Professor, Alex Meireles – Empresário, Eládio Carneiro – Advogado. Portanto, onze era a quantidade de postulantes há tempos atrás, que por sinal parece até titulo de novela cabocla, o afunilamento vem ocorrendo com as desistências e consequentemente a união por meio das coligações majoritária tendo em vista não haver nas proporcionais para vereadores.

Não iremos detalhar as fusões neste instante, e sim mencionar as desistências à corrida, Márcio Leão, Dj Duda, Eliel Junior, Nelson Rebelato, Nélio Freitas, ou seja, a metade já desistiu da disputa e da possibilidade de quebrar as oligarquias históricas no dia 15 de novembro.

Tendo em vista as proximidades das convenções municipais, e é quase certeza que terá alterações na escalação dos times até o dia 16 de setembro e quem sabe após esta fase obrigatória do processo eleitoral. Que tem por finalidade tornar público os candidatos a prefeito (a) vereadores (as), deve ser registrado em ata, que é o documento oficial para protocolar no TRE local, constando data, assinatura de convencionais, postulantes e presidente de partidos, bem como os nomes e números que serão utilizados pelo candidato.

A grande novidade é que o TSE autorizou a realização das convenções também de forma virtual, em virtude da pandemia do coronavírius ainda ser bem presente.

Você pode baixara a cartilha de orientações sobre as convenções neste link:

http://www.tre-go.jus.br/eleicoes/eleicoes-2020/arquivos/manual-do-candidato-2020

Por João Almir Mendes de Sousa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui