Eleições 2020: Entrevista com a Empresária e Professora Maria José Martins de Oliveira Costa que é pré-candidata pelo partido (PSD) da cidade de Marcos Parente – PI.

0
957

Por João Almir Mendes de Sousa –

O Portal de Notícias Tinguis traz nesta quinta – feira (27) a última entrevista desta fase de pré-candidaturas, e finalizamos com a pré-candidata a prefeita do município de Marcos Parente – PI, Maria José (Mazé) Empresária, Professora e filha da cidade.

Foto: Arquivo pessoal da entrevistada Maria José

O Portal Tinguis é um site criador de conteúdo digital que vem realizando um trabalho que comunica e informa a população, respeitando e zelando pela imparcialidade. Tem por intuito apresentar as propostas da candidata à comunidade. O projeto entrevistas é uma iniciativa que consideramos relevante e talvez pioneira na cidade e região, com isso ao darmos publicidade às propostas dos três pré-candidatos à prefeitura de Marcos Parente, as quais acreditamos que possa contribuir na tomada de decisão e escolha do nome a apoiar, votar no dia 15 de novembro.  Salientamos que o objetivo deste quadro é apresentar para a população os pretensos (as) a assumir a gestão no poder executivo na qualidade de prefeita (o) de Marcos Parente – PI em 2021. 

Agora por último nessa etapa Maria José Martins de Oliveira Costa, Idade: 53 anos, Profissão Empresária e Professora, casada, dois filhos, com filiação no Partido Social Democrática (PSD). Partido pelo qual tem como presidente do estado o Deputado Federal Júlio César, atualmente em seu quarto mandato como Deputado Federal pelo Piauí, é advogado e forte atuação na área do agronegócio e sistema s é um político atuante em todo o Piauí e com fortes ligações com a região sudoeste piauiense, em especial a cidade de Guadalupe onde mantém sua residência eleitoral.

Marcos Parente a nossa “Princesinha do sudoeste piauiense” aos 57 anos de emancipação política, possui uma história de cultura e tradição iniciada na década de 30, com suas características e ruas com calçamento em paralepipedos e casas geminadas ainda bem conservadas, porém os traços da modernidade já são presente e visível, com as construções de lojas e modificação da estrutura, más ainda há várias unidades habitacionais preservadas. A criação do Povoado Tinguis ocorre com a expansão dos currais como são denominadas as fazendas outrora, que na região se instala no capão do lado esquerdo do Riacho Tinguis no final do século XVIII, e que mais tarde é herdada e tocada pelo Manoel Montório da Fonseca. A região destacava-se na criação de gado com outras Fazendas como a Santa Rosa da família Carvalho, Riacho da Lagoa de Wilson, Os Pereiras Bento Rosa entre outros de menor porte.

Portal Tinguis (p.t): O seu nome é um dos que estão colocados hoje para uma possível candidatura a prefeito de Marcos Parente, nas eleições do dia 15 de novembro como à senhora avalia essa possibilidade? Considera-se preparada para assumir a administração em 2021? Justifique?

Maria José (MJ) A possibilidade é real e estou preparadíssima! Conto com a participação da população neste processo democrático, afinal como bem garante a nossa Constituição: “Todo poder emana do povo”. E partindo desse viés acreditamos que através do voto o cidadão pode escolher dentre um leque de opções aquele cujo propósito está firme e que poderá contribuir para a melhoria do município a qual está inserido. Estamos motivados porque entendemos que temos um projeto que está dentro das necessidades da população e que atende os anseios da mesma e vem de cada marcoense, o poder, para realizá-lo.

Portal Tinguis (p.t): As Alianças políticas sempre foram e são fundamentais no processo de construção de um projeto político, diante da condição, como está sua articulação política no partido e outras siglas? E qual o percentual de chances da senhora vir a disputar a eleição?

Maria José (MJ) A nossa pré-candidatura se dá pelo PSD. A possibilidade da candidatura é real e cremos que o nosso nome será sim aprovado nas convenções. Sinto-me preparada não só pela experiência em gestão, uma vez que já participei de forma direta e indireta, mas também como uma entusiasta da gestão pública. Tenho especialização na área e já exerci o cargo de Secretária de Educação, Finanças, Turismo e Assessoria na Secretaria Municipal de Landri Sales que por sua vez terá a melhor nota do IDEB do território. Então com muito amor e responsabilidade com a coisa pública me sinto preparada.

Portal Tinguis (p.t): O Existem disputas internas que podem inviabilizar sua candidatura? Ou já foi sanado, o grupo é coeso?

Maria José (MJ) Não existem disputas internas, nosso grupo é coeso. Não terá coligações para vereadores por conta da legislação eleitoral, mas estarão presentes os partidos PSD e PP nas coligações para eleição majoritária. Nosso grupo está unido e fortalecido. Nossos nomes estão postos para o grupo como pré-candidatos e acreditamos que não tenha disputa entre nossa coligação. 

Portal Tinguis (p.t): Na sua avaliação, quais os atributos necessários para ser uma boa prefeita?

Maria José (MJ) Para ser um bom prefeito primeiro deve-se estar consciente que o propósito é servir e depois gostar do que está se propondo a fazer. É preciso ter sensibilidade, amor e responsabilidade com a coisa pública e acima de tudo ter o espírito de coletividade, pois ao administrar uma cidade é necessário olhar os anseios da população para sanar seus eventuais problemas e a ponto de evitar transtornos futuros. É preciso experiência, exemplo e capacidade técnica para realizar. Por isso digo, parafraseando o Rei Roberto Carlos, (com a permissão para sutilmente modificar a letra sem tirar nada de seu brilhantismo) que “essa mulher sou eu”.

Portal Tinguis (p.t): Quais áreas da Administração a senhora vê que carece ser priorizada na gestão pública? Por quê?

Maria José (MJ) Em uma gestão pública todas as áreas devem ser assistidas de maneira satisfatória, mas para mim a base propulsorade um Município é a Educação, pois desencadeia as demais. Acredito que o cidadão em posse da formação será um caminho mais curto no processo de conscientização, e serão capazes de discernir e compreender que são direitos constitucionais adquiridos, por isso deve ser preservado e ampliado na maneira do possível; para um bom desenvolvimento na saúde, na agricultura, na segurança, etc. Enfim, uma boa gestão deve pensar nos direitos universais. Para mim a educação será nosso destaque, pois um cidadão consciente e participativo e a par dos seus direitos contribuirá, contestará para o alcance da eficácia nas demais áreas que estão envoltos do setor educacional, bem como nas diversas áreas da gestão pública de um município.

 “Os bons exemplos nascem da boa educação…” (Maquiavel, 1994).

Portal Tinguis (p.t): Marcos Parente tem se destacado na região, principalmente ao comércio local que ao passar dos anos vem se consolidando. A senhora avalia que é possível melhorar ainda mais esses índices? De que forma?

Maria José (MJ) Acredito que a economia local tem como se fortalecer no desenvolver das políticas públicas voltadas para o comércio com a presença de órgãos como o SEBRAE, que é uma instituição que muito contribui com capacitação, projetos visando fortalecimento dos comerciantes e consequentemente fomentar a formalização dos segmentos empresariais em Marcos Parente. Buscar estruturas de incentivo às ideias empreendedoras e dar a devida importância à inteligência e criatividade dos cidadãos da nossa cidade.

Portal Tinguis (p.t): Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidata a prefeita?

Maria José (MJ) O cumprimento dos Objetivos do Milênio. Criados pela ONU como metas até 2015 foram estendidos e modificados até o ano de 2030. Adotar políticas públicas que além de assegurar a qualidade de vida e o desenvolvimento do município podem preservar também essas conquistas para tempos vindouros, uma vez que podemos fazer nossa parte juntamente com as políticas nacionais.

Portal Tinguis (p.t): O que a motivou a ser pré-candidata à prefeitura de Marcos Parente? E por ser filha do ex-prefeito com mais mandatos na cidade, acha que isso atrapalha ou ajudará na sua eleição?

Maria José (MJ) O espírito de servir, da coletividade vem por acreditar que podemos contribuir com políticas públicas mais eficientes e adequadas a realidade do nosso município. Contar com o apoio de um ex-gestor com vários mandatos ajuda pela sua experiência e também por ter participado em algumas de suas gestões. Para mim é um prazer contar com o apoio dele, afinal é uma pessoa querida e respeitada no município.

Portal Tinguis (p.t): Na atual conjuntura política do país, fala-se muito de direita, esquerda, centrão, como classifica sua posição política? E como pretende atuar sendo eleita?

Maria José (MJ) Nós fazemos parte de um partido seguindo a legislação eleitoral. Entendo a importância de um posicionamento político, mas estamos focados na política local. Estou sempre do lado do povo.

Portal Tinguis (p.t): Marcos Parente tem uma característica própria de cidade pequena assim como várias outras da região, e os problemas são vários como a baixa geração de empregos, saúde dependiosa, a falta de infraestrutura em alguns bairros. Caso seja eleita, quais ações pretende implantar, tendo em vista o município depender de mais de 90% FPM?

Maria José (MJ) Estou consciente de que o Município depende do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), más acredito que o Projeto ICMS Ecológico que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito,  se torna uma necessidade a ser realizado na futura gestão visando incrementar a receita municipal. Uma boa gestão e aplicação dos recursos municipais somados a transparência e ao dizer “NÃO” ao viés pessoal irá contribuir para uma melhoria significativa nas ações a serem realizadas dentro do nosso município.

Portal Tinguis (p.t): Temos visto a evolução do PIB de Uruçuí e sabemos que graças ao agronegócio, e que já estão desmatando áreas no município de Marcos Parente como é o caso da região dos Cupins, como pretende atuar com o desenvolvimento do agro no município? E como avalia essa transformação?

Maria José (MJ) O agronegócio não somente cresce como sustenta o Brasil, e isso é inquestionável. Cabe ao novo gestor incentivar a sua prática a partir do assessoramento dos órgãos de fiscalizações e agencias que regulamenta o setor. O município tem um papel fundamental no processo de fiscalização e controle, porém os órgãos de controle ambiental são peças chaves para a gestão do agronegócio. Outro ponto que considero relevante é buscar junto ao ministério da agricultura recursos e implementar as políticas públicas voltadas a agricultura familiar, que ao longo dos anos abastece a cidade com seus produtos. No entanto, ao avaliar as transformações naturais, vejo como fundamental que se desenvolva projetos sustentáveis, a ponto de garantir a preservação e controle ambiental de nossas chapadas, veredas e cerrado do município de Marcos Parente. 

Por fim, “o voto é um importante mecanismo de manifestação de interesses e de exercício da liberdade”, e ao considerar todas as dificuldades e necessidades do nosso município me coloco inteiramente como Pré- Candidata às eleições com o comprometimento de incentivar e garantir o desenvolvimento individual e social, afinal é esses fatores que tornam uma gestão de excelência.  

“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.” (Mahatma Gandhi).

João Almir Mendes de Sousa é Escritor e Produtor cultural especialista em Políticas Públicas, administrador do Portal Tinguis é o autor do livro “Tinguis Di Repente 50, e Por uma cultura desenvolvida: Políticas Culturais”. Já foi Vereador e Secretario de Cultura e Juventude no Município de Luziânia Goiás.  

Brasília – 26 de agosto de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui