Em sua 9° Edição do Festival Internacional de Cinema Transcendência de Brasília, esse ano de 2022 traz uma programação variada de filmes, shows e outras atividades presencias dos segmentos da cultura popular, como contação de histórias, exposições de cordéis e xilogravuras.
O Grupos como o Contalele que atua na contação de Histórias e difusão da literatura de cordel, Cordeliando Pela Literatura de Cordel, membros da Academia Taguatinguense de Letras – ATL, foram alguns dos convidados pela Curadoria do Festival.
Os Cordelistas presentes foram os piauienses João Almir do Cordel, Goári Poeta Gravador, além do cearense José Maria – Mourão do Cordel e o baiano Gustavo Dourado que é o representante da Academia Brasileira de Literatura de Cordel-ABLC no Centro-oeste.
Segundo Goári Poeta Gravador foi uma oportunidade rica, são iniciativas como esses eventos que contribuem para o fortalecimento de nossa arte reforça. Já Gustavo Dourado como articulador vem gerando oportunidades para a participação, mobilizando a categoria de artistas a insere-se nos grandes eventos como o Festival de Cinema, Bienal e Feira do Livro com espaço próprio de cultura popular.
Portanto nossa avaliação é positiva a partir das contribuições dos participantes no festival de 2022.
Redação Portal Tinguis