Entre os dias 18 e 24 de setembro, estará acontecendo a 17ª edição da Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O tema escolhido foi “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, como uma reflexão sobre os agentes que constroem a nossa democracia.
A ação visa reavivar as memórias da comunidade LGBTQIA+ e a luta por direitos e respeito, enfrentando perseguições em muitas sociedades.
A democracia se faz com muitas mãos e a participação/protagonismo desses grupos, essas ações fortalecem para o engajamento de vários atores nesse processo ainda em construção da equidade.
O evento contará com Exposição de Xilogravuras e Cordéis, recreação, declamação de poesias, contação de histórias, impressões de xilogravuras e outras atividades desenvolvidas por xilogravadores, escritores e escritoras do Distrito Federal.
Segundo João Almir do Cordel, dirigente do Ponto de Cultura e Memória Cordeliando, reforça que a participação do coletivo na 17° Primavera dos Museus é uma ação prática que visa o fortalecimento dessas iniciativas socioculturais, e os artistas participantes são fundamentais no processo construtivo. Estarão presentes nomes importantes da cultura como o Goári Poeta Gravador, as escritoras e cordelistas Arlene Muniz, Eliane Navarro e Reni Muniz Leão que também é Psicóloga, ambas fazem parte também da Academia Gamense de Letras (AGL). Que irão trabalhar temas voltados a acessibilidade, literatura, xilogravuras, livros, cordéis e recreação para o público.
A Biblioteca Pública de Brasília da 312 receberá as ações do Ponto de Cultura e Memória Cordeliando no dia 19 de setembro a partir das 14 horas. A programação é composta por diversas atividades que somam para sociedade no que tange ao desenvolvimento sociocultural.
Serviço:
Evento: 17° Primavera dos Museus
Local: Biblioteca Pública de Brasília da 312 Sul
Data: 19 de setembro de 2023
Horas: 14 às 18 horas
Público alvo: Comunidade em geral
Acesso: Gratuito