VAI A NOVA OU A VELHA POLÍTICA

0
1848

Breve análise a respeito da atual conjuntura política brasileira e o significado do termo “nova política”.

Por: João Almir Mendes de Sousa

Especialista em Políticas Públicas

Nos últimos anos temos ouvido e visto de forma bem presente no dia a termologia “nova política”, daí surge de tempos em tempos principalmente em véspera de pré-campanha eleitoral. Portanto o verdadeiro significado pode estar camuflado, ou seja, atrás de alguns interesses por parte dos prováveis e pretensos candidatos (as) que usam como slogan “renovação” e “pela renovação” e até “por um sangue novo na política”, enfim são vários utilizados no momento da caça ao voto, bem como o posicionamento para torná-lo conhecido politicamente.

Segundo a cientista social e política Elis Radmann fundadora do IPO – Instituto de Pesquisa e Opinião, que realizou um trabalho sobre a temática onde chegou a alguns resultados da pesquisa empírica. A nova política tende a atender tanto os interesses do candidato quanto ao do eleitor. De certo modo tende a beneficiar o eleitor, a nova política é, antes de tudo, um novo comportamento segundo a especialista.

Portanto gera expectativa que vem associada a relação a quem ele destina o voto. Pois para o eleitor que aprimorou o conceito de nova política, que logo pode vir agregado a um novo ente no campo da política, passa a gerar novas perspectivas e por tão batido nas pré-campanhas, pois, a campanha propriamente dita foi bastante reduzida o tempo. Contudo a nova política gera esperança, crença nas pessoas de bem recém engajadas no campo da política. Assim  “a maior parte dos eleitores acredita que há mais pessoas honestas do que desonestas e, para tanto, é necessário estabelecer novos critérios de seleção dos representantes a serem eleitos”

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/politica/vai-a-nova-ou-a-velha-politica.htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui