Cada ano que passa o evento se consolida em todos os aspectos, a prova são as imagens e os depoimentos do público que esteve presente n tradicional Arraiá do Tio João. Foram três dias regado a forró do bom, canjica, quentão, e muitas outras guloseimas disponível na festança que ocorreu nos dias 8,9 e 10 de julho no bairro Parque Estrela D’alva em Luziânia.
Celebrar os festejos juninos é uma tradição em vário rincões do país, e no Centro-Oeste não fica de fora de promover o melhor para comunidade. O Arraiá do Tio João que já é realizada há 13 anos acontece na rua desde 2014, e tem promovido entretenimento aos frequentadores que se encantam com tanta beleza, boa comida e um forrozin danado de bom cumpadi e cumadi.
Realizado na Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade, atua de forma presente na cidade com ações frequentes em prol da cultura local, formada por pessoas engajadas em difundir e fomentar a cultura popular. Nesse contexto o grupo acredita e busca sempre parcerias para o crescimento do evento.
João Almir – do Tinguis Criativo diz que “Os festejos juninos é a própria identidade do povo nordestino pois, vivenciar as tradições faz com que mantenha viva a memória, e o Arraiá do Tio João tem esse papel de desenvolvimento humano por meio da arte e tradições culturais, com isso procuramos trazer elementos fundamentais como: Decoração, trios de forró, mamulengo, grupos de quadrilhas juninas, Literatura de Cordel, fogueira, espaço kids, brincadeiras, danças e as comidas típicas não podem acabar. Nessa perspectiva a cultura popular se fortalece garantindo as manifestações e o patrimônio imaterial reavivando a memoria.
O Recanto do Cordel contou com a participação do Goári Poeta Gravador, que expôs cordéis e xilogravuras durante os três dias de evento.
Portanto a avaliação do grupo é positiva e que mesmo com poucos recursos foi possível fazer e trazer o melhor para o evento, e outro ponto importante foram as parcerias firmadas entre o Ponto de Cultura e os grupos, empresas que apoiaram a ação deste ano que foi destacado: A Cresol, Faculdade Nossa Senhora Aparecida, Goiás Verde Alimentos, os apoios da Madereira Rio Vermelho, Madereira Pau Brasil, Ramon Phanton – Grafitti, João Almir – Produtor Cultural e Cenógrafo, Viveiro Vida Natureza Garden Center.
Bem como os grupos que se apresentaram brilhantemente como: Stúdio de Dança Maria Carvalho, Academia Movidance, Quadrilha Junina Santo Afonso, Quadrilha Junina Família Busca Pé, Mamulengo Sem Fronteriras, Trio de Forro Sacode Brasil, Keijin do Acordeon e Forró Cerrado, Criativo do Forró, a dupla Fernando e Fabrício.
Que as ações sejam sempre fortalecidas em prol da cultura popular, somente assim será possível incentivar as atividades culturais da cidade.
Redação Portal Tinguis