No último dia (9) e às vésperas da comemoração do Dia Nacional do Forró, que é comemorado no dia (13 de dezembro), data de nascimento de Luiz Gonzaga, e também dia de Santa Luzia as Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil.
A decisão aconteceu nesta quinta-feira (9),durante a 99ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com a aprovação e reconhecimento deste segmento cultural do país, agora, o Brasil tem, em sua lista de bens registrados como patrimônio imaterial 52 categorias.
As Matrizes Tradicionais do Forró têm contribuído há mais de um século para a construção da identidade nordestina e nacional, especialmente no tocante aos seus gêneros, modos de dançar e saberes enraizados no cotidiano do povo nordestino e de várias comunidades espalhadas pelo Brasil, que tem o forró como marca de vivências coletivas do trabalho e de experiências festivas
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br